Quais são os estilos de kenjutsu em Rurouni Kenshin?
Conheça as diferentes formas de empunhar uma espada mostrados até agora!
Publicado em 3 de Outubro de 2024, às 10h30
O remake do anime Rurouni Kenshin retornou com sua segunda tempora nesta semana, no dia 3 de outubro de 2024, com o arco da Revolta de Kyoto. Que tal, então, retomar quais foram os estilos de luta de espada apresentados até o momento no anime? O Geekship fez uma lista para você!
Qual a história de Rurouni Kenshin?
Rurouni Kenshin, produzido pelo estúdio Lidenfilmes, é um anime focado em Kenshin Himura, um samurai que lutou na Batalha de Toba-Fushimi e durante o período do Bakumatsu, a época caótica que antecedeu a Era Meiji. Kenshin é um lendário retalhador, um assassino das sombras, conhecido como Hitokiri Battosai.
Ao fim da guerra, porém, ele faz um voto de nunca mais matar pessoas e tornou-se um andarilho sem rumo, recusando posições de prestígio no novo governo. Quando um incidente o leva a conhecer a solitária Kaoru Kamiya, dona de um dojo em decadência, ele finalmente decide se estabelecer em Tóquio e a ajudá-la.
O que é Kenjutsu?
Em poucas palavras, o termo kenjutsu é a arte da espada, também pode ser usado como kendô. Como Rurouni Kenshin é um anime sobre samurais, o que não falta são diferentes estilos de kenjutsu, ou escolas de luta, para a curiosidade dos fãs.
Antes de contarmos quais são eles, é importante entender a diferença que o anime faz entre satsujin-ken e katsujin-ken. Após o fim do período feudal japonês – ou shogunato –, o porte de espadas em público foi proibido e seu uso, controlado. Isso levou ao desenvolvimento de um estilo de luta com espadas de madeira, o kendô que é praticado até os dias de hoje.
No anime, esse estilo não-letal é chamado de katsujin-ken, ou “espada que dá vida”. Os estilos antigos, voltados para guerra e matança, são chamados de satsujin-ken ou “espada que traz a morte”.
Agora, que você conheça a diferença, vamos dar uma olhada nos estilos de kenjutsu apresentados no anime! Eles estão em ordem de aparição!
1. Hiten Mitsurugi-ryū
O estilo Hiten Mitsurugi-ryū é a técnica de espada fictícia usada pelo protagonista. Sua principal característica é de ser um estilo de um contra muitos. Em outras palavras, a especialidade de Kenshin é lutar contra vários inimigos ao mesmo tempo. Segundo o anime, trata-se de um estilo antigo, criado durante a Era Sengoku.
Em tradução literal, Hiten Mitsurugi-ryū significa “Estilo da Espada Celestial Voadora”. É uma técnica que exige velocidade sobre-humana e reflexos que permitem prever os movimentos de seu oponente. Vários de seus golpes exigem que Kenshin salte no ar, como o Ryutsuisen, em que ele traz a espada verticalmente sobre a cabeça do adversário.
Uma curiosidade é que o golpe pelo qual o lendário Hitokiri Battosai era mais conhecido é o Battoujutsu, uma técnica em que Kenshin embainha a espada e, em seguida, a retira em alta velocidade para um único golpe no oponente. O deslizar da lâmina ao longa da bainha aumenta a velocidade da espada.
O novo arco do anime irá explorar mais as origens do estilo Hiten Mitsurugi-ryū.
2. Kamiya Kasshin-ryū
Criado pelo pai de Kaoru, o estilo Kamiya Kasshin-ryū tem o objetivo de ser uma “espada que traz vida”, ou katsujin-ken. Ou seja, é uma técnica para ser usada com espadas de madeira e shinais, feitas de bambu. Seu principal objetivo é a defesa, tanto do usuário quando de pessoas ao redor.
Suas técnicas giram em torno de desarmar o oponente ou incapacitá-lo. Um de seus golpes, por exemplo, consiste em quebrar o punho da espada de madeira no joelho do oponente.
Os únicos usuários do estilo, até agora, são Kaoru Kamiya e seus aprendizes Yahiko Myojin e Yutaro Tsukayama.
3. Jigen-ryū
Aparece brevemente no segundo episódio da primeira temporada, quando Kenshin Himura é cercado pelo esquadrão armado da polícia. O líder do pelotão, Ujiki, é um ex-imperialista da facção Satsuma, uma das mais poderosas da revolução, que ataca Kenshin com essa técnica.
Uma curiosidade é que o estilo Jigen-ryū realmente existe e foi criada pelo mestre Togo Chui, da província Satsuma. Ele dá ênfase ao primeiro ataque, já que em um combate real, é pouco provável que seja possível dar um segundo se ele falhar.
4. Nikaido Heiho
O estilo é usado pelo assassino Udo Jin-ê, conhecido como Kurogasa. Ele apresenta três golpes básicos, que imita os kanjis para os números 1, 8 e 10. O primeiro é um corte horizontal (—), depois dois cortes transversais (八) e, por fim, um corte em cruz (十).
O grande diferencial de Kurogasa, porém, é sua habilidade de usar a técnica secreta do estilo Nikaido Heiho, chamado Shin no Ippon. Com ela, o usuário consegue hipnotizar seus adversários e paralizá-los. Somente alguém com força de vontade igual ou mais forte pode resistir à hipnose.
5. Kodachi Nitō-ryū
Usado pelo líder do grupo de ninjas Oniwabanshu, Aoshi Shinomori, este estilo deve ser usado com um tipo de espada curta chamado kodachi, que fica entre um punhal e uma katana, a espada longa japonesa. Aoshi prefere utilizar uma kodachi para enganar os olhos do oponente e controlar a distância da luta.
O golpe especial de Aoshi é o Kaiten Kenbu, uma sucessão rápida de três cortes. A eficiência dele depende do usuário conseguir confundir o adversário antes com a técnica ilusória Ryūsui no Ugoki, ou movimento da água corrente. Nela, é como se fossem criadas várias imagens do usuário, causadas pela alternância de movimentos lentos e rápidos.
No novo arco do anime, Aoshi irá aprimorar ainda mais suas técnicas, dessa vez com espadas duplas!
6. Izuna
Não é exatamente um estilo, e sim um tipo de golpe especial utilizado pelo antagonista Isurugi Raijuta. A izuna é uma técnica especial em que a espada é usada com velocidade suficiente para criar um vácuo entre duas camadas de ar. O corte é feito pelo vento, permitindo que o usuário acerte seus oponentes à distância.
7. Gatotsu
A marca registrada de Saito Hajime, o ex-shinsegumi que opera como chefe de polícia e rival de Kenshin Himura no anime. O personagem é baseado em uma figura histórica e seu golpe especial é uma variação de um estilo real chamado Hirazuki. Ele foi desenvolvido pelo co-fundador dos Shinsengumi, Hijikata Toshizō.
O Hirazuki é um golpe bem versátil que é basicamente uma estocada com a mão esquerda. O usuário precisa segurar a espada paralela ao chão, na altura do ombro, e daí partir para uma estocada rápida. O Gatotsu de Saito é uma variação fictícia desse golpe, em que ele tenta minimizar os pontos fracos expostos pela posição.
Saito Hajime é o único personagem até o momento que foi capaz de lutar contra Kenshin de igual para igual. No arco Revolta de Kyoto, Saito terá várias chances de mostrar todas as variações de seu Gatotsu.
E aí? Ansioso para conhecer mais estilos de kenjutsu no novo arco de Rurouni Kenshin? A Revolta de Kyoto terá guerreiros habilidosos como Shishio Makato e Sojiro Seta para dar dor de cabeça ao nosso protagonista! A nova temporada libera seus episódios a cada quinta-feira na Crunchyroll.
Fique atento ao Portal Geekship para ficar por dentro dessa e de outras novidades do mundo dos animes!