Literatura Fantástica | Conheça 5 autores de fantasia nacional

Compartilhar:

Com obras na lista das mais vendidas, esses autores são a prova de que temos fantasia de primeira sendo produzidas no Brasil

Autor Rita Caló
Rita Caló

01/02/2024, 23:34

Esses cinco são alguns dos vários expoentes da fantasia nacional atualmente. | Imagem: Reprodução.Esses cinco são alguns dos vários expoentes da fantasia nacional atualmente. | Imagem: Reprodução.

Muito se fala sobre livros de fantasia que fazem sucesso mundialmente, mas mergulhados nessa bolha poucos conhecem o material que temos por aqui. A literatura fantástica brasileira tem vivido uma era de florescimento, enriquecendo o cenário literário com narrativas cativantes e imaginativas que transcendem os limites da realidade.

Listaremos abaixo 5 autores com diversas obras publicadas, que vão desde alta fantasia, terror, afrofuturisto e fantasia urbana, confira:

Eduardo Spohr

Spohr é jornalista e fã assumido de RPG. | Imagem: Reprodução

Integrantes esporádico do NerdCast, o autor ganhou destaque principalmente com seu livro “A Batalha do Apocalipse”, publicado em 2010. Essa obra épica mistura elementos de fantasia, mitologia e teologia em uma narrativa que envolve anjos, demônios e batalhas cósmicas.

Com uma narrativa envolvente e trama complexa, seu primeiro romance se tornou um best-seller nacional e consolidando Spohr como um autor influente no cenário da literatura fantástica brasileira.

Em “A Batalha do Apocalipse” temos a apresentação de um mitologia totalmente criada pelo autor, inspirado em obras como “Anjos Rebeldes”, “Deuses Americanos” e até “Cavaleiros do Zodíaco”, além de um forte teor mitológico e influência de RPG. A trilogia “filhos do do Éden” veio logo depois, expandindo ainda mais seu universo e retratando os bastidores da Guerra Celestial do primeiro livro.

Atual está trabalhando em uma série de romance histórico baseado a vida de São Jorge, que ja conta com dois livros “Santo guerreiro: Roma invicta” e “Santo guerreiro: Ventos do norte”.

André Vianco

Os romances de Vianco vão de horror até a ficção cientifica. | Imagem: Reprodução

André Vianco é escritor, roteirista, dramaturgo e diretor, foi um dos primeiros autores brasileiros de horror e fantasia a ganhar destaque no país. Iniciou sua carreira de forma independente, auto publicando seus primeiros livros. Sua abordagem inovadora e a busca por alternativas na divulgação de suas obras contribuíram para que ele ganhasse visibilidade.

Atualmente com mais de 20 obras publicadas, seu primeiro romance foi  “O Senhor da Chuva”, publicado em 1998. Em 1999 lançou “Os Sete”, que foi seu primeiro best-seller, seguido pelo livro “Sétimo” e pela trilogia “O Turno da Noite”, além da prequel em quadrinhos “Vampiros do Rio Douro”, em dois volumes.

Além de sua atuação como escritor, André Vianco participa ativamente de eventos literários, mantém presença nas redes sociais e é reconhecido por seu apoio à auto publicação e ao empreendedorismo literário.

Raphael Draccon

Draccon atualmente trabalha com a DC. | Imagem: Reprodução

Raphael Draccon foi muito importante para a expansão do gênero de fantasia no país, iniciou a carreira como escritor em 2007 com série de livros “Dragões de Éter”.

Em sua saga inicial nos apresenta um mundo de magia, criaturas místicas e aventuras épica, combinando elementos de fantasia e contos de fadas com referências a diversas mitologias.

Trabalhou em diversos projetos e foi responsável pela indicação das obras de George R. R. Martin ao grupo Leya BR, possibilitando a publicação no Brasil. Também é roteirista e conta com trabalhos como “Supermax” (Globo), “O escolhido” e “Cidade Invisível”( ambas da Netflix).

Com mais de 10 obras publicadas, recentemente lançou um quarto romance de sua primeira saga intitulado “Dragões de Éter: Estandartes de Névoa “. Draccon mora em Los Angeles com sua esposa Carolina Munhóz, que também é escritora, e atualmente se aventuram nos quadrinhos como roteirista da DC.

Leonel Caldela

Leonel é conhecido por suas história de fantasia com muito gore. | Imagem: Reprodução JovemNerd.

Leonel Caldela é um autor que tem conquistado leitores não apenas pela qualidade de suas histórias, mas também pela habilidade em criar mundos complexos e personagens que ressoam com o público. Iniciou a carreira como escritor do universo de RPG brasileiro “Tormenta” criado pela equipe da revista Dragão Brasil.

O autor ficou conhecido por seus trabalhos como mestre em jogos de RPG e colaborando em dois dos maiores financiamentos coletivos do país, trabalhando como escritor na expansão desses universos ficcionais.

Atualmente suas obras transitam entre fantasia, como os livros de “A lenda de Ruff Ghanor” e os situados no universo de Tormenta, mais recentemente “A Flecha de Fogo”, e terror tal qual em “O Evangelho do Exorcista”. Além de seu trabalho em colaboração com Deive Pazos (Azagal) em “Ozob: Protocolo Molotov” que é voltado para o cyberpunk.

Ale Santos

Ale Santos criou em seus livros um universo afrofuturista baseado na realidade brasileira. | Imagem: Reprodução

Conhecido por suas narrativas que juntam ficção científica e cultura afro-brasileira, Ale Santos retrata em sua histórias questões sociais e políticas, além de temas como afrocentricidade, ancestralidade e resistência.

Iniciou sua carreira de escritor representando o Brasil na antologia de sci-fi “Cautions, Dreams & Curiosities: The Tomorrow Project em 2013. Seu primeiro livro “Rastros de resistência: Histórias de luta e liberdade do povo negro” foi lançado em 2019 e de cara foi indicado ao prêmio Jabuti. Nele ele retrata a história do povo negro de maneira não ficcional.

Logo depois de dedicou a ficção cientifica com “O Último Ancestral” em mitologias africanas e no cenário de desigualdade social e racial brasileiro como inspiração, com ele foi finalista tanto do CCXP Awards como do Prêmio Jabuti. Recentemente lançou “A malta indomável “ que segue no universo criado anteriormente mas com outros personagens. O universo criado em seus livros está sendo adaptado para RPG.

Além disso Ale Santos também trabalhou como roteirista na  HQ La Bestia” para a série de livros Assassin’s Creed: Visionaries.


Mais sobre hqs e livros

Ver mais
Comic Con Experience. Foto: Divulgação

Dicas para aproveitar ao máximo a CCXP 2023

Faltando poucos dias para o evento, confira algumas dicas que podem ajudar você a aproveitar melhor o evento

Continue lendo
Por meio das redes sociais o rapper comemorou a realização de mais um sonho. | Imagem: Divulgação

Soundtrack | HQ de Rashid e Guilherme Match será lançada na CCXP23

A história da HQ aborda reflexões sobre o impacto da música na mente e na vida, destacando como as melodias podem estabelecer conexões e abrir novos horizontes

Continue lendo
Geoff Johns. Foto: Divulgação

‘Geoff Johns’ é confirmado na CCXP 2023

O lendário autor compartilhará insights sobre sua inovadora empresa de mídia e o disruptivo selo Ghost Machine, prometendo transformar o universo dos quadrinhos.

Continue lendo
Léa Murawiec. Foto: Divulgação

Quadrinista Léa Murawiec, criadora de ‘O Grande Vazio’, estará na CCXP

Artista virá ao Brasil pela primeira vez e estará no evento todos os dias no espaço da editora Comix Zone

Continue lendo