Xbox vê receita de venda de consoles despencar, mas não está sozinha nisso

Compartilhar:

Queda de receita de hardware do Xbox cai cerca de 42% enquanto a Activison Blizzard impulsiona venda de conteúdo dos jogos

Autor Henrique Cesar Mello
Henrique Cesar Mello

Publicado em 30 de Julho de 2024, às 20h44

Consoles Xbox Series S e Series XConsoles Xbox Series S e Series X. Foto: Reprodução/ Xbox

Mais uma vez, as vendas de consoles do Xbox caíram no quarto trimestre da Microsoft. Por outro lado, as vendas de conteúdo de games dispararam novamente por conta da aquisição recente da Activision Blizzard.

Nesta terça-feira (30), a gigante da indústria divulgou seus lucros através de um relatório de receita de hardware, que mostra uma queda de 42% ano a ano. As vendas de produtos também sofreram um baque significativo ano a no de 31% no último trimestre, mesmo subindo ligeiramente (3%) no segundo trimestre, devido a uma série de descontos e promoções de fim de ano. Porém, os consoles caíram também 7% no primeiro trimestre, tendo quedas constantes.

Problemas não atingem somente a Xbox

E a Xbox está longe de ser a única empresa de consoles que vê uma queda em suas vendas. As outras fabricantes também estão sendo impactadas, como aponta um relatório recente da Circana. Além da gigante da Microsoft, Sony e Nintendo também relataram “quedas percentuais de dois dígitos” em maio de 2024.

Jogos do Xbox Game Pass, oferecido pela Microsoft. Foto: Divulgação/ Microsoft
Jogos do Xbox Game Pass, oferecido pela Microsoft. Foto: Divulgação/ Microsoft

Além disso, o Switch teve a redução mais significativa. Isso provavelmente reflete que os três consoles estão chegando ao fim de seus ciclos de vida e confirma tendências cíclicas normais dentro da indústria dos games. Por isso, a Xbox já confirmou que um hardware da ‘próxima geração’ estaria em desenvolvimento, expressando os planos de compartilhar mais informações sobre ele durante a temporada de férias.

A receita dos jogos

Já a receita envolvendo os jogos, parece estar indo mais do que bem quando se tratam de comparações ano a ano. Além disso, até mesmo estabelece recordes trimestrais após representar um aumento de 44%. Mas, isso se deve na maioria ao impulso oferecido pela compra da Activision Blizzard, com os números disparando após a chegada da desenvolvedora e a fusão resultou em 48 pontos de impacto líquido.

Entretanto, por outro lado, a receita de conteúdo e serviços da Xbox se saiu melhor, aumentando 61% ano a ano. Além disso, teve 58 pontos de impacto líquido. No geral, a divisão More Personal Computing da Microsoft (que inclui o console e outros segmentos, como o Windows), gerou US$ 15,9 bilhões em receita, um aumento de 14% ano a ano.