7 mangás SEINEN que você PRECISA ler pelo menos 1 vez

Compartilhar:

Está procurando obras mais sérias e que abordam temas mais profundos? Veja essas 7 recomendações!

Autor Shandler Gonçalves
Shandler Gonçalves

Publicado em 18 de Julho de 2024, às 14h27

johan, personagem de monster, levantando a cabeça de um senhor enquanto llha fixamente para eleFoto: Reprodução Monster / Naoki Urasawa

Mangás Seinen são mais focadas em histórias profundas, complexas (às vezes sombrias) e são para um público mais maduro…

Claro, por mais que sejam obras focados em adultos, geralmente muitos jovens também consomem esse tipo de obra, pois elas trazem tramas muito “intensas” e personagens que quase sempre são MUITO BEM desenvolvidos.

Se você está procurando mangás desse gênero para ler, aqui estão 7 recomendações:

7 – Boa Noite PunPun

punpun-deitado-numa-cama-com-uma-coberta-indo-ate-seu-pescoco
Foto: Reprodução Oyasumi Punpun/Inio Asano

Essa obra é sobre Punpun, um pequeno garoto que precisa passar pelos desafios da vida, que por muitas vezes são cruéis. Acompanhamos o crescimento dele e vemos ele tendo que lidar com as consequências de muitos problemas que o acompanham desde sua infância.

A obra aborda temas como depressão, amor, busca por sentido na vida… tudo isso enquanto vemos ilustrações muito bonitas. Aliás, o Punpun ser retratado como um passarinho e as belas ilustrações são algumas das características mais marcantes desse mangá.

Se você continua em dúvida se ele vale a pena, você precisa conferir os motivos para você NÃO LER esse mangá.

6 – Parasyte (Kiseijuu)

trecho do manga parasity onde aparece um rapaz de cabelos escuros e lisos gritando assustado pois vê o corpo de uma pessoa
Foto: Reprodução Parasity / Hitoshi Iwaaki

Izumi é um jovem que precisa enfrentar parasitas que estão invadindo e controlando os corpos humanos. Tudo isso se inicia quando um parasita entra no corpo dele e tenta o controlar, mas por muito pouco ele consegue evitar que o parasita assuma o controle, e agora ele tem que lidar com um parasita em uma de suas mãos.

Resultado disso? Os dois formam uma aliança para lutarem contra os parasitas que estão dominando cada vez mais pessoas.

Se você quer ler um mangá que aborda a natureza humana e algumas questões mais filosóficas, essa é uma boa recomendação. Mas o mangá não fica somente nessa área de reflexões, ele também traz muitas lutas intensas e alguns momentos de “terror”.

5 – Hellsing

homem com bigode e cavanhaque, andando usando uma armadura com detalhes em sua capa que se assemelham a sangue
Foto: Reprodução Hellsing / Kouta Hirano

Estilo de arte sombrio, muito sangue, ação e horror. Se você está buscando um mangá com essas características, com certeza o mangá de Hellsing é para você.

“Hellsing” é uma organização que luta contra forças sobrenaturais que ameaçam a humanidade. O Alucard é um vampiro muito poderoso que trabalha para essa organização. Por isso, ele precisa enfrentar outros vampiros e até um exército nazista que foi ressuscitado.

4 – 21st Century Boys

capa do mangá de 21st century boys, onde aparecem dois personagens usando mascaras
Foto: Reprodução 21st Century Boys / Naoki Urasawa

Esse mangá é uma continuação de “20th Century boys“. Basicamente, ele fala sobre a história de Kenji e seus amigos e mostra eles tentando desvendar a verdade por trás de uma seita apocalítica.

É uma mangá ótimo sobre suspense e drama. Falando assim por cima, esse mangá não parece ser muito interessante, mas acredite em mim, vale muito a pena ler ele.

3 – Monster

johan olhando para doutor Tenma, enquanto está internado.
Foto: Reprodução Monster / Naoki Urasawa

Mangá do mesmo autor de “21st Century Boys“. Tem quem fale que ambos estão no mesmo nível, mas eu acredito que Monster consegue ser ainda mais brilhante.

A obra conta a história de um Neurocirurgião chamado Tenma, que acaba salvando a vida de um menino que chegou no hospital com uma bala em sua cabeça. Após isso, pessoas importantes que trabalham no hospital de Tenma morrem… e o menino desaparece…

Anos depois, esse mesmo menino volta a aparecer na vida de Tenma, e o médico se arrepende, pois percebe que na verdade o jovem menino que ele salvou era um terrível “monstro”.

A obra trabalha MUITO BEM na história do protagonista e do antagonista, mas diferente de muitos mangás, ela não fica apenas nesses dois. Ela consegue explorar vários outros personagens de uma forma tão profunda, que às vezes você pode até esquecer que eles são personagens secundários.

Outro ponto marcante da obra é o jeito como ela é “lenta”, mas não de uma forma ruim… no fim você nem vai perceber que passou horas lendo.

2 – Vagabond

Musashi, personagem de vagabond, aplicando um golpe de espada em seu treinamento
Foto: Reprodução Vagabond / Takehiko Inoue

Um dos mangás que mais vem ganhando destaque atualmente. Vagabond é um mangá inspirado na vida de Musashi, que foi um dos melhores espadachins (ou o melhor) que já viveu.

Nesse mangá, vamos acompanhar toda a evolução do Musashi, desde a época em que ele era apenas um rapaz agressivo e que não se importava com nada além de lutar, até a fase de sua vida em que ele começa a mudar e se tornar uma pessoa gentil.

É um mangá muito bonito, tanto por suas artes quanto por toda a sua filosofia e ensinamentos. Algo muito legal e que marcou bastante a obra, é como ela resolve aquela vontade genérica de “ficar mais forte/ser invencível”, que a maioria dos personagens tem.

1 – Berserk

guts andando na chuva enquanto carrega uma espada enorme
Foto: Reprodução Berserk / Kentaro Miura

O mangá top 1 da lista. Berserk é o tipo de obra que você consome e NUNCA MAIS esquece. Te marca de uma forma muito forte, seja devido aos momentos extremamente bizarros ou porque o autor conseguiu arquitetar a história de uma forma tão incrível, que te prende completamente nela.

A história de fundo do mundo de Berserk é bem simples, na verdade. É um mundo em que está naquela época mais medieval, com muitos guerreiros de armadura, lutas entre exércitos, pessoas tentando subir na hierarquia…

Mas mesmo assim, a história não é nem um pouco genérica. Nessa obra, acompanhamos a vida de Guts, e vemos que ele sofreu muito desde sua infância, e por conta disso ele tem a personalidade que tem. Guts é um cara mais “durão”, que não é ótimo em demonstrar seus sentimentos e tem um comportamento mais agressivo.

Em determinado momento, ele conhece Griffith, um jovem rapaz muito bonito, encantador, carismático e líder de um bando… com o tempo eles viram grandes amigos, e o resto você vai precisar ler, porque eu não quero estragar todas as reviravoltas que a história vai te dar.