Crítica | Entrelinhas Pontilhadas (2021)
Consegue unir comédia, reflexões sobre a existência, que fala sobre caminhos profissionais e até mesmo como lidamos com o nosso ego.
Publicado em 13 de Julho de 2023, às 09h19
:format(webp)/hull.geekship.com.br/wp-content/uploads/2023/07/Captura-de-tela-2023-07-13-090313.png)
Entrelinhas Pontilhadas, animação italiana original da Netflix, acompanha um cartunista (Zerocalcare) de meia idade enfrentando uma crise de identidade em sua vida pessoal e artística. Ele passa a questionar o caminho que sua vida tomou até aquele momento e se fez as escolhas certas durante o percurso. Tudo isso enquanto discute com sua própria consciência, personificada em um tatu falante. A série explora questões da vida adulta e de relacionamentos românticos de forma ácida e realista.
Essa é uma das maiores surpresas que eu já tive com alguma animação. Fui ver porque alguém no Twitter disse que era legal, e como sempre apareceu no meu algoritmo, decidi dar uma olhada. E o que começou com uma série de comédia auto depreciativa e um amor não correspondido se tornou algo muito mais complexo com o passar dos espisódios.
A vida do autor é, basicamente, normal para muita gente. Não sabe exatamente o que fazer da vida, mas ao mesmo tempo que tudo parece importante demais. Mostrando como passou por uma série de empregos e, mesmo assim, não sabe se está seguindo a sua linha de vida da maneira como outras pessoas estão fazendo.
Tudo isso enquanto nos conta uma história de amor com uma amiga e que, infelizmente, nunca aconteceu. Terminando de uma maneira surpreendente, onde ela acaba se suicidando por conta de como via sua própria vida: um fracasso por ter que voltar a viver com os pais depois de não ter sucesso na sua empreitada em Roma.
Fazia muito tempo que eu não chorava vendo algo. O final é muito bem construído nesses 6 episódios, com pequenas inserções que serão importantes em cada um deles, acabando na catarse da cena dos pais falando sobre Alice e mostrando ela contando uma história que o nosso protagonista que criou.
Tudo isso amarrado de maneira magistral e nos fazendo refletir a cada pequena dúvida que nosso narrador vai colocando sobre a sua própria existência. É uma ótima animação se você quer algo para pensar e, talvez, se emocionar com uma história tão pessoal assim.
Filme: Entrelinhas Pontilhadas
Distribuido por: Netflix
Nota: 10/10
Leia também: