Crítica | 2ª Temporada de Sombra e Ossos desenvolve relacionamentos dos Corvos

Compartilhar:

Relacionamento do grupo liderado por Kaz brekker amadurece e evolui em nova temporada

Autor Karla Beatryz
Karla Beatryz

Publicado em 16 de Março de 2023, às 20h34

Os Corvos reunidos, em Sombra e Ossos - Foto: Divulgação/NetflixOs Corvos reunidos, em Sombra e Ossos – Foto: Divulgação/Netflix

A segunda temporada de Sombra e Ossos se aprofunda no relacionamento dos Corvos, grupo liderado por Kaz Brekker. Eles são apresentados na primeira temporada, e recebem a missão de levar Alina Starkov de Ravka para Ketterdam – capital de Kerch e local onde parte dos episódios acontece. 

O texto a seguir contém spoilers da segunda temporada de Sombra e Ossos: 

Durante a primeira temporada, somos apresentados a gangue de Kaz Brekker, composta por Jesper Fahey (Kit Young) e Inej Ghafa (Amita Suman). O trio vive em Ketterdam, e possui uma trama independente a história de Alina e o General Kirigan. O destino deles acaba se cruzando com o de Alina no decorrer de temporada, e eles precisam enfrentar o Darkling no último episódio. 

– Isso acontece pois a série de Netflix adapta a duologia Six Of Crows junto com a trilogia do Grishaverso – 

Durante os acontecimentos do primeiro ano de Sombra e Ossos, também acompanhamos a história de Nina Zenik (Danielle Galligan) e Matthias Helvar (Calahan Skogman). Dois personagens de universos completamente diferentes mas que se encontram em uma embarcação após Nina ser raptada. O barco acaba naufragando e Nina precisa salvar a vida de Matthias. No decorrer da temporada, eles aprendem a confiar um no outro. 

No último episódio, os cinco Corvos – que ainda não se conhecem – estão juntos na mesma embarcação que Alina e Mal, com destino a Novyi Zem. E assim termina a primeira temporada de Sombra e Ossos. 

Nina, Kaz, Inej, Jesper e Wylan, reunidos no telhado de um prédio, na segunda temporada de Sombra e Ossos - Foto: Divulgação/Netflix
Nina, Kaz, Inej, Jesper e Wylan, reunidos na segunda temporada de Sombra e Ossos – Foto: Divulgação/Netflix

Logo no primeiro episódio da segunda temporada, conhecemos, enfim, o último integrante do grupo, Wylan Hendriks (Jack Wolfe), um rapaz especializado na criação de bombas e elementos químicos. Ainda no primeiro episódio Nina também se encontra com Inej e se oferece para ajudar o grupo, desde que eles a ajudem a resgatar Matthias da prisão Hellgate. 

Wylan Hendriks e Nina Zenit, novos integrantes dos Novos - Foto: Divulgação/Netflix
Wylan Hendriks e Nina Zenit, novos integrantes dos Corvos – Foto: Divulgação/Netflix

Minha expectativa era que finalmente os seis Corvos pudessem estar juntos em cena, porém nosso fjerdano passa toda a segunda temporada na prisão. Isso não impede que a trama explore seu relacionamento com Nina, através de flashbacks e o constante questionamento de se apaixonar por um Grisha, ação que vai contra seus costumes. 

Matthias Helvar, preso em Hellgate - Foto: Divulgação/Netflix
Matthias Helvar, preso em Hellgate – Foto: Divulgação/Netflix

Agora com os cinco integrantes reunidos, com a missão de recuperar o Crow Club, os relacionamento entre os Corvos é aprofundado, mostrando suas fragilidades, e como todos são essenciais para o funcionamento do grupo. 

Temos dois relacionamentos sendo desenvolvidos, simultaneamente, sendo Kaz e Inej, com duas personalidades fechadas e reservadas, com dificuldade de admitir seus sentimentos. Em contrapartida, temos Jesper e Wylan, um respiro no meio de tanta coisa dando errado. O casal é desenvolvido de forma leve, sincera e, ao contrário de Kaz e Inej, fazem questão de falar sobre seus sentimentos e sempre demonstra-los. 

Nina segue sozinha, na expectativa de libertar Matthias, mas assim como ele, a distância permite que ela enxergue o que sente por ele, e não deixará duas culturas diferentes – e uma prisão – impedirem seu amor de florescer. 

Desde o primeiro ano de Sombra e Ossos, o arco dos Corvos sempre me cativou mais do que o de Alina, protagonista da série. Na minha percepção os personagens tem mais camadas, mais carisma, e mais problemas que precisam ser resolvidos, o que me conquistou no decorrer das duas temporadas. 

Expansão do Grishaverso 

O showrunner de Sombra e Ossos, Eric Heisserer, disse em entrevista à EW que está desenvolvendo um derivado sobre os Corvos, usando como base o livro Sim of Crows: Sangue e Mentiras. “Uma das razões, não todas, pelas quais tive o privilégio de trabalhar com Daegan Fryklind como co-showrunner na segunda temporada é que eu estava ocupado liderando a sala dos roteiristas de Six of Crows, o spin-off”, explica. 

Artistas que interpretam os Corvos em Sombra e Ossos - Foto: Divulgação/Netflix
Artistas que interpretam os Corvos em Sombra e Ossos – Foto: Divulgação/Netflix

A nova produção ainda não foi aprovada pela Netflix, e o spin-off focado nos Corvos – personagens favoritos desta redatora – irá depender do desempenho da segunda temporada de Sombra e Ossos. 

As duas temporadas de Sombra e Ossos estão disponíveis na Netflix. 

VEJA MAIS: