Vazamento de dados de clientes da Optus supera 2 milhões de registros

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Optus confirma novo número de clientes afetados por vazamento

Autor Matheus Dias
Matheus Dias

Publicado em 5 de Outubro de 2022, às 05h00

Palavra dados em inglês (data) seguida se um asterisco escrita em um vidro refletindo um prédio ao fundoFoto: Carlos Schwarz/Unsplash

A Optus, operadora de telecomunicações da Austrália, confirmou nesta segunda-feira (03) que cerca de 2,1 milhões de clientes tiveram algum tipo de dado exposto neste vazamento.

O suposto responsável pelo ato que usou o codinome “optusdata“, publicou uma pequena amostra dos dados roubados pertencentes a 10.200 usuários e exigiu um resgate de $ 1 milhão de dólares americanos (cerca de 5,1 milhões de reais) para evitar o vazamento de mais dados.

Posteriormente o hacker retirou sua “ordem” de extorsão enquanto pedia desculpas pelo crime, alegando que a “única cópia” dos dados roubados teria sido destruída, visto tamanha repercussão do caso.

A empresa criou uma área em seu site para transmitir de maneira oficial as atualizações sobre o caso, a Opus adotou até o momento uma postura transparente com seus clientes sobre os dados que foram extraídos no ciberataque que ocorreu no mês de setembro deste ano (2022). 

Os clientes que tiveram dados vazados estão sendo comunicados de como devem proceder diante da situação.

Dentre os dados vazados estão: números da carteira de motorista, números de cartão, números de telefone, endereço de e-mail e números do ID do Medicare (espécie de seguro saúde que concede aos cidadãos australianos e residentes permanentes acesso a cuidados de saúde sem custo ou com baixo custo).

A Polícia Federal Australiana (AFP) e o Centro Australiano de Segurança Cibernética estão atuando em conjunto com a Optus para ajudar as pessoas que tiveram algum dado vazado, pois existem relatos que criminosos com posse de dados parciais do cliente da operadora estão tentando extrair mais dados pessoais das vítimas a fim de realizar fraudes.

Dica de prevenção

Mesmo este caso tendo impactado em geral a população australiana, vale ressaltar que diante de uma situação semelhante ou até mesmo em nosso cotidiano, evite fornecer dados pessoais por telefone, e-mail ou SMS, o que aconselho é que na necessidade de alteração de dados cadastrais ou métodos de pagamento, procure sempre a autoridade responsável através de um canal oficial para realizar tais atualizações.

As informações deste artigo foram extraídas a partir da notícia publicada no The Hacker News