Amazon, Apple, Microsoft, Meta e Google participam de projeto para melhorar reconhecimento de fala para pessoas com deficiência.
Universidade de Illinois se une a cinco líderes do setor de tecnologia no novo Projeto de Acessibilidade de Fala
Publicado em 4 de Outubro de 2022, às 22h46
Os atuais sistemas de reconhecimento de fala, como assistentes de voz e ferramentas de tradução nem sempre reconhecem comandos de pessoas com diversidade de padrões de fala, frequentemente associados a deficiências. Visando o reconhecimento de fala mais inclusivo o Projeto Acessibilidade de Fala (Speech Accessibility Project), da Universidade de Illinois (UIUC) em parceria com empresas de tecnologia como Amazon, Apple, Google, Meta e a Microsoft trabalham juntos para expandir a IA de reconhecimento de fala melhorando a acessibilidade para pessoas com deficiência, possibilitando uma maior precisão para identificar fala de pessoas com Esclerose Múltipla Amiotrófica, Parkinson, Síndrome de Down, entre outras.
Unindo a inteligência artificial e o aprendizado de máquina, as empresas de tecnologia podem enfim atingir esse objetivo. Com essa proposta, o Speech Accessibility Project irá coletar amostras de indivíduos que representam uma diversidade de padrões de fala. Serão recrutados voluntários pagos para contribuir com as amostras de voz gravadas que irão criar um conjunto de dados privado que poderá ser utilizado para treinar modelos de aprendizado de máquina.
O projeto conta com equipe interdisciplinar exclusiva com experiência em linguística, fala, IA, segurança e privacidade.
Não só empresas de tecnologia fazem parte dessa iniciativa, outras organizações também declararam apoio ao projeto, como por exemplo as organizações comunitárias, Davis Phinney Foundation e Team Gleason , ambas ajudarão no recrutamento de participantes e testes de usuários, bem como fornecerão feedback em vários estágios do projeto.
Inicialmente o projeto se concentra no idioma Inglês Americano.