Silvio Santos: apresentador e ícone morre aos 93 anos

Compartilhar:

História de Silvio Santos já foi retratada na série O Rei da TV, do Disney+, e será levada aos cinemas em 12 de setembro

Autor Matheus Rocha
Matheus Rocha

Publicado em 17 de Agosto de 2024, às 10h50

Silvio Santos, em um fundo azul, sorridente, utilizando terno e um microfone acoplado.Foto: Lourival Ribeiro/SBT/Reprodução

Neste sábado (17), o apresentador e ícone da televisão brasileira Silvio Santos teve sua morte anunciada de maneira oficial ao público. Senor Abravanel, seu nome de batismo, nasceu em 12 de dezembro de 1930 no Rio de Janeiro. Neste 2024, ele completaria 94 anos de idade.

Conhecido principalmente por seu carisma e irreverência, o apresentador iniciou sua carreira no rádio. Com uma visão empreendedora, ele logo migrou para o ramo televisivo, enquanto também tocava o Baú da Felicidade junto do amigo Manuel de Nóbrega — pai de Carlos Alberto de Nóbrega.

O famoso Programa Silvio Santos, no ar até hoje com condução de sua filha Patrícia Abravanel, estreou em 1963 na TV Paulista. Conforme a série O Rei da TV, do Disney+, retrata, o programa também passou pela TV Globo antes de se consolidar no SBT, antiga TVS.

A série em questão também mostrou um problema grave que atingiu as cordas vocais do apresentador no final dos anos 1980, além das negociações para manter Gugu Liberato no seu quadro de funcionários. De forma ampla, apesar de não ser totalmente fiel à realidade, a produção fornece um panorama interessante sobre Silvio Santos ao público.

Silvio Santos: filme sobre o apresentador estreia em 12 de setembro

Ninguém gostaria de dar a notícia da morte de Silvio Santos. Contudo, o apresentador eternizado na televisão, criador da Tele Sena, do Topa Tudo por Dinheiro e do Show do Milhão, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o início de agosto devido a H1N1. O apresentador deixa um grandioso legado para suas seis filhas: Cíntia, Silvia, Daniela, Patricia, Rebeca e Renata.

Em 2001, Silvio Santos foi homenageado no carnaval carioca pela escola de samba Tradição. Na ocasião, diversos amigos e colegas do SBT desfilaram com ele, provocando a ira da TV Globo, que transmitia a festa. No mesmo ano, o apresentador teve sua filha Patricia sequestrada. Apesar das negociações terem sido bem sucedidas, o sequestrador retornou à casa de Silvio e o fez refém no local.

Essas questões poderão ser vistas de perto pelos espectadores no longa-metragem Silvio, que estreia em 12 de setembro nos cinemas brasileiros. Para interpretá-lo, o apresentador e ator Rodrigo Faro foi escalado.

Com inúmeras polêmicas, desafios e alegrias em sua vida, Silvio Santos vai deixar saudade, sobretudo por sua trajetória de muito sucesso e identificação com a população brasileira. O Brasil, portanto, está de luto.