Por que Vegeta nunca supera Goku?

Compartilhar:

Os motivos do príncipe dos Saiyajins nunca conseguir derrotar Son Goku.

Autor Shandler Gonçalves
Shandler Gonçalves

17/04/2024, 10:55

goku-super-saiyajin-lutando-contra-majin-vegeta-super-saiyajinFoto: Reprodução BIRD STUDIO/SHUEISHA, TOEI ANIMATION. Dragon Ball Z, Akira Toriyama

Dragon Ball é marcado por suas várias batalhas épicas e personagens carismáticos. Um dos personagens mais famosos da obra, e também com mais fãs, é o príncipe dos Saiyajins, Vegeta.

Vegeta vai desde o personagem que tem talento até aquele que treina muito, pois, em sua infância ele já era mais forte que seu pai, mas, hoje em dia, ele é um dos personagens que mais treina na obra.

O talento de um príncipe

majin-vegeta-super-saiyajin-todo-machucado
Foto: Reprodução BIRD STUDIO/SHUEISHA, TOEI ANIMATION. Dragon Ball Z, Akira Toriyama

O príncipe dos Saiyajins sempre foi muito forte, tanto que em sua infância já seria capaz de derrotar diversos Saiyajins adultos. E até certo ponto isso era o suficiente pois raramente ele encontrava guerreiros mais fortes que ele.

Com todo esse talento e posição de príncipe de uma raça guerreira, Vegeta se tornou uma pessoa orgulhosa e muito, muito arrogante mesmo. Porém ele tinha sim uma boa noção de seu nível, tanto que ele simplesmente não avançava contra Freeza sem mais nem menos.

É notável que Vegeta, em sua infância/juventude, era infinitamente mais poderoso que Goku. Não tem nem como comparar um com o outro. Mas, se Vegeta era mais forte, por que atualmente ele sempre está alguns níveis atrás de Goku?

A Saga de Freeza e a queda de Vegeta

Em Dragon Ball Z, até o momento em que Goku não tinha conseguido o Super Saiyajin, ele não era capaz de derrotar o príncipe dos Saiyajins sozinho.

Em todas as suas batalhas, Goku recebeu algum apoio de seus amigos. Além disso, Goku também não era mais forte que Vegeta. Tanto que ele precisou do Kaioken para aumentar seu poder base e conseguir enfrentar o príncipe.

Após a derrota de Vegeta, Goku começou a se preparar porque precisava ir enfrentar Freeza em outro planeta. Nisso, ele treinou muito em uma nave própria para isso. Nela, era possível aumentar a gravidade entre outras coisas. E foi justamente aqui que Goku começou a superar o arrogante Saiyajin.

A raça Saiyajin

goku-treinando
Foto: Reprodução BIRD STUDIO/SHUEISHA, TOEI ANIMATION. Dragon Ball Z, Akira Toriyama

Algo curioso dos Saiyajins é que eles ficam mais poderosos após passar por uma experiência de quase morte. Eles sempre se recuperam e voltam mais fortes.

Vegeta e Goku são da mesma raça, correto? Como Goku ficou mais forte que vegeta? A reposta é simples: Sementes dos deuses.

Quando Goku estava treinando naquela nave que o levaria até Freeza, ele diversas vezes ficou num estado crítico, mas sempre que o mesmo já não aguentava mais, ele consumia uma semente dos deuses e voltava para o treinamento. Ele teve uma evolução enorme em pouco tempo pois abusou do treinamento da nave que o deixava em situações críticas e das sementes dos deuses.

Após isso, Goku apareceu muito mais poderoso. Naquele momento ele conseguiria, sim, derrotar Vegeta. Mas a diferença deles ainda iria aumentar muito mais.

O Super Saiyajin

goku-super-saiyajin-acertando-um-golpe-no-topo-da-cabeca-de-vegeta-super-saiyajin
Foto: Reprodução BIRD STUDIO/SHUEISHA, TOEI ANIMATION. Dragon Ball Z, Akira Toriyama

Goku já estava com uma vantagem enorme (comparado com Vegeta) e a morte de seu melhor amigo aumentou ainda mais essa diferença.

Como se já não bastasse o aumento de poder (nave + sementes), ele ainda conseguiu atingir a forma de Super Saiyajin após a morte de Kuririn. E isso o fez deixar o príncipe dos Saiyajins para trás.

Mestres x Vegeta

Outro fator que influenciou muito na evolução de ambos. Goku teve diversos mestres, mas Vegeta não. Somente agora, depois de muitos anos, Vegeta aceitou ser treinado por alguém.

Imagine quanta experiência Vegeta deixou de adquirir com Mestres por causa de seu orgulho e ego… e por conta de tudo isso, Vegeta sempre está passos atrás de Goku.

vegeta bravo levantando a mão
Foto: Reprodução BIRD STUDIO/SHUEISHA, TOEI ANIMATION. Dragon Ball Z, Akira Toriyama

Leia mais: