Megalópolis: Francis Ford Coppola detona grandes estúdios de Hollywood
Cineasta responsável por O Poderoso Chefão participou de coletiva de imprensa no Festival de Cannes deste ano
Publicado em 19 de Maio de 2024, às 09h00
:format(webp)/hull.geekship.com.br/wp-content/uploads/2024/05/megalopolis_cannes-min.jpg)
Durante coletiva de imprensa no Festival de Cannes deste ano, o cineasta Francis Ford Coppola, aos 85 anos, criticou o sistema hollywoodiano dos grandes estúdios. Tudo isso porque seu novo filme, o aguardadíssimo Megalópolis, que já estreou no referido festival, passou por turbulências em sua produção, principalmente na captação financeira.
“Temo que a indústria cinematográfica tenha se tornado mais uma questão de pessoas sendo contratadas para cumprir suas obrigações de dívida porque os estúdios estão muito, muito endividados”, explicou Coppola.
“E o trabalho não é mais fazer bons filmes, mas sim garantir que eles paguem suas dívidas”, argumentou o cineasta. “Obviamente, novas empresas como Amazon, Apple e Microsoft têm muito dinheiro, então pode ser que os estúdios que conhecemos já há tanto tempo, alguns maravilhosos, não estejam mais aqui no futuro”, projetou ele.
:format(webp)/hull.geekship.com.br/wp-content/uploads/2024/05/megalopolis-1198x720.jpg)
Megalópolis: qual a história do filme?
Dirigido e escrito por Francis Ford Coppola, conhecido principalmente por O Poderoso Chefão e Apocalipse Now, o elenco de Megalópolis conta com as participações de Adam Driver, Zendaya, Aubrey Plaza, Nathalie Emmanuel, Laurence Fishburne e Giancarlo Esposito nos papéis principais.
Na distopia, Cesar Catilina (Driver) é um arquiteto que precisa trabalhar arduamente na reconstrução de uma metrópole em decadência. Contudo, em seu caminho, o personagem precisa enfrentar os planos de Franklyn Cicero (Esposito), o prefeito corrupto da cidade.
Megalópolis: questões polêmicas marcaram bastidores do longa-metragem
Envolto em muitas polêmicas em seu desenvolvimento, Megalópolis foi financiado diretamente pelo próprio Coppola. Segundo o cineasta, houve muita resistência dos principais estúdios de Hollywood com o alto orçamento solicitado.
Ao todo, estima-se que o investimento próprio do cineasta tenha sido de aproximadamente US$ 120 milhões. Sem uma distribuição segura por parte de nenhuma gigante do mercado, o filme chegou a Cannes cercado de expectativa.
De acordo com Coppola, o projeto começou a ser desenhado ainda nos anos 1980. Inclusive, filmes como Drácula (1992), Jack (1996) e O Homem Que Fazia Chover (1997) só foram realizados por ele para que Megalópolis tivesse uma chance.
:format(webp)/hull.geekship.com.br/wp-content/uploads/2024/05/cannescoppola1.jpg)
Apesar disso, as filmagens só começaram em novembro de 2022, sendo concluídas apenas em março de 2023. No Festival de Cannes deste ano, Megalópolis foi recebido com críticas mistas.
- Recomendamos: Rotten Tomatoes: As 10 melhores adaptações para o cinema
Quando lançado na última quinta-feira (16), o público presente chegou a aplaudir a exibição por longos sete minutos. Há ainda quem diga que as cenas polêmicas envolvendo Adam Driver e Aubrey Plaza são chocantes. Dessa maneira, resta apenas aguardar mais informações sobre o lançamento comercial desse projeto que, desde já, parece ser ousado e muito ambicioso.
Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando tudo o que apresentamos aqui no GeekShip!