Conheça outros trabalhos de Carlos Saldanha, criador de Cidade Invisível 

Compartilhar:

Segunda temporada de Cidade Invisível chega nesta quarta-feira (22), na Netflix; confira outros trabalhos do diretor

Autor Karla Beatryz
Karla Beatryz

Publicado em 21 de Março de 2023, às 21h52

Carlos Saldanha e Marco Pigossi nos bastidores de Cidade Invisível - Foto: Reprodução/NetflixCarlos Saldanha e Marco Pigossi nos bastidores de Cidade Invisível – Foto: Reprodução/Netflix

A segunda temporada de Cidade Invisível estréia nesta quarta-feira (22), na Netflix. A produção foi considerada um dos maiores sucessos nacionais da plataforma, chegando ao Top 10 das atrações mais vistas do serviço em mais de 40 países, no ano de lançamento. O sucesso foi criado pelo carioca Carlos Saldanha, conhecido internacionalmente por diversas animações. 

Nascido no Rio de Janeiro, Carlos Saldanha se mudou para Nova Iorque há cerca de 30 anos, para estudar. O cineasta começou a carreira no exterior, dirigindo o filme “A Era do Gelo” (2002). Ele continuou fazendo sucesso com outras animações, se tornando um dos grandes nomes da animação mundial. 

Pensando nisso, reunimos um guia dos principais trabalhos de Carlos Saldanha, para quem quiser conhecer mais sobre a carreira do criador de Cidade Invisível. Confira a seguir: 

Saga “A Era do Gelo”

Em 2002 chegava aos cinemas “A Era do Gelo”, animação que foi indicada ao Oscar e arrecadou quase R$ 400 milhões em bilheterias, em todo o mundo. O filme era protagonizado por um grupo inusitado: um mamute, um tigre dentes-de-sabre e uma preguiça gigante, que se uniram para proteger uma criança encontrada na neve. O sucesso foi tão grande que rendeu cinco continuações. 

A direção de Carlos Saldanha, porém, se limitou apenas aos três primeiros filmes. O cineasta continuou acompanhando as animações na produção executiva. Ao todo, a franquia de “A Era do Gelo” já arrecadou cerca de 3,2 bilhões de dólares. 

Rio e Rio 2 

A duologia que apresentou a fauna e a flora do Rio de Janeiro para crianças de todo o mundo, também foi um dos maiores sucessos de Carlos Saldanha. O musical divertido e colorido aborda uma questão sensível: o tráfico de animais silvestres no Brasil. O filme acompanha a história de uma arara-azul, chamada Blu, que é capturada enquanto filhote, e levada para a ilha de Minnesota, nos Estados Unidos. No decorrer da história, Blu precisa voltar ao Brasil para conhecer Jade, para formarem o último casal da espécie. 

Três anos após o sucesso do primeiro filme, Saldanha lança Rio 2, levando a família de arara-azul do Rio de Janeiro para a Amazônia. O segundo filme aborda o desmatamento na Floresta Amazônica e consequentemente a extinção dos animais da região. No Brasil, o primeiro filme bateu recorde de bilheteria, e arrecadou mais de R$ 13,5 milhões nos três primeiros dias de lançamento, já nos Estados Unidos, o primeiro filme arrecadou 484,6 milhões de dólares. A sequencia não ficou atrás, arrecadando 498,8 milhões de dólares nos Estados Unidos. 

Robos 

A animação lançada em 2005 conta a história de Rodney Lataria, um jovem robô que sonha em ser inventor como o grande ídolo, O Grande Soldador. O filme consegue retratar questões sobre o capitalismo selvagem, consumismo e questões de idealismo, sem deixar de lado o ritmo engraçado e divertido. Carlos Saldanha conseguiu reunir diversas críticas sociais em uma animação futurista de um mundo habitado apenas por máquinas. 

Nesta produção, Saldanha foi vice-diretor. O filme liderou a bilheteria nos Estados Unidos no período de lançamento e arrecadou $ 262,5 milhões de dólares. 

O Touro Ferdinando 

Baseado no livro infantil “O Touro Ferdinando”, de Munro Leaf, a animação – com o mesmo nome – foi lançada em 2017, e conta a história de um touro que não gosta de brigas, mas de flores. O filme foi considerado uma das melhores adaptações da obra original para os cinemas, e arrecadou $ 296,1 milhões de dólares. 

 No filme, nós acompanhamos Ferdinando, um touro tímido que foge após a morte do pai, para viver uma vida tranquila em uma pequena fazenda. Assim como os outros trabalhos de Saldanha, a produção não deixa de trazer uma mensagem reflexiva, aliada ao roteiro leve e divertido, e neste caso, aborda os maus tratos contra os animais e principalmente as touradas, um dos maiores exemplos de crueldade da atualidade.

Leia também: O que você precisa saber antes da 2ª temporada de Cidade Invisível

Em entrevista na A Gazeta, Saldanha disse que buscava uma produção em live-action, após dirigir o curta “Rio, Eu Te Amo!”, e agarrou a oportunidade de fazer Cidade Invisível. A segunda temporada da série estréia nesta quarta-feira (22), na Netflix. 

VEJA MAIS

Sombra e Ossos: entenda as classes e os poderes dos Grishas 

Crítica | The Mandalorian – S03E03 – Capítulo 19

Hogwarts Legacy: Conheça as montarias e saiba como desbloqueá-las