Big Festival 2023: Cidade de São Paulo apresenta oportunidades de negócios no setor de games

Compartilhar:

Cidade de São Paulo terá estande com programação com especialistas e empresas aceleradas pela Sampa Games, programa de fomento da Prefeitura

Autor Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa

Publicado em 2 de Julho de 2023, às 13h21

Stand da cidade de São paulo no Big FestivalStand da cidade de São paulo no Big Festival leva ao público oportunidade de negócios. Foto: Gabriel Barbosa | Geekship

O stand da Cidade de São Paulo expôs iniciativas de programas de apoio ao setor de jogos eletrônicos e e-sports durante a edição 2023 do BIG Festival, maior festival de games na América Latina.

Essa participação é promovida pela SP Negócios, Agência de Promoção de Investimentos e Exportações da cidade, e pela Ade Sampa, Agência São Paulo de Desenvolvimento, que juntas terão um estande no evento e realizarão o “SP Tech Summit Games”, circuito de palestras e conteúdos que tem a missão de expor o panorama do setor de games da capital paulista.

O stand apareceu no Big Festival porque o setor de games está em constante crescimento e movimenta mais de US$ 200 bilhões. No Brasil, mais de 75% dos brasileiros são adeptos a algum tipo de jogo eletrônico. Sendo dominado por mulheres, “que compõem mais de 53% do montante. A Prefeitura de São Paulo é uma grande parceira do setor e não poderia deixar de participar do Big Festival, uma iniciativa que fortalece o mercado de games, além de promover o turismo e o desenvolvimento econômico da Capital”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Durante os dias de evento,  empresas do setor e especialistas da área farão parte dessa programação que mostrará o potencial do setor de games e e-sports na cidade, apresentar as linhas de fomento público e privado, oferecer caminhos para a profissionalização e estruturação dos negócios, além de oferecer insights para gerar ainda mais valor para o ecossistema de São Paulo.

“Participar do BIG Festival é uma oportunidade da cidade divulgar as ações de políticas  públicas desenvolvidas em prol do desenvolvimento do setor de Games e E-Sports, que promove inovação tecnológica, além de gerar negócios e empregos altamente qualificados”, afirma Michael Sotelo Cerqueira, Diretor de Investimentos da SP Negócios.

O público do evento também terá a oportunidade de conhecer e experimentar os games desenvolvidos pelas empresas aceleradas pelo Sampa Games, programa da Prefeitura de São Paulo direcionado às empresas ou coletivos de games, que tem o objetivo de fomentar a inserção de jovens de baixa renda no ecossistema de empreendedorismo, inovação e tecnologia da capital paulista.

Ary Scapin, Gerente de Projetos da ADE Sampa, disse que o stand no Big Festival é uma forma de mostrar para o público o que São Paulo está fazendo para o setor de games, que cresce constantemente.

Uma das iniciativas é o Sampa Games, que engloba qualquer empresa na cadeia produtiva desse setor; desenvolvedores, equipe de som, design e semelhantes. “Estamos aqui porque é onde o público está e ontem (01/07) foi o lançamento. A ideia final é ter 24 empresas cadastradas do setor de games no período de 6 meses para fazer uma aceleração e conceder um aporte financeiro para que essa empresa se deslanche ao no mercado“, disse Scapin.

Para participar, é preciso do protótipo para que seja possível jogar e no festival é uma excelente oportunidade para fazer esse encontro.

A ideia desse stand é mostrar que a prefeitura está observando esse setor econômico de games que só cresce. “Queremos mostrar que estamos apoiando esse mercado, especialmente porque o desenvolvimento de games de São Paulo é um dos maiores da América Latina“, disse Scapin.

Além disso, estar presente no Big Festival é uma forma de mostrar essa iniciativa para aqueles que não conhecem o programa, ou que conhecem mas que não sabem como ter acesso. “Queremos mostrar pra essas pessoas como ter acesso a esse capital que pode gerar oportunidades”, continuou Scapin.

Para Scapin, o fato de estar abrindo as inscrições e dando essa oportunidade é uma ação que vai proliferar pela cidade, pois muitos contatos estão sendo feitos. No evento, o stand conseguiu falar com falar com Etecs, Fatecs, indo para os influencers – que ajudam no maior alcance -, por isso, ele está promissor de que muitas empresas poderão se inscrever no projeto, mas somente 24 serão selecionadas para uma aceleração, encontros de negócios, feiras internacionais e nacionais, portanto, não é somente um ‘aporte financeiro’, mas a empresa contará com uma mentoria.

Temos uma coisa que é importante ressaltar, e que vale para a cidade inteira. Damos um olha mais maior, uma atenção, para aqueles que moram em periferia para encurtar o espaço que existe entre a informação chegar lá. Não só por isso, mas pode demorar a questão do financiamento, oportunidades, então tentamos encurtar esse espaço, dando uma certa prioridade para fazer com que a periferia tenho acesso às informações, investimentos e que a economia possa girar lá, localmente”, finalizou Ary.

Entre os projetos que já passaram pelo Sampa Games e serão exibidos para o público no evento estão: A Cura, Ani Núbia: Lute como uma Rainha, Milk Shaky LAB, Dan um Guerreire do Arco-Íris, Biscats, Além da Lenda e Educamoney.