Gojo ou Sukuna, quem realmente é mais poderoso?

Compartilhar:

Saiba definitivamente quem é mais forte entre Sukuna e Satoru Gojo.

Autor Shandler Gonçalves
Shandler Gonçalves

25/01/2024, 13:37

Sukuna sorrindo com um olhar maléficoFoto: Reprodução Jujutsu Kaisen / MAPPA


Satoru Gojo e Sukuna são, de fato, dois personagens extraordinariamente poderosos em Jujutsu Kaisen, cada um com suas habilidades específicas. Todos sabemos que eles são o ápice de poder em Jujutsu Kaisen.

Enquanto Satoru Gojo representa o poder e genialidade dos feiticeiros modernos, Sukuna personifica a ameaça ancestral. A comunidade de JJK fica em dúvida de quem é realmente mais forte, mesmo com a batalha que eles travaram, não há uma concordância geral.

Por isso, vamos tentar definir quem é o mais poderoso sendo o mais neutro possível:

Satoru Gojo

Seis Olhos e Vazio infinito

Suas técnicas amaldiçoadas únicas destacam-no como um prodígio. O Seis Olhos oferece uma visão além dos limites convencionais, enquanto o Vazio Infinito concede a capacidade de manipular a mente do adversário enviando infinitas informações até “pifar” a mente dele, criando uma vantagem esmagadora em batalha.

Ameaça para o Equilíbrio

Sua força é tão fora do comum que várias organizações o consideram uma ameaça ao equilíbrio do mundo. Quando Gojo nasceu, o nível de poder das maldições aumentou sozinho para tentar balancear.

Chega a ser ridículo o fato de que o mero nascimento de alguém seja o suficiente para interferir num universo inteiro.

satoru sorrindo e fazendo seu típico sinal de cruzar os dedos para liberar sua expansão de domínio
Foto: Reprodução Jujutsu Kaisen / MAPPA

Sukuna

Rei das Maldições

Sukuna, um feiticeiro de mil anos, é reconhecido como rei das maldições. Seu poder e sua influência são respeitadas até os dias de hoje.

Ele era tão poderoso que nunca foi morto, na verdade, precisaram selar Sukuna através de seus dedos.

No passado, ele era absoluto. Era praticamente invencível. Não temos ideia de quem o selou, mas, sabemos que não conseguiram acabar com ele definitivamente.

Santuário Malévolo

Sua técnica amaldiçoada, o Santuário Malévolo, destaca sua capacidade de manipular as leis da natureza. Sukuna consegue ativar sua expansão sem precisar limitar ela numa certa área. Isso é uma das coisas mais absurdas que já vimos em toda a obra.

Ele entendeu como funciona a natureza da energia amaldiçoada e faz coisas que quebram as regras e o que se considera “normal”.

Sukuna sorrindo enquanto está sentado no seu trono
Sukuna dando um ataque fisico enquanto está no corpo de Itadori

Gojo ou Sukuna, quem realmente é mais poderoso?

A genialidade

Gojo era um gênio, mas, nunca vimos ele explorando a energia amaldiçoada como Sukuna.

Sukuna era fora da curva, fazia coisas fora do comum, mas, não sabemos se ele sempre foi genial ou se ele se tornou porque era necessário. O Rei das maldições vivia em uma época muito mais “agressiva”, mas, Gojo não! A época de Gojo não permitiu que ele explorasse seu total potencial.

Portanto, podemos dizer que Gojo tinha mais potencial que Sukuna, mas, o rei das maldições tinha mais “bagagem”.

Força e poder

Bom, preciso lembrar que por mais que “força” e “poder” sejam usadas para dizer que um personagem vence de outro, uma não exatamente é sinônima da outra.

Vou considerar aqui que “força” é como um “potencial” e o que se espera de alguém. O poder poderia ser algo parecido, mas, vou definir da seguinte forma “aquele que consegue se impor sobre o outro, é o mais poderoso”.

Assim: Satoru é mais forte. Claro, estou argumentando com base no que vimos. Existe o argumento de que Sukuna não estava usando seu verdadeiro corpo e X e Y, mas, o que importa é que vou analisar ambos com base no que vimos.

Satoru tem mais força e potencial que Sukuna, mas, o rei é mais poderoso. Sukuna não contava apenas com sua força bruta porque ele, além de precavido, queria ter mais chances de derrotar Satoru, por isso, ele também usou estratégia e tudo que poderia usar para derrotar o feiticeiro dos seis olhos.

Uma boa analogia é a seguinte:

  • Sukuna é um humano e Gojo é um tigre. Vamos considerar um tigre na sua infância. O tigre tem muito mais potencial em força que um humano, mesmo que ele não esteja no seu auge, muito provavelmente ele vencerá um humano numa luta, mas, o humano tem mais poder: ele tem armas, estratégias e coisas assim.

O Humano sabe que existe a chance de perder para o tigre (que não está em seu potencial máximo, mas, sabemos que muito provavelmente é mais forte que o humano). Então, o humano se prepara, ele usa o que pode: armas.

Acredito que a melhor forma de definir o vencedor dessa batalha é da seguinte forma: Sukuna era mais poderoso, Satoru era mais forte.

Leia mais:


Mais sobre anime

Ver mais
Personagens do filme de Demon Slayer

Filme de Demon Slayer estreia em 2º lugar no Estados Unidos

O novo filme de Demon Slayer é intitulado Arco do Treinamento dos Hashira está relacionado aos capítulos 128 a 136 do mangá.

Continue lendo
Bojji segurando sua espada com a mão direita

Os maiores reis dos animes

Aqueles que ocupam o topo e tiveram excelentes resultados em seus reinados.

Continue lendo
Ging com uma bandana amarela escura sorrindo

Ging Freecss realmente é um dos melhores usuários de Nen?

Netero, um dos personagens mais importantes de HxH, estava errado sobre Ging?

Continue lendo
Zoro empurrando sanji

As maiores rivalidades de One Piece

Relembre as melhores rivalidades da obra.

Continue lendo

4 momentos tristes e pesados em Naruto

Relembre momentos tristes e impactantes de Naruto.

Continue lendo