Makoto Shinkai e a busca pela narrativa perfeita
Os filmes do diretor falam sobre os traumas de desastres inesperados
Publicado em 29 de Agosto de 2024, às 10h30
Quando falamos de filmes de animação japoneses, o Studio Ghibli e o diretor Hayao Miyazaki são alguns dos primeiros nomes que vem à mente. Nos últimos anos, porém, um novo nome vem despontando com animações belíssimas e de tirar o folêgo: Makoto Shinkai, o criador de Your Name (2016), O tempo com você (2019) e seu sucesso mais recente, Suzume (2022).
Se você já assistiu pelo menos dois deles, é possível que as semelhanças não lhe tenham escapado! Os filmes parecem conversar entre si, especialmente com relação ao tema. À primeira vista, eles parecem compartilhar um romance impossível ou difícil de ser alcançado – mas, com um pouco mais de atenção, vemos um outro aspecto em comum: desastres naturais.
Cometas, chuvas e terremotos – os protagonistas de Makoto Shinkai certamente têm um trabalho e tanto para vencer os seus vilões. O Portal Geekship traz para você algumas curiosidades sobre essas obras fantásticas!
Os filmes têm livros
Makoto Shinkai não só é animador e diretor, como também é escritor! Várias de seus filmes – como o Jardim das Palavras (2013) e 5 centímetros por segundo (2007) – contam com livros de sua autoria. No entanto, foi com Your Name que o diretor resolveu pela primeira vez escrever a novel ao mesmo tempo que animava o filme.
Aparentemente, ele curtiu o processo, já que repetiu o feito com O tempo com você e Suzume. No posfácio deste último, Makoto contou um pouco dessa decisão:
“Todas as vezes, eu sinto um pouco de relutância antes de começar (porque não acho que consigo lidar com tanto trabalho), mas uma vez que começo a escrever, fica mais e mais divertido, até que, no fim, fico convencido que isso é um elemento indispensável do meu processo”. Makoto Shinkai, posfácio de Suzume.
Produzir a histórias em dois meios diferentes parece ajudar o diretor a traçar a jornada emocional dos seus personagens e aprofundar as suas histórias. Os livros de O tempo com você e Your Name já podem ser adquiridos em português, enquanto Suzume só pode ser encontrado em japonês e inglês, por enquanto.
Your Name também tem um spin-off – chamado Another side: Earthbound – disponível em inglês, que conta a história principal pela visão dos personagens secundários. Além disso, cada um dos filmes também conta com seu respectiva versão em mangá!
A inspiração é a mesma
Outra curiosidade revelada por Makoto Shinkai no posfácio de Suzume foi que o filme foi inspirado pelo terremoto e tsunami de Tohoku, em 2011 – o mesmo que causou o acidente nuclear de Fukushima. Na época, o tremor foi registrado como 9,1 na escala Richter e as cenas de destruição inundaram os noticiários por dias.
O diretor conta que, embora ele não tenha sido diretamente afetado pelo desastre, a memória daquele dia o assombrava.
“Meus pensamentos e sentimentos daquele tempo permaneceram comigo constantemente enquanto eu trabalhava em filmes animados, escrevia livros e criava meus filhos. Por quê? Para que fim? Por que aquelas pessoas? Por que não eu? As coisas não podem permanecer como elas são? Não podemos escapar das mudanças? Temos fingido não ver? O que eu devo fazer? Como devo viver? Em algum ponto, refletir incansavelmente sobre essas perguntas e meu trabalho animando filmes se tornaram quase a mesma coisa”. Makoto Shinkai, posfácio de Suzume.
Ele fala que os eventos de 2011 foram a sua inspiração para Suzume. E, se olharmos com atenção, os dois filmes que vieram antes também carregam as marcas dessas reflexões – e ambos foram lançados depois do terremoto.
O sentimento é especialmente forte numa das cenas finais de Your Name, quando Taki está procurando um emprego e diz: “Nunca se sabe quando Tóquio vai desaparecer. Por isso, quero ajudar a construir paisagens que façam as pessoas se lembrarem delas com ternura”.
As semelhanças entre os filmes não são mera coincidência. Antes, podemos dizer que as histórias de Makoto Shinkai são tentativas de contar uma mesma mensagem de maneiras diferentes – até encontrar a narrativa perfeita.
“Eu suspeito que os mesmos pensamentos continuarão a circular pela minha mente no futuro, e eu continuarei a a criar histórias não muito diferentes desta […], esperando que da próxima vez eu consiga contá-la um pouco melhor e entreter meu público um pouco mais”. Makoto Shinkai, posfácio de Suzume.
Conexão é a chave
Agora, como os protagonistas podem lutar contra a própria natureza – e saírem triunfantes? Claro, os filmes em si são cheios de elementos fantásticos, mas por trás de viagens pelo tempo, para o além-mundo e para o alto das nuvens está uma mensagem: conecte-se com as pessoas.
Mais do que histórias de amor, os filmes de Makoto Shinkai cativam por como eles retratam os relacionamentos humanos e o desejo de se conectar com o outro – um anseio que pode vencer qualquer barreira, nem que seja um literal desastre natural.
Curtiu saber mais sobre os filmes de Makoto Shinkai? Fique ligado no Geekship para mais conteúdos sobre o mundo dos animes!