Fired on Mars é angustiante e engraçado ao mesmo tempo

Compartilhar:

Fired On Mars parece uma série de comédia boba, mas vai nos mostrando suas complexidades e discutindo vários temas atuais da nossa vida.

Autor Léo Fuita
Léo Fuita

Publicado em 15 de Dezembro de 2023, às 15h31

Fired on Mars é angustiante e engraçado ao mesmo tempoDivulgação / HBO Max

Jeff Cooper tem tudo: uma carreira gratificante como designer gráfico da startup espacial Mars.ly, um relacionamento com a namorada Hannah, que logo virá ao planeta vermelho, e… bem, pouco mais que isso. Mas quando seus chefes o demitem sem qualquer cerimônia, Jeff se vê desempregado, sem poder voltar à Terra. À deriva à bordo da extensa colônia-escritório, Jeff precisa se reinventar enquanto procura o sentido de viver em um cenário corporativo perigoso, alienígena e mesmo assim familiar demais. A série de comédia animada existencial e irreverente Fired on Mars explora o relacionamento precário entre o trabalho e a pessoa… a anos-luz de pessoa da Terra

Comecei a ver essa animação porque alguém no Twitter, que não me lembro quem foi, disse que ficou impressionado com ela. O que, sinceramente, também foi verdade para mim. Já que começa como uma comédia boba no seu primeiro episódio e vai ganhando contornos angustiantes conforme os episódios vão passando. Parecendo algo inofensivo e ganhando camadas e mais camadas de interpretação que me agradaram bastante.

É o tipo de série que você fica cada vez mais impactado pelo que acontece com o nosso protagonista. Ao mesmo tempo que vê que existe uma injustiça ocorrendo com ele, também entende que ele não se ajuda em muitas das vezes, tentando agarrar todas as oportunidades que possui, mesmo que isso possa ser prejudicial para ele no futuro.

Reprodução / HBO Max

Eu gosto como a série consegue fazer com que você se importe bastante com os personagens. Nos mostrando como cada um deles é complexo, e tem seus motivos para agir da maneira que vemos eles agindo. Acredito que só falhando mais quando fala sobre os ‘vilões’, que são basicamente a galera que tem cargos mais altos, mas que conforme chegamos no final também são complexificados, ganhando uma tridimensionalidade que antes não existia, mas ainda um pouco mais rasa do que a maioria dos outros personagens.

Não sei se vacilei e perdi alguma coisa no meio da série, mas o final me pareceu confuso. Pretendo ver o último e o penúltimo episódio novamente para ver se me faltou algum detalhe que fez com que ele chegasse na decisão que tomou naquele final.

Em resumo é uma ótima animação. Gosto como nos faz pensar em vários temas relacionados ao trabalho e à nossa vida, sem ser clichê e tentar vender soluções fáceis. Sendo muito cínico em boa parte dessas discussões e mostrando que vida é muito mais difícil do que tentam nos vender. Uma série para ver e rever, degustando cada questão colocada e nos fazendo pensar sobre a nossa vida aqui fora da tela, já que toca o tempo inteiro em temas que são importantes para o nosso dia a dia, e que muitas vezes só ignoramos na esperança de que sejam resolvidos pelo além.

Série: Fired on Mars
Distribuído pela: HBO Max
Episódios: 8
Nota: 08/10

Leia também: