Animes para questionar sua moral

Compartilhar:

Obras que te fazem repensar seus valores éticos.

Autor Shandler Gonçalves
Shandler Gonçalves

15/04/2024, 14:39

levi olhando para o ladoFoto: Reprodução / Attack on Titan, Wit Studio,

Alguns animes têm histórias capazes de fazer quem assiste repensar boa parte das suas ideias e convicções. A disputa entre bem e mal e sobre o que é moral ou imoral, justo ou injusto, fazem parte da proposta dessas obras:

1- Death Note

Lind-morrendo-apos-light-escrever-seu-nome-no-death-note
Foto: Reprodução Death Note / Estúdio Madhouse


Esse com certeza é um dos animes mais famosos quando se fala de questionar a moral. Os assassinatos de criminosos são ou não errados? algumas pessoas pensam diferente entre si, mas e quando são pessoas inocentes que morrem? essa questão já costuma ser unânime. De fato Death Note é incrível e bastante marcante, a dualidade entre o bem e o mal nos faz refletir e questionar se o bem é de fato sempre bom ou se pode ser mal também.

2- Attack on titan

Nova arte promocional de Attack on Titan
Ilustração promocional da segunda parte de Atack on Titan Final Season Part ganha arte. Foto: Divulgação

Attack on titan é outro anime bem conhecido por mostrar situações entre bem e mal. A vingança de Eren é bem vista por uns mas é questionada por outros, já que ele queria matar titãs no início e depois se virou contra humanos inocentes. As discussões sobre isso são voltadas para o fato de, inicialmente, Eren querer destruir os monstros que fizeram a humanidade sofrer, mas depois o próprio se igualou, de certa forma, aos monstros que ele mesmo condenava.

3- Code Geass

lelouch-com-sua-roupa-de-zero-e-uma-mascara-cobrindo-metade-de-seu-rosto
Foro: Reprodução / Code Geass

Lelouch quer muito se vingar do império que oprimiu seu povo e por isso assume a identidade de Zero, mas o problema está nos meios que ele usa para conseguir se vingar. Lelouch, além de justificar seus atos, também não se importa em sacrificar pessoas inocentes para chegar onde deseja. No decorrer do anime essa característica dele de não se importar em passar por cima de tudo para conseguir justiça, faz o público se questionar sobre ele ser alguém justo, com um objetivo nobre, ou só um vingador que não se importa com nada além dele mesmo.

4- Steins;Gate

rintarou-olhando-para-uma-camera
Foto: Reprodução / Steins;Gate

E por último, Steins;Gate aparece com a proposta de fazer quem assiste refletir sobre sua própria ética. Para muitas pessoas, mudar o passado seria algo incrível, mas qualquer alteração no que já se foi, transformaria tudo o que aconteceu depois. O Rintarou e a sua equipe precisam refletir sobre isso e sobre até que ponto é certo fazer experimentos com pessoas e com o tempo. Algumas pessoas acreditam ser algo errado e ruim e outras veem como uma coisa boa e justificável de se fazer.

Leia mais: