Conheça a ‘Era Heian’ em Jujutsu Kaisen

Compartilhar:

A Era Heian foi o ápice de Jujutsu Kaisen, mas porque? Nessa matéria você descobre

Autor Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa

29/04/2024, 12:34

Verdadeira Forma de Sukuna, um dos mais fortes do período HeianVerdadeira Forma de Sukuna, um dos mais fortes do período Heian. Foto: Divulgação

No último episódio lançado de Jujutsu Kaisen, obra aclamada de Gege Akutami, no ano passado, Suguru Geto disse que suas ações trariam de volta a ‘Era Heian’.

Mas, afinal de contas: o que é essa era? POr que esse período foi marcante na história do anime e como se reflete na história real?

Eu te conto. Caso não tenha lido o mangá, o texto abaixo pode conter spoiler.

A Era Heian: O Auge do Jujutsu

Durante a era Heian, que se estendeu entre os anos 794 e 1185, o Japão testemunhou o que os feiticeiros de jujutsu chamariam de “A Era de Ouro do Jujutsu“.

Foi nessa época que surgiram os feiticeiros mais poderosos, como o temido Sukuna, e os três grandes clãs, Gojo, Kamo e Zenin.

Verdadeira forma de Sukuna em Jujutsu Kaisen. Foto: Divulgação

A hostilidade reinante naquela época alimentava os Espíritos Amaldiçoados, tornando os feiticeiros Jujutsu daquela época mais poderosos em sua luta pela sobrevivência. Isso deu origem a técnicas e personagens amaldiçoados excepcionalmente poderosos, muitos dos quais foram despertados no Jogo de Culling, marcando esse período como a ‘Idade de Ouro da Feitiçaria’.

Durante esse tempo, houve um aumento significativo na devoção ao Xintoísmo e ao Budismo, e as 3 Grandes Famílias da sociedade Jujutsu traçaram sua linhagem.

Taira no Masakado, Imperador Sutoku e Sugawara no Michizane foram chamados de os 3 Grandes Espíritos Vingativos do Japão, com este último considerado o progenitor do clã Gojo moderno. Essa ênfase na religião e na necessidade de sobrevivência fez dessa época um período prolífico para os feiticeiros mais poderosos.

Atualmente, nenhum feiticeiro atingiu os níveis de Satoru Gojo, nascido na mais influente das 3 Grandes Famílias.

Satoru Gojo, um dos feiticeiros mais fortes de Jujutsu Kaisen. foto: Divulgação

Combinando as técnicas mais poderosas da série, Gojo era incomparável em seu poder, tornando-se intocável graças à sua Técnica Ilimitada, estabelecendo-se como o personagem mais forte e indiscutível.

Inclusive, a trajetória de Gojo ecoa a de Sukuna, o mais forte da Era Heian, que governou com punho de ferro.

A Era Heian na Vida real

Enquanto na ficção essa era representava o apogeu da energia amaldiçoada, no mundo real, o Japão experimentava uma revolução espiritual e religiosa.

Sendo assim, durante a era Heian, o budismo alcançou seu pico de adesão no Japão, com diversas seitas espalhadas pelo país. Esse sincretismo entre o budismo e o xintoísmo influenciou profundamente a cultura japonesa, refletindo-se também no desenvolvimento do Jujutsu.

Pintura em estilo Yamato-e, inspirada na dinastia Tang, que marcou o período Heian no Japão. Foto: Divulgação

Naquele período, a qualidade de vida era precária, com escassez de alimentos, doenças galopantes e baixa expectativa de vida, resultando em uma atmosfera predominantemente negativa.

Ou seja, as mudanças na qualidade de vida do cidadão médio foram significativamente influenciadas pela industrialização e modernização, tornando o mundo moderno muito diferente do que era. O Japão, em particular, emergiu como um dos países mais fáceis e seguros para se viver no mundo, refletindo o novo clima econômico global.

Comparativamente, a vida hoje é notavelmente mais fácil do que há mil anos, durante a Era Heian, uma época de extrema dificuldade.

O Encontro entre Fato e Ficção

No período Nara, que antecede a era Heian, o Mestre Tengen, detentor do feitiço da eternidade, disseminou os ensinamentos budistas por todo o Japão, contribuindo para o surgimento da comunidade jujutsu no país.

Assim como a explosão da fé politeísta no mundo real, no universo de Jujutsu Kaisen, surgiram feiticeiros poderosos e espíritos amaldiçoados ainda mais malignos.

Aliás, a era Heian representa a última idade do Período Clássico do Japão, caracterizada por dificuldades extremas, como escassez de alimentos e doenças generalizadas.

Sendo assim, essa atmosfera negativa alimentou a proliferação de Espíritos Amaldiçoados, exigindo que os feiticeiros jujutsu da época fossem excepcionalmente poderosos para sobreviver.

Personagens Notáveis

Sukuna, com seu poder sem igual, dominou a era Heian, tornando-se um Espírito Amaldiçoado devido às suas escolhas canibais e egoístas.

Uraume em Jujutsu Kaisen. Foto: DIvulgação

Além dele, outros feiticeiros notáveis, como Uraume, afiliado a Sukuna, dominava a Formação de Gelo e Takako Uro, capitão do lendário esquadrão “Sol, Lua e Estrelas”, possuía a Manipulação do Céu.

Takako Uro em Jujutsu Kaisen. Foto: Divulgação

Além deles, havia Angel, cuja técnica era a mais poderosa da série, completavam o grupo de feiticeiros extraordinários da Era Heian.

Leia também: