‘João Sem Deus’: minissérie sobre vítimas de médium estreia em 13 de outubro

Compartilhar:

Diritiga por Marina Person, minissérie sobre as vítimas de abusos sexuais em Abadiânia estreia em 13 de outubro no Canal Brasil

Autor Karla Beatryz
Karla Beatryz

Publicado em 12 de Outubro de 2023, às 17h13

Karine Teles, Bianca Comparato e Marco Nanini em 'João sem Deus - A Queda de Abadiânia' - Foto: Reprodução/WebKarine Teles, Bianca Comparato e Marco Nanini em ‘João sem Deus – A Queda de Abadiânia’ – Foto: Reprodução/Web

Nesta sexta-feira 13, uma história de terror real com mulheres brasileiras será contada na minissérie “João Sem Deus – A Queda de Abadiânia”. Estrelada por Karine Teles, Bianca Comparato e Marco Nanini, a produção dirigida por Marina Person acompanha a história de duas irmãs que chegaram a Abadiânia, cidade de Goiás, 17 anos antes da prisão de João Teixeira de Faria, o médium conhecido como “João de Deus”. 

O primeiro episódio da série foi exibido durante o Festival do Rio, em 9 de outubro. Durante a exibição, a criadora e roteirista Patrícia Corso conta que abordar a história dessas vítimas foi um ato libertador. “É uma série muito pessoal e emocionante pra mim. Fui vítima de abuso sexual e acredito que falar sobre isso é muito libertador. Se tocarmos uma mulher que passou por isso, estaremos fazendo nosso papel”, disse.  

O episódio mostra o boom das denúncias, o início das investigações contra o médium e o crescimento do número de vítimas que sofreram abusos no decorrer dos anos. Os ângulos de câmeras nunca dão foco ao abusador, contando o ocorrido pelo ponto de vista das vítimas e só temos a primeira imagem clara de Marco Nanini como João de Deus na metade do episódio, quando as denúncias já foram expostas. 

 “João Sem Deus – A Queda de Abadiânia

A minissérie acompanha três protagonistas, que representam mulheres reais que começaram o escândalo ocorrido no templo Dom Inácio de Loyola. A diretora explica que Carmem (Bianca Comparato) representa a fé nos poderes de cura do médium, Cecília (Karine Teles) representa as vítimas de abuso e Ariane (Maria Clara Strambi) – filha de Carmem – faz o papel de uma menina que só se percebe abusada após falar com outras mulheres. 

A minissérie ” oão Sem Deus – A Queda de Abadiânia” erá três episódios, que estreiam em 13 de outubro no Canal Brasil. Esta será a primeira produção de parceria internacional, entre Brasil e Portugal. Confira a sinopse

A vida de duas irmãs muda completamente quando elas cruzam o caminho de João de Deus, famoso líder místico que atrai milhares de pessoas a Abadiânia em busca de cura. Dezessete anos depois, durante a semana que antecede a queda e prisão do “maior curador do Brasil”, acusado de cometer centenas de abusos sexuais ao longo de décadas, Cecília, a irmã traumatizada que foi morar em Lisboa, retorna a Abadiânia para resgatar Carmem, agora leal funcionária de João. O reencontro das irmãs – cada uma de um lado da história – se sobrepõe à queda do império de João de Deus.