7 live-actions de anime que são realmente bons

Compartilhar:

Conheça boas adaptações live-action além de One Piece

Autor Raquel Oshio
Raquel Oshio

Publicado em 24 de Outubro de 2024, às 10h30

Personagens de One Piece discutindo algo em torno de uma mesa.O live-action de One Piece é uma das melhores adaptações dos últimos tempos. Foto: Casey Crafford/Netflix/Reprodução

Quando se trata de adaptações live-action de anime, o que não faltam são exemplos ruins, não é mesmo? Roteiros apressados, figurinos que parecem saídos de uma loja barata de cosplay, efeitos especiais bizarros… inúmeros são os problemas que essas produções apresentam, para a decepção dos fãs. 

No entanto, em meio às várias tentativas fracassadas, surge um ou outro live-action que surpreende o público e renova a esperança de boas adaptações para os nossos animes favoritos. O Geekship trouxe para você uma lista dos live-actions de animes que são realmente bons para você conferir! 

7. Speed Racer (2008)

Speed Racer foi um dos animes clássicos dos anos 60, popular até mesmo entre a criançada brasileira. O anime de corrida de carros ganhou uma adaptação live-action em 2008, dirigida por ninguém menos do que os criadores da trilogia Matrix. Influência que pode ser sentida nas exageradas cenas de ação e nos efeitos especiais super psicodélicos. 

Na época, o filme não foi tão bem recebido, mas olhando para trás – e para os outros exemplos lamentáveis de adaptações – Speed Racer pode ser considerada uma boa produção. O roteiro não se prende a um arco específico do anime, mas utiliza a premissa geral da história e seus amados personagens para trazer uma narrativa crítica sobre a paixão pelo esporte vs. o poder do dinheiro

Corredor Speed Racer anime antigo
Speed em seu famoso carro Mach 5. Fonte: Divulgação/Tatsunoko Productions

Para os fãs hardcore do anime, o filme pode não ser muito semelhante ao original, mas ainda assim é uma narrativa sólida, com um visual muito bem trabalhado. 

6. Kimi ni no todoke (2010)

Baseado em um anime shoujo de romance, Kimi ni no todoke – ou Que chegue a você, em português – é um filme sobre uma colegial introvertida apelidada de Sadako em referência a uma personagem de filme de terror. A aparência sombria de Sawako Kuronuma afasta seus colegas, apesar de seu espírito gentil

Sawako e Kazehaya com um cachorrinho
Kazehaya é extrovertido e Sawako é tímida. Fonte: Divulgação/Production I.G.

As coisas mudam quando um menino popular e extrovertido, Shouta Kazehaya, de sua sala organiza um teste de coragem e Sawako se oferece para ser o fantasma, numa tentativa de se conectar com seus colegas. 

A adaptação em live-action foi bem recebida pelos fãs e foge pouco da narrativa original. Por ser um romance escolar sem elementos fantasiosos, o filme também não sofre com efeitos visuais precários. 

5. Um Yakuza genial: Tatsu Imortal (2021)

Diferente dos anteriores, a versão live-action de Tatsu Imortal não é um filme e, sim, uma série de vinhetas com uma média de 5 minutos cada uma. Em cada episódio, vemos um ex-yakuza mal encarado se dedicando às tarefas domésticas com o mesmo afinco com que realizava atividades criminosas. 

O ator e o personagem de anime
O ator Kenjiro Tsuda é o mesmo que dubla o personagem no anime. Fonte: Divulgação/Netflix.

A graça da série é que o ator da live-action é o mesmo que dublou o personagem no anime Tatsu Imortal (2021). Embora o humor exagerado do anime se perca na adaptação, ainda é muito divertido – e instrutivo – assistir ao ex-yakuza dando tudo de si para ser o melhor dono de casa possível. 

Tanto o anime quanto a série em live-action estão disponíveis na Netflix. 

4. Alita: Anjo de Combate (2019) 

Outro live-action baseado em um anime antigo é Alita: Anjo de Combate, produzido por James Cameron, conhecido pelo filme Avatar. O filme é baseado em um anime do estúdio Madhouse lançado nos anos 90, chamado Gunnm, e conta com um elenco de peso – com nomes como Jennifer Connelly e Marshalla Ali – e efeitos especiais de tirar o fôlego. 

Ciborgue Alita
Gunnm é um anime mecha dos anos 90. Fonte: Reprodução/Madhouse

A protagonista é Alita, uma ciborgue encontrada aos pedaços no ferro-velho de Iron City por um cientista chamado Dyson Ido, que começa a tratá-la como sua filha. Sem memórias, mas com impressionantes reflexos de luta, a garota se envolve em vários perigos em busca de sua identidade perdida. 

O filme é um verdadeiro espetáculo visual e tem um final aberto, com a possibilidade de uma continuação. 

3. Alice in Borderland (2020)

A série live-action de Alice in Borderland é um thriller de altíssima qualidade, produzido pela Netflix, que já conta com duas temporadas e tem uma terceira a caminho. Ela não foi adaptada de uma série de anime e, sim, de três episódios OVA do estúdio Silver Link, lançados entre 2014 e 2015, e também com base no mangá de mesmo nome. 

A história gira em torno de Ryouhei Arisu (Arisu é como “Alice” é pronunciado em japonês), um estudante do ensino médio desmotivado, e seus amigos. Um dia, eles se veem presos em uma realidade paralela, a Borderland, onde eles precisam disputar uma série de jogos mortais para poderem escapar. 

Preso nessa versão distópica de Tóquio, Arisu resolve se aliar a uma garota chamada Usagi (“coelho” em japonês) e tentar descobrir os segredos por trás daquele mundo distorcido. O live-action chegou a ser comparado com Jogos Vorazes e a série coreana Round 6, mas funciona numa lógica diferente, com várias referências a Alice no País das Maravilhas.  

2. One Piece (2023)

One Piece é um dos animes mais conhecidos e longos entre o público otaku. Portanto, houve grande apreensão quando Netflix anunciou uma adaptação live-action, que foi por fim lançada em 2023. Depois de tantas adaptações duvidosas, para a surpresa e alívio dos fãs, o resultado foi incrível! 

Netflix divulgou novos nomes para a 2ª temporada de One Piece
O live-action foi um grande sucesso. Foto: Divulgação | Netflix

A história de Luffy, o menino que tem o sonho de ser um pirata e encontrar o lendário tesouro One Piece, foi retratada com um ótimo elenco, excelentes efeitos especiais e muito bem amarrada em um roteiro dinâmico e cuidadoso. Várias mudanças são feitas em relação ao anime, especialmente para condensar e combinar alguns episódios, mas elas funcionam muito bem na adaptação. 

Bando do chapéu de palha na temática de Egghead
Foto: Reprodução One Piece / Toei Animation

Além disso, o que o live-action mais acerta é na construção dos personagens. Suas motivações, suas personalidades e habilidades – o live-action faz um excelente trabalho em torná-los cativantes até para quem nunca assistiu o anime. O sucesso da adaptação foi tanto que a série terá uma segunda temporada, prevista para 2025. 

1. Samurai X (2012-2021)

Com cinco filmes, Samurai X é provavelmente o live-action de anime de maior sucesso. Ele adapta na íntegra o anime e mangá de nome Rurouni Kenshin, dos anos 90 e que ganhou um remake, atualmente em exibição na Crunchyroll. A história gira em torno de um samurai que atuou como assassino na virada entre o Período Edo e a Era Meiji, mas que jura nunca mais matar após a guerra. 

Apesar de ser uma história fictícia, o anime trata de um período real da história japonesa, o que talvez torna a adaptação para a live-action mais fácil. Alguns personagens são simplificados e os arcos da história condensados, mas o que realmente encanta na live-action é a coreografia das lutas e o cuidado em representar o estilo de cada um dos personagens. 

Trailer do último dos 5 filmes live-action de Samurai X

Além disso, os filmes são voltados para um público mais maduro, já que não foge da violência e dos conflitos sangrentos entre os personagens. Junto com Alice in Borderland, este live-action é aquele com maior classificação indicativa da lista. Os cinco filmes – Samurai X: o Filme, Samurai X: O Inferno de Kyoto, Samurai X: O Fim de uma Lenda, Samurai X: O Final, Samurai X: A Origem – podem ser vistos na Netflix.  

E aí? Tem esperança para os live-actions de nossos animes favoritos, não é? Fique atento ao Geekship para ficar por dentro de outras curiosidades do mundo dos animes!