Executivo revela que Sony não tem muitas franquias originais ativas

Compartilhar:

Hiroki Totoki, diretor financeiro da Sony, revela que não restam muitas franquias originais da empresa ativas, sejam jogos, animes ou filmes; entenda

Autor Henrique Cesar Mello
Henrique Cesar Mello

Publicado em 5 de Setembro de 2024, às 11h41

Captura de tela de Shadow of the Colossus. Foto: Bluepoint Games / Sony Interactive EntertainmentCaptura de tela de Shadow of the Colossus. Foto: Bluepoint Games / Sony Interactive Entertainment

Hiroki Totoki, diretor financeiro da Sony, não acha que a empresa tenha franquias suficientes que ela mesma “fomentou desde o começo”. Aliás, o executivo categorizou isso como um problema para a empresa. Pois a gigante da mídia busca rivalizar com seus concorrentes no espaço.

“Seja para jogos, filmes ou anime, não temos tantas IPs que cultivamos desde o começo. Estamos sem a fase inicial (de IPs) e isso é um problema para nós”, comentou o diretor financeiro da empresa, em entrevista ao Financial Times.

Aliás, os fãs de PlayStation rapidamente aproveitaram os comentários para relembrar franquias perdidas da empresa, como Sly Cooper, Resistance, entre outras. Mas, como alguns lembrara, Totoki estava se referindo a empresa como um todo. Vale lembrar que a Sony carece de propriedades locais na escala de Mario, por exemplo. Além de Homem-Aranha, o maior sucesso transmídia da gigante é The Last of Us, que estreou sua série com sucesso em 2023.

Marvel’s Spider-Man 2 pode ser lançado entre setembro e dezembro de 2023

Sony quer crescer

Mas, a grande questão é que a Sony priorizou a aquisição de grandes franquias, buscando se unir à Apollo para adquirir a Paramount por US$ 26 bilhões em uma negociação que acabou fracassando. Mesmo assim, espera poder continuar a desenvolver suas próprias propriedades populares.

“Seja para jogos, filmes ou anime, não temos tantas IPs que cultivamos desde o começo. Temos a tecnologia e a criação é a área em que gostamos e onde podemos contribuir mais. Ao colocar nossos esforços na criação, isso também significa que trabalharemos com parceiros no lado da distribuição. Então, acho que desenvolvemos relacionamentos muito bons com os chamados Big Tech players”, comentou Kenichiro Yoshida, como parte da entrevista.

Grandes franquias

Os jogadores já sabem que as principais franquias criadas para o mundo de videogames envolvendo a Sony. Vamos lembrar agora algumas franquias que pertencem ao PlayStation! Bloodborne, Days Gone, Ghost of Tsushima, God of War, Gran Turismo, Horizon, Infamous, LittleBigPlanet, Shadow of the Colossus, entre muitas outras. E aí, quantas você jogou?