Quem é Taylor Jenkins Reid? | A escritora que vem conquistando o mundo literário e cinematográfico
Com uma série de sucesso e mais uma adaptação confirmada pela Netflix, Taylor Jenkins Reid é uma das autoras mais amadas pelo BookTok
Publicado em 5 de Julho de 2023, às 19h51
A autora norte americana Taylor Jenkins Reid vem conquistando uma legião de fãs a cada livro, e ultimamente suas obras ultrapassaram as páginas e foram para as telas, ganhando adaptações cinematográficas e séries.
Nascida em Massachusetts, nos Estados Unidos, Taylor é formada em comunicação social e por algum tempo trabalhou em escolas do ensino médio, e também se envolveu em produção de filmes, atuando com a escalação de elenco, talvez daí venham algumas das inspirações de seus livros.
Em 2010 teve seu primeiro romance rejeitado, mas isso não a desmotivou de continuar a escrever. Apenas em 2013, após deixar seu emprego para se dedicar totalmente a escrita, foi publicada com o livro Para sempre Interrompido (Forever, Interrupted), nos anos seguintes teve mais 3 livros publicados, sendo eles Depois do sim (After I Do), Em outra Vida, Talvez? (Maybe in Another Life) e Amores Verdadeiros (One True Loves).
O Sucesso
Em 2017 seu nome ganhou destaque com o livro Os sete maridos de Evelyn Hugo, que foi nomeado para um Goodreads Choice Award de Melhor Ficção Histórica de 2017 e finalista na categoria Melhor Livro de Ficção do ano. A história retrata a estrela de Hollywood, Evelyn Hugo, que aos 80 anos decide contar a história de sua vida para a jornalista Monique Grant, e no decorrer da narrativa descobrimos os segredos e bastidores do cinema da época.
Seu sucesso ganhou continuidade em 2019 com Daisy Jones and The Six: Uma história de amor e música. Com o novo romance venceu novamente o prêmio Goodreads Choice Awards na categoria Melhor Ficção Histórica em 2019, e foi indicado aos prêmios British Book Awards na categoria Melhor Livro de Ficção de 2020 e Women’s Prize for Fiction de 2019.
Das Páginas Para a Vida Real
Taylor ficou conhecida por seus romances envolventes com tramas profundas, mesmo fazendo sucesso entre os leitores young adult, suas obras abordam temas sensíveis com histórias tão reais que é comum nos questionarmos se seus personagens realmente existem.
Com seu sucesso estrondoso era de se esperar adaptações em breve, e não foi diferente. Quatro de seus oito livros estão com direitos adquiridos atualmente. Incluindo a série Daisy Jones and The Six, produzida pela Prime Vídeo, que estreou em março de 2023 e conquistou o público, alcançando até quem não conhecia a autora.
A série estrelada por Sam Claflin e Riley Keough, conta a história de uma banda dos anos 90 no o auge de sua carreira, que após o último show da primeira turnê se separa. Acompanhamos os motivos dessa decisão em 10 episódios, que intercalam entre documentário com os personagens atualmente e o que de fato ocorreu.
Recentemente também tivemos a estreia nos cinemas da adaptação de Amor(es) Verdadeiro(s). Lançado em 18 de maio, o filme retrata com sensibilidade como seguir com a vida após o luto e o dilema entre dois amores. No elenco temos Philippa Soo, Luke Bracey e Simu Liu, esse último conhecido por interpretar Shang-Chi no MCU.
Além disso temos mais duas produções a caminho, a primeira e mais aguardada é da obra que alçou a autora ao sucesso, Os sete maridos de Evelyn Hugo terá um filme pela Netflix, e além da participação da própria Taylor na produção executiva, temos a confirmação recente de Leslye Headland, de Boneca Russa, na direção.
O livro Malibu Renasce (2021) teve seus direitos adquiridos pela Hulu antes mesmo do lançamento, inicialmente temos a confirmação de uma série, com a produção da autora juntamente com Brad Mendelsohn, Stacey Silverman, Jennifer Gwartz e Liz Tigelaar. Até o momento não temos mais atualizações sobre data de estreia ou elenco.
Por fim, o livro mais recente de Taylor Jenkins Reid. Carrie Soto está de volta (2022), é conhecido por apresentar uma personagem que já marcou presença em outras obras da autora. A tenista Carrie Soto, que se aposentou como a melhor jogadora do mundo, tem que lidar com seu recorde sendo quebrado seis anos depois, e assim decide voltar aos 37 anos e recuperar a melhor colocação. Os direitos da obra estão em posse da Picturestart, que não divulgou mais nada sobre a adaptação.