Equipe de efeitos visuais da Marvel vota a favor de sindicalização

Compartilhar:

Cerca de 50 profissionais do departamento de efeitos visuais passam a ser representados pela Aliança Internacional dos Trabalhadores de Palco Teatral (IATSE)

Autor Karla Beatryz
Karla Beatryz

Publicado em 8 de Agosto de 2023, às 16h10

Bastidores de "Vingadores"- Foto: Divulgação/MarvelBastidores de “Vingadores”- Foto: Divulgação/Marvel

Com a movimentação de atores e roteiristas em greves, a categoria de artistas de efeitos especiais se uniu contra o abuso dos grandes estúdios. Nesta segunda-feira (8), a equipe de efeitos visuais da Marvel Studios anunciou o voto a favor da sindicalização. Os trabalhadores passam a ser representados pela Aliança Internacional dos Trabalhadores de Palco Teatral (IATSE). 

A informação foi confirmada pela IATSE, em nota. O comunicado afirma que “A maioria da equipe, de mais de 50 trabalhadores, da Marvel assinou a autorização indicando que desejam ser representados pela Aliança Internacional dos Trabalhadores de Palco Teatral “. O sindicato afirma que, por quase 50 anos, os trabalhadores da indústria de efeitos visuais foram negados as mesmas proteções e benefícios dos demais colegas de trabalho. 

“Este é o primeiro passo histórico para esses trabalhadores se unirem com uma voz coletiva, exigindo respeito pelo trabalho que fazemos”, disse o organizador dos Efeitos Visuais da IATSE, Mark Patch. Esta é a primeira vez que esses profissionais se unem para exigir a representação pelo sindicato.

Os líderes do movimento afirmam que os prazos de entrega dos estúdios não se aplicam aos funcionários de efeitos especiais. “As horas protegidas e os salários não se aplicam a nós. Os efeitos visuais devem se tornar um departamento sustentável e seguro para todos que sofreram por muito tempo, e para todos os recém chegados que precisam saber que não serão explorados”, conta Bella Huffman, coordenadora de efeitos especiais. 

Atualmente, a IATSE representa cerca de 160 mil técnicos e artesãos que trabalham em filmes e séries de TV. Designers de produção, diretores de arte, operadores de câmera, som, editores, cabeleireiros, maquiadores, figurinistas, supervisores de roteiro, garras, iluminação, adereços e tintas estão entre as categorias representadas. 

Entenda o caso 

Um relatório do Vulture, publicado em junho, afirma que os animadores que participaram de “Homem-Aranha: Através do aranhaverso” – produção da Sony – estavam “extremamente sobrecarregares” durante a produção. O relatório afirma que a situação é semelhante aos demais profissionais de efeitos visuais de grandes estúdios. 

De acordo com o relatório, os profissionais passam por uma jornada com “condições brutais de trabalho na Marvel Studios”.

A informação é confirmada pelo Variety.