Caveira com chapéu e tapa olho e escrito GeekShip ao lado
lupa

Sombra e Ossos: entenda as classes e os poderes dos Grishas 

Compartilhar:

Pessoas com habilidade de manipular elementos da natureza e corpo humano fazem parte da mitologia de Sombra e Ossos; entenda as classes

Autor Karla Beatryz
Karla Beatryz

15/03/2023, 20:21

Alina, General Kirigan e outros Grishas, no Pequeno Palácio - Foto: Divulgação/Netflix
Alina, General Kirigan e outros Grishas, no Pequeno Palácio – Foto: Divulgação/Netflix

A segunda temporada de Sombra e Ossos estréia na Netflix nesta quinta-feira (16), e reúne novamente o universo de Ravka e os diversos poderes dos seus habitantes, os Grishas. Essas pessoas nascem com habilidades que os permite manipular desde elementos da natureza até o corpo humano. Entenda a seguir quem são os portadores da pequena ciência: 

Os Grishas

Os Grishas são pessoas com habilidades místicas, mas não denominam seus poderes como magia, e sim, como Pequena Ciência, uma expansão do mundo natural. As habilidades dos Grisha se manifestam ainda durante a infância, e para saber quem nasce com tal habilidade, existe um grupo de responsáveis por testarem as crianças de Ravka. 

Após serem identificadas, as crianças são levadas ao Pequeno Palácio para receber treinamento adequado. Lá, os Grishas são divididos em três ordens, de cores diferentes, pelo tipo de habilidade. Os Etherealk são conhecidos como “Ordem dos Conjuradores”, por conseguiram manipular elementos naturais e são representados pela cor azul. Os Corporalki, são chamados de como “A Ordem dos Vivos e dos Mortos”, pela capacidade de manipular o corpo humano e usam a cor vermelho. Já os os Materialki, são classifivados como “Ordem dos Fabricadores”, pelo poder de manipular materiais como aço, vidro e produtos químicos e usam a cor roxa. 

Grishas reunidos no Pequeno Palácio - Foto: Divulgação/Netflix -
Grishas reunidos no Pequeno Palácio – Foto: Divulgação/Netflix

Existe ainda a classe dos Grishas especiais. Nesse grupo existem os Alfaiates, conhecidos pela capacidade de mudar a aparência de uma pessoa. Em Sombra e Ossos, a única Alfaiate usa a cor creme, por estar em serviço do rei. Outros Grishas raros são os Invocadores, com poder de invocar as sombras ou a luz do sol. 

Tipos de Grishas

Invocador do Sol 

Alina Starkov, invocadora do Sol.
Alina Starkov, invocadora do Sol – Foto: Divulgação/Netflix

Os conjuradores do Sol são um tipo Etherealki extremamente raro, e possui a capacidade de invocar a própria luz do sol. Alina Starkov é a única conjuradora do Sol conhecida, e considerada uma santa por possuir tamanho poder. Ela pode dobrar e manipular a luz, incluindo o calor do sol. Seu poder começa a ser explorado na primeira temporada de Sombra e Ossos, como uma das únicas maneiras de destruir a Dobra. 

Alina é considerada a contraparte de um conjurador das sombras. Com seu poder, ela consegue aquecer o ambiente ao redor, iluminar um dia escuro ou obliterar a escuridão. Caso consiga focar o seu poder, como um invocador das Sombras, a Invocadora do Sol é capaz de criar o Corte, uma habilidade de ataque considerara rara. 

Invocador das Sombras 

General Kirigan e Baghra, invocadores das sombras
General Kirigan e Baghra, invocadores das sombras – Foto: Divulgação/Netflix

Os conjuradores das sombras são uma classe de Etherealki extremamente rara, e os poderes permitem invocar a escuridão e manipular as sombras. O General Kirigan (Bem Barnes) e Baghra (Zoë Wanamaker), mãe de Kirigan, são os únicos conhecidos com tal habilidade. Eles conseguem camuflar um ambiente com escuridão total, usar as sombras para envolver o rosto humano e cega-lo, e solidificar as sombras como uma lâmina, para realizar o Corte. 

A mãe de Kirigan, Baghra, foi a primeira invocadora das sombras conhecida, mas seu filho é conhecido como o mais poderoso dos Grisha. 

Hidros 

Manipulador do ar, em Sombra e Ossos - Foto: Divulgação/Netflix
Manipulador do ar, em Sombra e Ossos – Foto: Divulgação/Netflix

Os manipuladores de água, conhecidos como Hidros, são um dos principais tipos de Etherealki. Eles possuam capacidade de convocar ondas, acalmar águas agitadas e até puxar água do ar. Apesar de não serem muito explorados na série “Sombra e Ossos”, os Hidros conseguem transformar água em gelo ou inundar cidades inteiras.

Inferni 

Manipuladora do fogo, em Sombra e Ossos - Foto: Divulgação/Netflix
Manipuladora do fogo, em Sombra e Ossos – Foto: Divulgação/Netflix

Os controladores de fogo, como o nome sugeri, fazem parte dos principais tipos de Etherealki. São capazes de invocar gases como metano e hidrogênio, mas precisam de algum objeto para criar uma faísca que gerará chamas. Eles frequentemente são usados de forme ofensiva, seja em batalha  ou contra os monstros da Dobra. Na prática, após a criação das chamas, eles são capazes de de controlar o fogo como bem entenderem. 

Aeros 

Zoya nazyalensky, manipuladora do ár - Foto: Divulgação/Netflix
Zoya nazyalensky, manipuladora do ár – Foto: Divulgação/Netflix

Fechando a classe dos Etherealki, os manipulares de ar, conseguem usar a pressão do ar para controlar velas de um navio, empurrar os esquifes de areia e atirar objetos e pessoas. Eles possuem, ainda, a capacidade de manipular a acústica através do ar, criando silêncio ou permitindo que o som viaje mais longe. Os mais habilidosos podem convocar relâmpagos e raios, mas raramente os usam. 

Sangradores 

Nina Zenik, Grisha Sangradora, em Sombra e Ossos - Foto: Divulgação/Netflix
Nina Zenik, Grisha Sangradora, em Sombra e Ossos – Foto: Divulgação/Netflix

Sendo os tipos de Corporalki mais representados na série Sombra e Ossos, os Sangradores são uma espécie de Grichas que podem manipular o corpo de uma pessoa. Por suas capacidades, os Sangredores são temidos por outras pessoas. Eles conseguem alterar o ritmo do batimento cardíaco, e afetar órgãos, produzir hormônios, retardar a cura ou influenciar as emoções. Geralmente são treinados para causar dano, mas também podem aprender a curar e auxiliar em batalha. 

Curandeiros 

Grishas da classe Corporalki, em Sombra e Ossos - Foto: Divulgação/Netflix
Grishas da classe Corporalki, em Sombra e Ossos – Foto: Divulgação/Netflix

Sendo o oposto dos Sangradores, os Curandeiros completam a classe Corporalki, sendo capazes de curar e consertar ferimentos. São importantes em batalha e quando alguém corre risco de morte. Eles são capazes de consertar ossos quebrados, fechar cortes, curar danos internos e outros tipos de ferimento. 

Alfaiates 

Genya Safin, Grisha Artesã, em Sombra e Ossos - Foto: Divulgação/Netflix
Genya Safin, Grisha Artesã, em Sombra e Ossos – Foto: Divulgação/Netflix

Apesar de serem extremamente raros, os Alfaiates ainda são Grishas que compõem a classe dos Corporalki, com características dos Materialki. Em Sombra e Ossos a única Alfaiate conhecida é Genya Safin. Ela é capaz de mudar a aparência de uma pessoa, incluindo as cores e as texturas dos materiais. Os mais habilidosos conseguem mudar o rosto inteiro de uma pessoa. 

Durastes 

David, Grisha da classe Duraste, em Sombra e Ossos - Foto: Divulgação/Netflix
David, Grisha da classe Duraste, em Sombra e Ossos – Foto: Divulgação/Netflix

Conhecidos também como Fabricadores, os Durastes fazem parte da classe de Materialki. Eles têm influência sobre uma enorme variedade de metais, e conseguem manipular sólidos em nível molecular. Suas habilidades incluem vidro, pedras, aço, metais e até materiais naturais, como madeiras e plantas.  Pelo domínio sobre os materiais, os Durastas também conseguem mover objetos pelo ar, absorver materiais do corpo de uma pessoa e fazer uma árvore crescer ou criar armas praticamente inquebráveis. 

Alquimistas 

Finalizando a classe dos Materialki, os Alquimis também são conhecidos como Fabricadores. Eles são especialistas em produtos químicos, como misturas explosivas e venenos. Os Alquimistas possuem a capacidade de alterar a manipular qualquer produto químico, pós e matérias não sólidas, mas assim como os Durastes, conseguem manipular a matéria sólida. Na segunda temporada de Sombra e Ossos, os Alquimistas serão mais explorados.

Leia também: 9º Episódio de The Last of Us: o mundo morre, mas você não 

Conheça mais sobre os Grishas na segunda temporada de “Sombra e Ossos”, série exclusiva da Netflix.

Assista o trailer da segunda temporada:

Compartilhar: