Na onda do BBB, listamos três filmes que abordam o tema Reality Show 

Compartilhar:

Confira os três filmes que retratam bem como são os reality shows

Autor Matheus Vilas Boas
Matheus Vilas Boas

22/01/2024, 12:15

Na onda do BBB, listamos três filmes que abordam o tema Reality Show Foto: Divulgação

1-Nerve: Um jogo sem regras

Nerve : Um jogo sem regras é um filme do gênero suspense (2016), dirigido por Henry Joost e Ariel Schulman, baseado no livro escrito por Jeanne Ryan.

Ele gira em torno do jogo “nerve” , que instiga os participantes a realizarem uma série de desafios arriscados em troca de dinheiro e fama ( isso te parece familiar?).

Nesse jogo as pessoas são divididas entre observadores e jogadores. Os jogadores aceitam os desafios em troca de dinheiro, enquanto os observadores assistem e pagam.

Nele acompanhamos uma estudante do ensino médio chamada Vee, que decide participar do jogo para conseguir sair de sua zona de conforto, buscando diversão. Vee, se encontra com Ian, outro jogador e juntos acabam se envolvendo em uma série de desafios cada vez mais perigosos e imprevisíveis, onde a falta de limites e regras claras no jogo, os levam a uma experiência emocionante e ao mesmo tempo perigosa. 

Podemos dizer que o filme faz a crítica social do momento, apesar de passados oito anos do seu lançamento, ainda lidamos com a validação social e a pressão para nos “destacar” nas redes sociais… afinal quem não gosta de se gabar pelos números de seguidores que ostenta?

O filme também mostra os impactos psicológicos aos quais os participantes são submetidos por conta dos desafios extremos, algo que para quem acompanha realitys sabe muito bem que eles realmente acontecem.

Onde assistir: Prime video

Emma Roberts e Dave Franco em cena de 'Nerve: Um jogo sem regras'
Foto:Divulgação

2-EDTV

Edtv é uma sátira da obsessão pela fama, um filme de comédia/ drama, lançado no ano de 1999, dirigido por Ron Howard .

O filme gira em torno de Ed Pekurny , um homem que aceita participar de um reality show que documenta cada momento da sua vida , literalmente 24 horas por dia , os sete dias da semana ( parece até seu influencer preferido). O programa é intitulado “Edtv” e busca mostrar aos telespectadores a vida de Ed sem censura.

Para a surpresa de zero pessoas, isso acaba afetando a vida de Ed e ele tem que lidar com as consequências de ter se tornado uma pessoa pública.

Com essa obra o diretor consegue abordar temas como ética e moral relacionados à exploração da vida privada em nome do entretenimento.

Na época em que foi lançado, o filme não alcançou sucesso! Talvez o público da época não tenha conseguido entender a visão futurista do diretor, que assim como o primeiro filme dessa nossa lista, retrata muito bem os dias atuais .

Personagens de Edtv
Foto: Divulgação

Onde assistir: Prime vídeo (aluguel) 

3- O Show de Truman 

Um dos meus filmes favoritos e por isso fiz questão de mencioná-lo nessa lista. O Show de Truman é uma comédia/ drama do ano de 1998, dirigida por Peter Weir e estrelado brilhantemente por Jim Carrey. A trama do filme é centrada em Truman Burbank, um homem cuja a vida é transmitida 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, sendo  um reality show global.

Truman vive seu cotidiano sem suspeitar que tudo é assistido por milhares de pessoas na televisão ( não venha reclamar de spoiler, pois o filme tem mais de 20 anos). Sua vida, desde o emprego até o relacionamento, é encenada e ele está rodeado por atores sem desconfiar de nada.

Podemos dizer que o ponto central desse filme é o conceito em abordar a ética por trás da invasão da sua privacidade e mais que isso, a perda de controle da própria vida que o personagem principal tem: tudo isso apenas para gerar entretenimento para quem está assistindo.

A história tem uma reviravolta quando o personagem principal começa a fazer questionamentos sobre a realidade.

O filme consegue falar de uma forma muito inteligente e divertida sobre privacidade e os efeitos negativos da exposição exagerada da vida social, além de abordar a manipulação da mídia.

Sem sombra de dúvida esse filme nunca vai envelhecer, porque com o passar dos anos a exposição pública e a manipulação da mídia sempre voltarão à tona.

 Jim Carrey em Show de Truman
Foto: divulgação

Onde assistir: Prime Vídeo ( aluguel)