Stephen King | 10 adaptações que são King e você não sabia 

Compartilhar:

De clássicos a filmes pouco conhecidos, conheça 10 longas que foram adaptados das obras do autor

Autor Rita Caló
Rita Caló

22/06/2023, 00:45

10 filmes adaptados da obra de Stephen kingStephen King. | Foto: Reprodução

Stephen King é um escritor norte americano muito conhecido no meio da literatura de terror e ficção, suas obras já tiveram inúmeras adaptações, e muitas delas são amplamente conhecidas, como O Iluminado, Carrie – A Estranha, It: A Coisa. Atualmente temos cerca de 80 filmes e séries feitos a partir de seus livros e contos.  A popularidade de seu trabalho é uma prova do impacto duradouro de sua escrita no mundo do cinema e do entretenimento. 

Porém nem todas suas adaptações são bem recebidas pelo público, o que é normal pra um escritor com um número tão grande de livros que foram para as telas. O próprio King, tem diversas críticas à O Iluminado, dirigido por Stanley Kubrick, que é amplamente reconhecido e amado. Oque também acontece com frequência, é o caso de excelentes filmes não serem reconhecidos como originalmente obras de sua autoria. Por isso listamos 10 longas-metragens que talvez você não saiba que foram baseados nas histórias de Stephen King. 

1 – À Espera de um Milagre (1999) 

Filme muito conhecido pela atuação de Tom Hanks, fazendo o narrador Paul Edgecomb, e Michael Clarke Duncan, como o prisioneiro no corredor da morte John Coffey. Indicado a 4 Oscars, fez muito sucesso no cinema e foi aclamação crítica, mas por fugir do estereótipo de terror, pelo qual king é conhecido, são poucas as pessoas que sabem que é baseado no livro de mesmo nome lançado em 1996. Emocionante e reflexivo, ele explora temas como justiça, redenção e a dualidade do ser humano. Oferecendo uma profunda análise da condição humana e dos sistemas de punição e perdão. 

À Espera de um Milagre 1999 pôster
Pôster do filme. | Foto: Divulgação

2 – Um Sonho de Liberdade (1994) 

Baseado no conto “Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank” da coletânea “Quatro estações”, umas das mais amadas pelos leitores. É difícil alguém fora do núcleo de fãs do escritor que saibam que o filme é uma adaptação de King. O próprio autor já relatou em entrevistas, que uma senhora o abordou dizendo que “deveria para de escrever coisas de terror e fazer algo bonito como o filme Um Sonho de Liberdade”. 

A trama se passa na Penitenciária Estadual de Shawshank, onde acompanhamos a vida de Andy Dufresne, um banqueiro condenado injustamente pelo assassinato de sua esposa e seu amante. Dentro da prisão, Andy lida com as adversidades da vida carcerária, fazendo amizades, enfrentando a violência e a corrupção, e encontrando maneiras de manter a esperança e a dignidade. O filme, estrelado por Morgan Freeman, foi indicado a sete categorias no Oscar e é considerado um dos melhores de todos os tempos

Um Sonho de Liberdade 1994 pôster
Pôster do filme. | Foto: Divulgação

3 – O Apanhador de Sonhos (2002) 

Livro publicado em 2001, a história segue um grupo de quatro amigos de infância que possuem habilidades psíquicas especiais e se reúnem em uma cabana isolada na floresta para uma viagem de caça. No entanto, eles acabam confrontando uma presença alienígena maligna que ameaça a humanidade. O filme lançado em 2002 recebeu críticas mistas, e trouxe à vida a trama complexa e visualmente impactante do original, com conteúdo gráfico e violento, além de cenas perturbadoras, que são um estilo do escritor. E mais uma vez temos Morgan Freeman em uma das adaptações de King. 

O Apanhador de Sonhos 2002 pôster
Pôster do filme. | Foto: Divulgação

4 – Janela Secreta (2004) 

Baseado no um conto de mesmo nome, o filme é estrelado por Johnny Depp, como o escritor Mort, que está passando por um divórcio conturbado e enfrentando um bloqueio criativo. Sua vida é virada de cabeça para baixo quando um estranho chamado John Shooter aparece em sua porta, acusando-o de plágio e ameaçando sua vida. “Janela Secreta” explora temas como identidade, culpa e obsessão. A novela mergulha nas profundezas da psicologia do personagem, revelando sua fragilidade emocional e os segredos que ele esconde. O longa manteve a premissa central da história, embora tenha feito algumas alterações.

Janela Secreta 2004 pôster
Pôster do filme. | Foto: Divulgação

5 – O Aprendiz (1998) 

Mais um filme feito a partir de um conto do livro “Quatro estações”, nele acompanhamos Todd Bowden, um jovem estudante, descobre que seu vizinho idoso é um ex-oficial nazista. Fascinado pelo passado sombrio do homem, Todd inicia uma relação doentia que traz à tona o pior de ambos. Embora o filme não seja muito conhecido, tem em seu elendo principal o ator Ian McKellen, conhecido por personagens como Gandalf e Magneto.  

O Aprendiz 1998 pôster
Pôster do filme. | Foto: Divulgação

Leia também: Quem é Taylor Jenkins Reid? | A escritora que vem conquistando o mundo literário e cinematográfico

6 – 1408 (2007) 

Considerado uma adaptação fiel do conto original de mesmo nome, o filme captura a sensação de terror e mistério presentes na história. Acompanhamos o escritor de livros de terror Mike Enslin (interpretado por John Cusack), enquanto ele investiga locais assombrados. Ele chega ao Hotel Dolphin e decide ficar no quarto 1408, mesmo depois de ser avisado pelo gerente do hotel, interpretado por Samuel L. Jackson, sobre os eventos perturbadores que ocorreram no quarto. Dirigido por Mikael Håfström, o longa recebeu críticas positivas e até hoje poucas pessoas sabem que é adaptado dos contos do Stephen King. 

1408 2007 pôster
Pôster do filme. | Foto: Divulgação

7 – Lembranças de um Verão (2001) 

Baseado em dois contos do King, o filme conta com Anthony Hopkins no elenco. Nele o ator é um vizinho que paga ao jovem Bobby Garfield ler para ele, já que o mesmo afirma ter problemas de visão. A história é focada em Bobby já adulto, que volta a cidade natal após a morte de um amigo, e relembra os momentos com o senhor que tinha um passado sombrio que o levava a ser perseguido por “homens baixos”. 

Lembranças de um Verão 2001  pôster
Pôster do filme. | Foto: Divulgação

8 – O Sobrevivente (1987) 

Adaptação do livro homônimo, O Sobrevivente retrata um futuro distópico onde Ben Richards, interpretado por Arnold Schwarzenegger, é um homem injustamente condenado por um crime que não cometeu. Ele é forçado a participar de um jogo de sobrevivência transmitido pela televisão, conhecido como “The Running Man”, onde deve fugir de caçadores implacáveis enquanto o público assiste. O filme traz uma mudança de clima em relação ao original, já que foca mais na ação, ficção científica e suspense, enquanto o livro tem uma ambientação sombria. Também é legal mencionar que o conto está na coletânea “Tripulação de Esqueletos”, que é um dos livros lançados com o pseudônimo Richard Bachman. 

O Sobrevivente 1987 pôster
Pôster do filme. | Foto: Divulgação

9 – Louca Obsessão (1990) 

Lançado em 1987 e adaptado em 1990, Misery (ou Louca Obsessão), é um thriller psicológico tenso e angustiante, que explora temas como obsessão, isolamento e a relação doentia entre um autor e sua fã. Na história, Paul Sheldon, um famoso escritor, sofre um acidente de carro e é resgatado por Annie Wilkes, que se se autodenomina sua “maior fã”. Annie é uma enfermeira que vive isolada em uma casa remota e fica furiosa ao descobrir que ele matou sua personagem favorita em seu último livro. O filme rendeu um Oscar de Melhor Atriz a Kathy Bates e até hoje é uma das atuações mais memoráveis da obra de Stephen King.

Louca Obsessão 1990 pôster
Pôster do filme. | Foto: Divulgação

10 – Conta Comigo (1986) 

Se você for mais ligado em Cultura Pop, talvez conheça esse filme dos anos 80. Conta Comigo é mais uma adaptação do livro “Quatro estações”, mais especificamente do conto “O Corpo”, e também uma das obras mais icônicas da época. Conhecido por sua narrativa nostálgica, performances autênticas do elenco jovem e exploração dos temas da amizade, amadurecimento e descoberta da identidade. O filme foge dos elementos de terror e sobrenaturais, e se concentra mais nas relações e na jornada emocional dos personagens. 

Conta Comigo 1986 pôster
Pôster do filme. | Foto: Divulgação

Essas são apenas algumas das adaptações das obras do Stephen King, essa lista apresenta filmes mais clássicos e icônicos, mas nesses anos de carreira e mais de 80 obras adaptadas, existe muito material pouco conhecido, inclusive os amados trashs, que vão desde caminhões criando vida a cortadores de grama amaldiçoados.