13 filmes de terror clássicos para assistir no Halloween

Compartilhar:

O terror no cinema é uma experiência que nos desafia, nos emociona e nos faz apreciar a diversidade do mundo cinematográfico, confira uma lista de clássicos do gênero

Autor Rita Caló
Rita Caló

Publicado em 31 de Outubro de 2023, às 15h11

Michael Myers da saga Halloween. | Imagem: Reprodução internetMichael Myers da saga Halloween. | Imagem: Reprodução internet

O dia mais arrepiante do ano chegou, e oque não pode faltar é uma maratona especial. Os filmes de terror têm o poder de nos transportar para mundos aterrorizantes, desafiar nossos nervos e nos fazer pular da cadeira. Eles têm a habilidade única de explorar nossos medos mais profundos, seja o desconhecido, o sobrenatural ou até mesmo os horrores do cotidiano. Nada mexe tanto com as emoções como um bom filme de terror.

No espírito do Dia das Bruxas, reunimos uma lista de 13 filmes que são garantia de diversão assustadora. Então, pegue sua pipoca, acenda as velas, e prepare-se para entrar no clima sinistro, pois aqui estão os filmes perfeitos para a sua noite de Halloween.

1 – Psicose (1960)

https://www.youtube.com/watch?v=S-VmJXFW9-o&t=3s

Dirigido por Alfred Hitchcock, “Psicose” é um suspense psicológico que segue Marion Crane, que rouba dinheiro de seu empregador e acaba se hospedando em um motel remoto dirigido por Norman Bates. O filme é lembrado por sua cena de chuveiro icônica e pela reviravolta surpreendente envolvendo a identidade de Norman.

2 – O Bebê de Rosemary (1968)

https://www.youtube.com/watch?v=vGJSO-DsZSs

Dirigido por Roman Polanski, o filme é uma história de paranoia e terror psicológico que segue uma jovem grávida, Rosemary, que suspeita que seu marido e seus vizinhos estão conspirando contra ela e seu bebê por nascer.

3 – O Exorcista (1973)

https://www.youtube.com/watch?v=cGAZPUKw3lU

Dirigido por William Friedkin, “O Exorcista” é um filme que segue a história de uma jovem chamada Regan que é possuída por uma entidade demoníaca. Sua mãe, junto com um padre atormentado, tenta realizar um exorcismo para salvar sua filha. O filme é conhecido por seu horror visceral e perturbador, bem como pelas performances assustadoras, e até hoje é um dos melhores filmes de exorcismo já feitos, sendo uma referência no gênero.

4 – O Massacre da Serra Elétrica (1974)

Dirigido por Tobe Hooper, o filme segue um grupo de jovens que fica à mercê de uma família canibal no Texas. O filme é notório por sua violência gráfica e atmosfera angustiante.

5 – Halloween (1978)

“Halloween” é um clássico do cinema de terror dirigido por John Carpenter. O filme gira em torno de Michael Myers, um assassino em série que escapa de um hospital psiquiátrico e retorna à sua cidade natal para aterrorizar um grupo de adolescentes, com destaque para Laurie Strode, interpretada por Jamie Lee Curtis. O filme é conhecido por seu uso eficaz da tensão e da música, bem como por estabelecer muitos dos tropos que se tornaram comuns nos filmes de terror slasher. A icônica máscara de William Shatner usada por Michael Myers é uma das imagens mais reconhecíveis do gênero. “Halloween” é um marco na história do cinema de terror.

6 – Sexta-Feira 13 (1980)

Dirigido por Sean S. Cunningham, este é um dos filmes de terror slasher mais icônicos. A história se passa em um acampamento de verão chamado Crystal Lake, onde um grupo de monitores é aterrorizado por um assassino desconhecido. O filme é conhecido pela introdução do personagem Jason Voorhees, que se tornaria uma figura emblemática do gênero de terror.

7 – O Iluminado (1980)

Baseado no romance de Stephen King e dirigido por Stanley Kubrick, o filme segue Jack Torrance, um escritor e zelador de um hotel isolado durante o inverno. Conforme a isolada família Torrance enfrenta o isolamento e a paranóia, eventos sobrenaturais começam a ocorrer, levando Jack à beira da loucura. O filme é famoso por seu uso de simbolismo e atmosfera assustadora.

6 – O Enigma de Outro Mundo (1982)

Dirigido por John Carpenter, este filme é um clássico do horror e da ficção científica, envolvendo uma equipe de cientistas no Ártico enfrentando uma ameaça alienígena. O clima do filmes é tenso e faz o espectador ficar em alerta durante todo o longa.

8 – A Hora do Pesadelo (1984)

Dirigido por Wes Craven, o filme introduz Freddy Krueger, um assassino que assombra os sonhos de adolescentes e os mata em suas próprias visões. O filme combina elementos de terror sobrenatural com humor negro e suspense.

9 – O Sexto Sentido (1999)

Dirigido por M. Night Shyamalan, é um filme de suspense psicológico que se tornou um dos filmes mais icônicos dos anos 90 e é lembrado por sua reviravolta surpreendente. O filme é estrelado por Bruce Willis como Dr. Malcolm Crowe, um psicólogo infantil que começa a tratar um menino de 9 anos chamado Cole Sear, interpretado por Haley Joel Osment.

A trama gira em torno de Cole, que afirma ver e interagir com os mortos, os quais ele chama de “pessoas mortas”. No início, Crowe é cético, mas à medida que ele mergulha mais profundamente no caso, ele começa a acreditar nas habilidades extraordinárias do garoto. O filme explora temas de trauma, comunicação com os mortos e reconciliação.

10 – A Bruxa de Blair (1999)

“A Bruxa de Blair” é um filme de terror que se apresenta como um documentário de terror found footage. O filme segue três cineastas amadores que se aventuram na floresta de Black Hills, Maryland, para investigar a lenda da Bruxa de Blair. À medida que avançam na floresta, coisas estranhas começam a acontecer, e o trio fica perdido, aterrorizado e desesperado. O filme é construído a partir do material encontrado após o desaparecimento dos cineastas e cria uma sensação de realismo angustiante.

11 – Os Outros (2001)

Aqui temos um terror psicológico que se passa logo após a Segunda Guerra Mundial. A história segue uma mulher que vive com seus dois filhos em uma mansão isolada em Jersey. Enquanto cuida das crianças, que tem uma doença rara de sensibilidade a qualquer luz solar, eventos sobrenaturais inexplicáveis começam a acontecer na mansão.

“Os Outros” é notável por sua atmosfera opressiva, reviravoltas surpreendentes e uma trama intrincada. O filme explora temas de isolamento, religião e paranóia, enquanto constrói uma narrativa complexa e cheia de suspense. A reviravolta final é especialmente impactante e se tornou uma das mais notáveis da história do cinema de terror.

12 – O Chamado (2002)

Um Filme de terror psicológico que narra a história de uma repórter que investiga uma série de mortes misteriosas após assistir a uma fita de vídeo amaldiçoada. Quem assiste à fita recebe um telefonema dizendo que tem apenas sete dias de vida. O filme é baseado em um filme de terror japonês chamado “Ringu” e introduziu o público ocidental a uma nova forma de horror sobrenatural.

“O Chamado” é conhecido por sua atmosfera sinistra, cenas assustadoras e uma reviravolta surpreendente no final. O filme desafia as convenções típicas dos filmes de terror e se concentra na construção de tensão psicológica, tornando-o um marco no gênero de horror contemporâneo.

13 – O Albergue (Hostel)

“O Albergue” é um filme de terror notório por seu conteúdo extremamente gráfico e por explorar temas perturbadores. Ele se enquadra no subgênero conhecido como “torture porn” (pornô de tortura), que se caracteriza por seu foco em cenas de violência explícita.

A trama de “O Albergue” segue dois amigos americanos, Paxton e Josh, que estão fazendo uma viagem de mochila pela Europa. Eles conhecem um colega viajante islandês chamado Oli e, juntos, recebem uma dica sobre um albergue eslovaco que promete uma experiência única e sensual com mulheres locais.No entanto, à medida que a história avança, eles descobrem que o albergue é, na verdade, um local onde pessoas ricas pagam para torturar e assassinar vítimas escolhidas.

Leia também:

Estes filmes não são apenas fonte de sustos e adrenalina, mas também uma forma de explorar nossos próprios medos e inquietações, muitas vezes nos desafiando a questionar o desconhecido e a enfrentar o inimaginável. E, claro, não podemos esquecer das reviravoltas inesquecíveis que muitos deles nos proporcionam, provando que o gênero do terror é repleto de surpresas.