O que são youkai? Entenda os animes sobrenaturais japoneses

Compartilhar:

Youkai são parte do folclore japonês e aparecem com frequência nos animes!

Autor Raquel Oshio
Raquel Oshio

Publicado em 22 de Agosto de 2024, às 11h57

ônibus-gato, monstro peludo e menina sobre uma árvoreVários youkai aparecem em filmes do Studio Ghibli. Fonte: Divulgação/Studio Ghibli

Espíritos? Demônios? Para quem não está familiarizado com a cultura japonesa, os misteriosos youkai que aparecem nos animes de temática sobrenatural podem ser um pouco confusos. Desta vez, o Geekship explica um pouco sobre o que são essas figuras curiosas! 

O que são youkai?

Os youkais são uma classe de criaturas sobrenaturais do folclore japonês. Diferente do conceito ocidental de bem e mal ou anjos e demônios, esses seres místicos encontram-se mais num meio-termo. Eles são parte da natureza e podem interagir com os seres humanos, se assim quiserem.

Se esse encontro será maléfico ou benéfico… vai depender do seu humor, de como a pessoa se comporta ou, simplesmente, da natureza do youkai. Para entender melhor, podemos usar o filme A Viagem de Chihiro como exemplo. O espírito Sem Face que segue a protagonista pode ser considerado um youkai – ele não é nem bom nem mal, tudo depende de como ele é tratado. 

Menina senta ao lado de espírito com máscara branca dentro de trem
Sem Face é um youkai no filme Viagem de Chihiro. Fonte: Divulgação/Studio Ghibli

Dito isso, existem tipos diferentes de youkai, alguns mais famosos do que outros. Um dos mais conhecidos são os oni, que pode ser chamado de ogro ou demônio.

Diferente dos oni retratados em Demon Slayers, porém, sua representação tradicional é a de um monstro corpulento vermelho ou verde com chifres e que empunha um porrete.

pintura de monge budista recitando mantras enquanto um lobo e um demônio o encaram
Pintura do período Edo de um oni ameaçando um monge budista. Fonte: Domínio Público.

Um exemplo mais benéfico seria o kitsune, ou raposas de várias caudas, relacionada à fertilidade e prosperidade. Espíritos metamorfos costumam ser chamados de obake ou também mononoke. Existe ainda os han’yo, que seriam metade humanos e metade youkais – como o Inuyasha dos animes. 

De onde vem os youkai?

Os youkai são profundamente relacionados com a religião dominante do Japão, o xintoísmo. Nela, a crença é de que existe divindade em quase tudo na natureza – árvores, montanhas, pedras, rios… tudo pode conter um kami, um deus. Da mesma forma, eles acreditam que existem inúmeros espíritos rondando por aí, vivendo suas vidas de acordo com suas próprias regras. 

Diferente do ocidente, que traça uma linha bem definida entre o físico e o espiritual, no Japão, as coisas se misturam. Até mesmo uma vassoura – se usada por pelo menos uma centena de anos – pode se tornar um youkai, chamado tsukumogami. E ai de quem tentar jogar uma dessas fora sem os devidos rituais! 

Youkai nos animes

Se as pessoas acreditam neles ou não hoje em dia, a verdade é que os youkai são um rico material para histórias. Animes que retratam o lado mais tradicional do Japão costumam retratar esses seres místicos e são um excelente meio para quem tem curiosidade sobre esse aspecto cultural. 

Os filmes de Hayao Miyazaki, do Studio Ghibli, são um ótimo começo para quem quer saber como os youkai fazem parte do cotidiano japonês. Tanto em A Viagem de Chihiro e Meu vizinho Totoro, não há explicação para a existência desses espíritos, eles simplesmente fazem parte da natureza. 

Bichinhos que parecem bolas pretas segurando doces coloridos
Os espíritos de fuligem também são youkai e aparecem em Viagem de Chihiro. Fonte: Divulgação/Studio Ghibli
Garota e dragão japonês
O dragão Haku é um kami, o deus guardião de um rio. Fonte: Divulgação/Studio Ghibli
Duas meninas sob um guarda-chuva vermelho ao lado de um monstro peludo sobre um guarda-chuva preto
Totoro é um obake, um tipo de youkai. Fonte: Divulgação/Studio Ghibli
Pequenos espíritos brancos sobre a copa das árvores
Em Princesa Mononoke, vemos os youkai kodama, guardiões das florestas. Fonte: Divulgação/Studio Ghibli

Princesa Mononoke é um filme interessante em que podemos ver o conflito entre a modernização, representada por uma vila de mineiros, e o velho Japão, na figura dos youkai da floresta que está sendo destruída pela exploração humana. 

Uma das séries de anime mais famosas a retratar esses seres foi Inuyasha, transmitido na TV lá pelos anos 2000. Considerada um clássico, a história gira em torno de uma garota e um meio-youkai que precisam recuperar pedaços da Joia de Quatro Almas no Japão feudal antes que outros youkai se apoderem dela. 

Opções como Noragami e In/Spectre são animes que misturam histórias de youkai com o cenário urbano do Japão moderno e são uma boa dica para quem não curte uma história de época. 

Menina loira e um espírito de coelho no fundo
Iwanaga é uma mediadora entre o mundo humano e o mundo dos youkai no anime In/Spectre. Fonte: Divulgação/Brain’s Base

E aí, gostou de saber sobre essa dica cultural? Fique atento ao Portal Geekship para saber mais sobre o mundo dos animes!