5 períodos históricos do Japão retratados nos animes
Conheça animes que misturam acontecimentos reais em suas histórias
Publicado em 19 de Setembro de 2024, às 10h28
Para uma nação tão antiga quanto o Japão, o que não falta é história! E não é nada fácil não se perder no meio de tanta informação. Os animes foram popularizados mundo afora e muitos deles fazem referência a acontecimentos e pessoas reais dentro da história japonesa.
Se você curte histórias que misturam ficção e realidade, o Geekship traz para você os períodos históricos japoneses e quais animes fazem referência a eles!
Antes disso, porém, vamos explicar alguns termos! A história do Japão é dividida em eras, que geralmente mudam de acordo com a ascensão de um novo imperador – como a Era Meiji, por exemplo. As eras são agrupadas em períodos maiores, que também recebem nomes próprios, como o Período Edo.
Período Heian (794-1185 d.C.)
Enquanto os períodos anteriores, de Asuka e Nara, influenciaram a visão japonesa de espiritualidade e religião, o Período Heian é quando os samurais começam a aparecer e quando a cultura da corte floresce. Embora não sejam muito conhecidos, existem alguns animes belíssimos que retratam esse período!
Histórias sobre esse tempo geralmente giram em torno de intrigas da corte, o sobrenatural e dramas amorosos. Sobre esses três temas, temos:
- Heike Monogatari (2022): uma adaptação de um conto épico chamado “O Conto dos Heike”, que conta a ascensão e queda do clã Taira, no fim do Período Heian, pelos olhos de uma criança vidente. Mostra os acontecimentos que levaram à Batalha de Genpei, que iniciou o shogunato (período feudal) no Japão.
- Mononoke (2007 e 2024): derivada de uma antologia de contos de terror, em que um vendedor de remédios misterioso vaga pelo Japão exorcizando espíritos, chamados de mononoke. Um dos arcos do anime, denominado “Bakeneko” se passa no Período Heian – e recebeu um spin-off em julho de 2024, com uma estética estonteante!
- Genji Monogatari Sennenki (2009): baseada em um conto antigo, considerado um dos primeiros romances do mundo, que conta a vida de um príncipe da corte imperial do Período Heian que se envolve em vários romances e intrigas.
Período Kamakura (1185-1333 d.C.)
Essa época foi quando a classe de guerreiros samurais chegou ao poder, trazendo grandes mudanças ao sistema político do Japão. Foi o começo do período feudal japonês, em que o poder estava na mão do xogum, o supremo líder militar – que podia dominar até mesmo sobre o imperador. Esse sistema de governo foi chamado de xogunato.
Histórias sobre essa época focam em samurais e seus códigos de honra, chamado de Bushido, e outros conflitos militares, como as invasões mongóis. Um anime de 2018, chamado Angolmois: Genkou Kassenki, conta sobre a primeira dessas invasões, que aconteceram entre 1274 e 1281, e sobre os samurais que lutaram para defender o Japão sob o xogunato Kamakura.
O anime Elusive Samurai (2024), atualmente em lançamento na Crunchyroll, é outro anime focado nessa época – mais especificamente no fim dela. Ela retrata o jovem Tokiyuki Hojo, herdeiro do xogunato Kamakura, que se vê cercado por inimigos quando o governo de seu pai é derrubado por um traidor. Ele precisa sobreviver o caos se segue, enquanto reúne aliados para retomar o poder do país.
A grande sacada do anime é como a história é contada – numa mistura por vezes perturbadora de comédia, sangue e várias pitadas de humor negro. Além disso, ele faz questão de misturar elementos modernos para explicar os acontecimentos e ainda traz um sacerdote vidente que vive quebrando a quarta parede e se dirigindo à audiência.
Período Muromachi e Era Sengoku (1336-1573 d.C)
Depois da queda do xogunato Kamakura, começa o Período Muromachi, uma época extremamente turbulenta e cheia de conflitos. A famosa Era Sengoku, ou Período dos Estados Beligerantes, aconteceu durante a segunda metade do Período Muromachi, em 1467 e foi até 1573.
Importantes figuras históricas e frequentemente retratadas em animes são Oda Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu, os três homens que acabaram por unificar o Japão. Você pode saber mais sobre esses homens pelos animes Nobunaga Concerto (2014) e Hyouge Mono (2011).
Agora, existem alguns animes populares que são ambientados na Era Sengoku, mas misturados com elementos fantasiosos. Você deve conhecer alguns deles!
- Inuyasha (2000): o querido anime do meio-youkai Inuyasha e a estudante Kagome é uma história que se passa durante esse período turbulento. Kagome vive nos tempos modernos, mas é puxada por um youkai pelo poço do santuário de sua família e vai parar no Japão Feudal. Lá, ela precisa se juntar a Inuyasha e procurar os pedaços da Joia de Quatro Almas, antes que ela caia em mãos erradas.
- Dororo (2019): um samurai decide fazer um pacto com demônios para ganhar poder e defender sua terra, mas como pagamento, seu filho nasce sem membros, olhos e até sem pele. A criança é descartada, mas é salva por um médico, que lhe dá próteses, armas e meios de sobreviver e matar os demônios que tomaram as partes de seu corpo. Seus sentidos e membros retornam cada vez que um deles é morto. Junto a um órfão chamado Dororo, o rapaz mutilado deve vagar pelo turbulento Japão em busca dos outros espíritos.
- Princesa Mononke (1997): o aclamado filme do Studio Ghibli também se passa no fim do Período Muromachi e explora o mundo partido e conflituoso da época – um espelho do nosso próprio tempo, em alguns momentos. Em especial, ele opõe a natureza, representada pelos youkais, e os humanos que querem explorar a terra em busca de recursos.
Um elemento interessante nos animes ambientados nessa época é o aparecimento de armas de fogo. Foi nessa época que elas começaram a ser introduzidas pelo comércio com o mundo exterior – especialmente com os portugueses.
Período Edo (1603-1868)
Um dos períodos mais retratados nos animes de samurai e ronin – ou ninjas, como são mais conhecidos – é o Período Edo. Nessa época, o Japão se fechou para o mundo exterior e desfrutou de relativa paz dentro de suas fronteiras, debaixo do xogunato Tokugawa. Isso durou até o Bakumatsu, os últimos anos do Período Edo, marcado pelas Guerras Boshin e a batalha de Toba-Fushimi.
Alguns animes famosos se passam durante o Período Edo e outros são interessantes para entender como era a época! Veja a seguir:
- Gintama (2006): um anime de comédia que mistura o Período Edo com uma invasão alienígena. Seu protagonista é Gintaki Sakata, um samurai que abre um negócio para trabalhos bizarros.
- Hell’s Paradise (2023): o ninja Gabimaru recebe a oportunidade de escapar da sentença de morte se for até uma ilha misteriosa e mortífera com outros condenados e trouxer o mítico Elixir da Vida para o shogun.
- Onihei (2017): o protagonista é Hasegawa Heizo, um chefe de polícia especializado em capturar criminosos e ladrões durante a Era Tenmei do Período Edo. O anime traz uma visão realista do Japão feudal e seu lado mais sombrio.
- Hakuoki (2010): um anime que fala sobre os Shinsegumi, a popular força especial de samurais que se formou no final do Período Edo. A série mistura eventos históricos e elementos sobrenaturais.
A transição entre o Período Edo e a Era Meiji é uma das partes mais fascinantes da história japonesa e o anime que melhor fala sobre esse tempo é Rurouni Kenshin, ou Samurai X em português. A história principal se passam 10 anos depois do início da Era Meiji, mas seu protagonista, Kenshin Himura, é um ex-retalhador do lado imperialista que viveu todo o período turbulento do Bakumatsu e a batalha de Toba-Fushimi.
O anime tem uma versão antiga, de 1996, mas ganhou um remake em 2023 e já tem uma segunda temporada programada para outubro de 2024. Além disso, a história também conta com cinco aclamados filmes em live-action, disponíveis na Netflix. Vale a pena conferir!
Era Meiji e Era Taisho
Com a restauração do poder nas mãos do imperador, o Período Edo e o xogunato de Tokugawa acabam, dando lugar à Era Meiji, o início do Japão Moderno. Muitos animes famosos se passam nesse tempo e na Era Taisho, que vem logo em seguida.
O conflito entre o tradicional e a modernização é um dos principais temas dos animes que se passam nessa época. Demon Slayer (2019), um dos animes mais famosos de todos os tempos, é um exemplo de história que se passa na Era Taisho. Nela, Kamado Tanjirou se torna um caçador de onis para se vingar dos demônios que mataram sua família e transformaram sua irmã, Nezuko, em um deles.
Ao longo do anime, é interessante ver o espanto dos personagens com os elementos modernos, como por exemplo, a primeira vez que Tanjirou entrou em uma cidade e quando Inosuke se recusa a entrar no trem por achar que era algum tipo de monstro.
Outros animes que valem a pena dar uma olhada são Meiji Gekken 1874 (2023), que explora o destino dos ex-samurais na era moderna, e Golden Kamuy (2018) que é ambientado após a guerra russo-japonesa na Era Meiji e fala sobre os Ainu, um povo indígena do norte do Japão.
Quem estiver a fim de uma história mais leve pode assistir também Meu Casamento Feliz (2023) que é ambientado na Era Meiji e mistura elementos sobrenaturais com intrigas amorosas e políticas.
E aí? Gostou de conhecer os períodos históricos japoneses e os animes que falam deles? Então fique ligado no Portal Geekship para saber mais sobre o mundo dos animes!