Big Festival: Programação completa do 2ª dia – 30/06

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Conheça tudo que rolará no 2º dia do Big Festival, maior evento de games da américa latina

Gabriel Barbosa

Publicado em 29 de Junho de 2023, às 20h05

Segundo dia de Bg FestivalConfira a programação do segundo dia do Big Festival. Foto: Divulgação

Assim como o primeiro dia, o 2º dia do Big Festival conta com diversas atrações e networkings, que podem ser essenciais não só para jogadores, mas para produtores, empresários e produtores, aproveitarem o evento.

Nessa matéria você saberá tudo que rolará no evento de amanhã (30/06). Confira:

Palco 1

10:00 Além do Óbvio: Os Elementos Cruciais no Lançamento de Jogos de Videogame

Nesta palestra imperdível, exploraremos os elementos frequentemente negligenciados no lançamento de jogos de videogame. Discutiremos a importância de se ter uma abordagem sistêmica a partir do uso integrado de mídia, conteúdo, live, eventos, torneios, ações promocionais, marketing de Influência e uso de  dados.

Com exemplos e estudos de caso, os participantes obterão insights valiosos para melhorar seus projetos e alcançar o sucesso no competitivo mundo dos games. 

10:35 O Som do Sucesso: Usando áudio do jogo para gerar negócios 

Aprenda como usar a música e os efeitos sonoros para tornar seu jogo mais atraente para investidores e publishers. Descubra como trabalhar com profissionais de áudio pode ser benéfico para campanhas de marketing e pode fazer toda a diferença. Conheça casos de estudo sobre jogos que se destacaram por conta da música. Além disso, discutiremos a importância de incluir áudio em uma campanha de crowdfunding para aumentar a participação da comunidade. 

11:10 Boas Práticas para o Desenvolvedor de Áudio Solo

Muitas pessoas na indústria de áudio para jogos precisam trabalhar em vários projetos simultaneamente e desempenhar várias funções sozinhas. Estúdios e projetos diferentes terão layouts diferentes, mas existem algumas diretrizes que podemos seguir para facilitar o processo de desenvolvimento. Nesta palestra, você aprenderá quais são essas diretrizes e onde está o equilíbrio para manter a saúde mental e, ao mesmo tempo, entregar resultados de qualidade e dentro do prazo! 

11:45 GUIA: Lançamento de Games por meio de Influenciadores Digitais

Nessa palestra, conheça o método desenvolvido pela Influency.me que faz o seu budget render mais e você atingir o melhor resultado possível em uma campanha com influenciadores digitais. Entenda o passo a passo e aplique na prática. 

12:40 10 Boas Práticas que todo Game Designer precisa saber 

Ao longo de 8 anos trabalhando com desenvolvimento, Luis Gustavo Sampaio, producer da Mad Mimic, aprendeu diversas boas práticas de Game Design. Esse conhecimento veio tanto pelos seus próprios desenvolvimentos como pela absorção de conhecimento de outros desenvolvedores e intelectuais. Nesta palestra, serão compartilhadas 10 dessas Boas Práticas que são fundamentais para Game Designers. Mesmo que o público já conheça boa parte, ou até mesmo todas essas práticas, sempre é bom relembrar e ouvir novas perspectivas sobre as mesmas e porque elas são tão importantes. 

13:35 Yuki MRcade: Transformando uma experiência de VR para o MR  

Yuki MRcade apresenta uma realidade mista. Foto: Divulgação

Nesta palestra desenvolvedores da ARVORE falam sobre a concepção e desenvolvimento de uma experiência de Realidade Mista, com base nos aprendizados do projeto Yuki MRCade: um novo modo de jogo em realidade mista que foi desenvolvido para o já lançado e premiado título Yuki. Veremos quais foram os principais desafios e aprendizados em cada área (game design, sistemas, UX) e como foi o processo de criação e conversão de uma experiência lançada originalmente em VR para um novo modo em MR. 

14:30 Robôs são seus amigos!

Automatizando processos e ferramentas Nesta palestra com desenvolvedores da empresa Bitcake, entenda como você pode automatizar processos e ferramentas na produção de seu jogo, desenvolvendo soluções eficientes para processos complexos! A palestra abordará conceitos de Tooling, Multiplayer, Automatização e Processos. 

15:05 Canada Games: Uma Exploração do Sucesso dos Jogos do Norte 

O setor de videogames no Canadá tem uma longa história de inovação e sucesso. De costa a costa, as escolas estão gerando grandes talentos que alimentam todos os incríveis estúdios de games que criam jogos premiados, e os estúdios de som que dão vida às animações. Esta sessão será uma exploração do ecossistema de jogos canadense, desde produções AAA massivas até iniciantes independentes, instituições de treinamento e iniciativas comunitárias de base.

16:00 Pitch das Regionais Brasileiras 

As 5 melhores empresas, associadas as associações regionais de empresas de games, irão competir em uma apresentação de pitch para uma banda de jurados internacionais, o melhor ganhará o troféu de melhor pitch brazilian direct e o estande no panorama brasil 2024. 

17:05 A Nova Geração de VR e seu significado para a Indústria de Jogos 

Após mais de 6 anos do lançamento da segunda geração de equipamentos de VR novos modelos foram lançados e já criaram uma nova base instalada nunca antes imaginada.

Ressaltando o grande sucesso dos equipamentos de realidade virtual com o popular Meta Quest 2, que ultrapassou até as vendas dos consoles de nova geração com o incrível número de mais de 25 milhões de vendas. Vamos conversar um pouco sobre como podemos explorar esse mercado completamente novo. 

19:20 Cerimônia de Premiação do BIG Festival 2023 

Palco 2

10:00 Direito Autoral e IAs Generativas no Desenvolvimento de Games 

A criação de código e de conteúdos pelas IAs generativas para uso no desenvolvimento de games apresenta desafios do ponto de vista do Direito Autoral que devem ser avaliados em todas as etapas do processo produtivo.

Nesta sessão conversaremos sobre as várias nuances deste assunto que promete ser uma das novas tendências do setor. 

11:50 Expandindo sua empresa para o mercado americano: Estratégias de abertura, captação de recursos e demais questões legais e tributárias 

A palestra apresentará estratégias de internacionalização para empresas brasileiras de games que desejam expandir seus negócios para o mercado norte-americano. 

Os palestrantes vão abordar questões legais e tributárias que devem ser consideradas na hora de abrir uma empresa nos EUA. Além disso, irão compartilhar dicas sobre captação de recursos e estruturas jurídicas para esses empreendimentos. 

12:40 A estreia mundial de Martial Arts Tycoon: Brazil 

Martial Arts Tycoon: Brazil é uma produção do criador de Call of Dutty. Foto: Divulgação

Experimente a estreia de Martial Arts Tycoon: Brazil no BIG Festival. Junte-se ao diretor criativo, Chance Glasco, anteriormente co-fundador da Infinity Ward e Call of Duty, enquanto ele revela um jogo que funde o Jiu-Jitsu brasileiro com a vida na favela, enfrentando os desafios climáticos e de saúde. Esteja entre os primeiros a ver o teaser trailer e saiba como a mecânica distinta do jogo foi informada pelo trabalho global sem fins lucrativos do Adrienne Arsht-Rockefeller Foundation Resilience Center. 

13:35 PITCH @ BIG 

Cinco estúdios da América Latina competem nesta incrível sessão, apresentando seus jogos a um júri de especialistas da indústria! Quem tem o melhor jogo e, mais importante, eles conseguem nos convencer? 

14:50 Desbloqueando a Criação: Derrubando as Barreiras no Desenvolvimento de Jogos

Com muitos desafios enfrentados pela indústria de jogos, esta sessão fornecerá um curso intensivo sobre como as plataformas de conteúdo gerado pelo usuário, como Roblox, estão permitindo que uma nova geração de estúdios independentes teste, itere e lance rapidamente experiências multijogador imersivas para um público global. Exploraremos as ferramentas gratuitas disponíveis no Roblox Studio, as melhores práticas de produção e design e como os desenvolvedores podem monetizar suas criações. 

19:20 Cerimônia de Premiação do BIG Festival 2023 

Palco 3

10:00 Um Bate-papo Furioso com a Raw Fury 

Um bate-papo franco entre Pedro Zambon, Diretor da Savegame.dev e consultor veterano da indústria de jogos em políticas públicas e organizações em todo o mundo, e David Martinez, co-fundador da publisher Raw Fury sediada em Estocolmo. Apresentar projetos a publishers muitas vezes é intimidador, esta sessão abordará as complexidades da análise de mercado e os desafios de pesquisa enfrentados por estúdios pequenos e desenvolvedores independentes ao criar novas propriedades intelectuais, a fim de ajudá-los a entender como posicionar melhor seus projetos para garantir financiamento ou suporte de lançamento. 

10:35 Os Princípios para Criar Personagens Memoráveis 

Tom Bernardes, Senior Character Designer da Rovio, desvenda seu processo criativo na criação de personagens, revelando os conceitos básicos por trás do design de personagens cativantes e como os adequar às diferentes áreas do entretenimento. 

11:10 Beliche Voador e Pipeline Integrada de Game e Série Animada 

Nesta palestra, Nina Pinho, diretora de animação da Plot Kids irá destrinchar o processo de desenvolvimento do jogo Beliche Voador, onde foi utilizada uma pipeline integrada para testar a produção simultânea de fazer um jogo e uma série de animação, utilizando os mesmos assets e animações para ambos! 

11:45 A arte de juntar tudo: O papel do Tech Artist 

Nesta palestra, vamos conhecer a carreira de Tech Artist – esses magos que combinam habilidades em arte e tecnologia para criar ferramentas incríveis que ajudam os artistas a produzir trabalhos visuais impressionantes! Entenda quais são as responsabilidades e atribuições de um tech artist, o que e como desenvolvem seu trabalho, e como estes profissionais interagem com outros membros da equipe e ajudam a criar experiências imersivas e divertidas para os jogadores! 

12:40 Utilize a Tencent para Criar Jogos globais Interativos e Imersivos

Jogabilidade perfeita, elementos interativos, ambientes imersivos – essas são características de alguns dos jogos mais atraentes – jogos que levam os jogos a níveis inovadores para cativar, inspirar e oferecer entretenimento duradouro. No entanto, criar esse tipo de experiência de jogo não é tarefa fácil ; os requisitos tecnológicos incluem ampla infraestrutura e recursos, tecnologia de jogo avançada e recursos de segurança robustos.

Do Game Multimedia Engine (GME) da Tencent Cloud à sua plataforma de serviço de borda EdgeOne, a Tencent Cloud oferece uma variedade de soluções que otimizam jogos, incluindo otimização e aceleração de rede, VoIP no jogo, recursos de interação em tempo real via SDK, transcodificação líder do setor/processing e proteção de segurança abrangente. Como empresa líder mundial em jogos, a Tencent entende de jogos, e suas soluções de jogos são criadas especificamente ou adaptadas especificamente para atender às necessidades de desenvolvimento de jogos. As soluções da Tencent Cloud oferecem suporte a estúdios de jogos AAA, títulos de jogos líderes e milhares de desenvolvedores de jogos em todo o mundo. 

13:35 Compreendendo a Realidade Imersiva: Criação na Roblox 

Venha conhecer os criadores que estão construindo experiências imersivas e sociais no Roblox. Este painel consistirá em desenvolvedores e funcionários do Roblox para explorar a criação no Roblox, como atrair a atenção da comunidade em expansão de mais de 67 milhões de usuários e porque as marcas devem entrar na plataforma. 

14:30 RELAÇÕES PÚBLICAS 101: Melhores Práticas e Armadilhas 

Um painel para discutir com os participantes da mídia e explicar ao público as melhores práticas e armadilhas a serem evitadas ao chegar à imprensa durante uma campanha de lançamento. O grupo abordará como compartilhar melhor as informações do jogo e garantir a cobertura geral. Ouça os jornalistas quais são suas expectativas e entenda seu processo de seleção na hora de criar reportagens. Durante esta mesa redonda, os participantes analisarão o conteúdo e o formato de certos elementos de uma campanha de comunicação, como comunicados de imprensa, kits de imprensa, recursos de visualização/revisão. 

15:25 Jogos da Argentina: conheça os estúdios argentinos

Nesta sessão de painel, você terá a chance de conhecer incríveis estúdios argentinos de diferentes cidades da Argentina, que desenvolvem seus próprios jogos ou oferecem serviços para terceiros, bem como aqueles que oferecem serviços relacionados, como localização, traduções e música. Eles estão entusiasmados em compartilhar com vocês seus projetos mais recentes! 

16:20 Redefinindo AAA: Ação, Atitude, Adrenalina com a 3D Realms 

O experiente veterano da indústria, Justin Burnham, Chief Creative Officer da 3D Realms / Slipgate Ironworks, de propriedade da Saber, conversa com Paulo Luis Santos, da Flux Games, sobre o reboot da 3D Realms, compartilhando insights sobre o estado atual da indústria e anos passados, incluindo conselhos e lições aprendidas em suas experiências na Devolver, Good Shepherd, Skystone Games, julgamentos do IGF e muito mais. 

16:55 Mobile Game Doctor: Apenas os Jogadores que Ficam, Compram 

Em qualquer jogo Free-to-Play, os sistemas de retenção de longo prazo e de monetização estão intimamente interligados. Sistemas de monetização que dependem exclusivamente de obstáculos para impulsionar compras efetivamente trocam retenção por conversão e rapidamente desenvolvem um problema de soma zero.

Nesta apresentação, David Nixon explorará a relação entre retenção e monetização e como projetar sistemas que utilizem o valor percebido pelo jogador como a força motriz por trás do investimento do jogador. 

19:20 Cerimônia de Premiação do BIG Festival 2023 

Cerimônia de Premiação do BIG Festival 2023 

Palco The Enemy

10:00 Entrevistas com Finalistas Melhor Jogo Brasileiro 

Entrevistas com Finalistas Melhor Jogo Brasileiro 

11:45 Eu sei o que você fez no BIG passado – Alfabééto e Coinland | SpaceFrog 

Figurinhas carimbadas do BIG contam histórias e negócios que já foram feitos nas edições anteriores do BIG Festival. 

11:55 Como manter seus jogos antigos com o melhor desempenho! 

A maioria dos jogos gera a maior parte de sua receita nos primeiros anos, diminuindo ao longo do tempo antes de eventualmente desaparecer. Mas alguns jogos podem reverter essa tendência e realmente ter um desempenho melhor à medida que envelhecem. Nesta sessão, Stephen Lee compartilhará algumas estratégias utilizadas pela DECA Games para garantir que seus jogos gratuitos continuem saudáveis pelo maior tempo possível. 

12:25 Coreogeek  

Na era das dancinhas, o The Enemy quer ver quem tira o pé do chão, bate no tempo e desliza sem tropeçar. Entre danças do Fortnite e coreografias do Just Dance, prepare-se para aceitar a profecia de Gloria Estefan: o ritmo vai te pegar. 

12:30 TecToy Game Studios – Uma nova publisher 

A Tectoy Game Studios surge como a nova publicadora de jogos da gigante brasileira de tecnologia, Tectoy. Com uma visão ambiciosa e paixão pelo mercado de games, eles buscam criar experiências de alta qualidade, refletindo a criatividade e a cultura do Brasil, para jogadores nacionais e internacionais. A equipe talentosa está pronta para impulsionar o crescimento da indústria nacional de jogos. 

12:55 Behind the Game – Foundation 

Acompanhe os segredos do mundo dos jogos em Behind the Game. Descubra os bastidores da criação, mergulhe nas mentes brilhantes dos desenvolvedores e artistas, e conheça os profissionais por trás de jogos incríveis. Prepare-se para um rolê divertido e edificante pelos universos virtuais! 

13:05 DNA Brasil: Jogos com uma Pitada de Brasil  

Da rica fauna e flora de nossos diversos biomas às cenas urbanas de São Paulo, da terra do Cangaço aos pampas gaúchos, 4 estúdios brasileiros vão mostrar como seus jogos traduzem as nuances divertidas, impressionantes e coloridas do Brasil, diverso e multicultural por natureza. 

13:55 Back to Basics  

Como será que um fuzileiro de hoje se viraria em campo com um mosquete Charleville de 1700-e-guilhotina-pra-playboy? Será que o Messi matava a pau com aquelas bolas de capotão do Charles Miller? Pois é, a discussão é velha e o palco The Enemy vai tratar de resolvê-la – pelo menos no mundo dos games. Todo dia teremos estrelas de grandes equipes do eSport tentando se virar num jogo de console antigo. Aí é bom que duas coisas acontecem: 1) A gente descobre o que melhorou e piorou de lá pra cá e 2) Ninguém vai querer passar vergonha, então vai rolar meme a rodo! 

14:45 Piores Glitches 

Nosso querido Affonso Solano traz seu tempero especial para o palco The Enemy nessa atração dedicada à apresentação de cenas de jogos com glitchs, bugs ou furos. Aí, além das risadas, vamos também receber desenvolvedores para comentarem porque os bugs acontecem e o que podemos esperar de correções ou posicionamentos das softhouses

15:15 Tipspace: o lugar de quem quer jogar sério 

A Tipspace está passando por várias mudanças, desde o lançamento mais de 100.000 pessoas já fazem parte da comunidade e agora entraremos em um novo momento. 

15:25 Teoli & Savina – Uma conversa sobre produção musical para games 

O compositor brasileiro Antonio Teoli discute o processo de lançar projetos, conseguir o show e produzir música de videogame para mais de 400 jogos com empresas de todo o mundo. Teoli trabalhou em Nintendo Good Job, Sonic 30th Anniversary, The Sand Box e muitos mais. Savina Ciaramella está na produção musical há mais de 20 anos e trabalhou em franquias icônicas como League of Legends, Fortnite, Honor of Kings e Magic: The Gathering. 

16:15 Tribeca: Uma conversa com Casey Baltes 

Casey Baltes, responsável pelos jogos e experiências imersivas em um dos festivais de cinema mais prestigiados do mundo, discute como o festival está transformando o cenário cultural dos jogos e da realidade estendida (XR) no entretenimento e na mídia atualmente. Saiba mais sobre a abordagem da Tribeca em relação aos jogos e à XR e o que significa ser selecionado em um festival internacional ao lado de obras cinematográficas, de áudio e de televisão. 

16:40 Game Shark – Slink & Snatch: Tales of Thievery

Jogo ótimo, mas ninguém ficou sabendo. Essa história é tão triste quanto antiga. E é no Palco The Enemy que vamos atrás de consertar isso. Game Shark é o nosso reality no qual desenvolvedores independentes apresentam seus jogos e os  GOATs da mídia especializada decidem se gostam o bastante para escreverem um artigo detalhado a respeito da obra! 

17:15 Acelere seu jogo com o ID@Xbox

Acompanhe James Lewis, da Microsoft, nesta apresentação sobre o ID@Xbox e as maneiras pelas quais o Programa de Aceleração para Desenvolvedores está capacitando desenvolvedores sub-representados a alcançar jogadores no Xbox. 

17:50 XBOX 2 

Xbox estará presente no palco da The Enemy no segundo dia do Big Festival. Foto: Divulgação

Estamos vivendo o 16º ano do XBOX no Brasil e vamos conversar com Bruno Motta, Gerente do Xbox no Brasil,  para falar sobre essa adolescência efervescente da empresa e o que podemos esperar para o mercado nacional sob a perspectiva da Microsoft. 

18:20 Como os desenvolvedores independentes de sucesso comercializam seus jogos no PC: histórias de sucesso inspiradoras com dicas praticáveis 

Encontrar sucesso no mercado Steam pode parecer impossível, na pior das hipóteses, e confuso, na melhor das hipóteses. No entanto, Chris Zukowski estudou centenas de desenvolvedores independentes que obtiveram um tremendo sucesso. Ele compartilhará com você as ações importantes que os desenvolvedores de sucesso realizam para que você também possa melhorar suas chances de lançar um jogo de sucesso no Steam. 

19:05 BIG PING  

O late-night show que vai debater as principais notícias do que aconteceu a cada dia do BIG Festival de forma rápida, divertida e descomplicada, para você ficar sempre bem-informado. 

19:20 React to the BIG Festival Awards