Crítica | The Mandalorian – S03E03 – Capítulo 19

Compartilhar:

Um ótimo episódio que expande ainda mais o universo de Star Wars. Isso tudo ainda mostrando um norte para os Mandalorians.

Léo Fuita

Publicado em 20 de Março de 2023, às 15h39

Crítica | The Mandalorian – S03E03 – Capítulo 19Foto: Divulgação

Depois de um segundo episódio bem morno, finalmente tivemos algo interessante na história dentro de Mandalorian. Começamos com uma ótima batalha em que Bo-Katan e Din-Djarin lutam contra naves imperiais e que termina com a destruição da casa em que ela morava. O que leva eles atrás do resto dos mandalorians que estão refugiados.

Depois, assim como em outras séries de Star Wars, temos uma total mudança de foco para outro núcleo em Coruscant. Dr Pershing está falando sobre a sua pesquisa para a burguesia do planeta, tentando vender a sua importância mesmo depois de cair dentro do programa de anistia da Nova República, onde antigos colaboradores do Império começam um programa para se tornarem cidadãos desse novo governo.

Lá ele encontra com uma companheira da nave onde ele estava alocado, Elia Kane. Onde os dois protagonizam uma pequena exploração de Coruscant, algo que não vimos tanto em outros filmes e séries, e onde eles falam também sobre a sua pesquisa. Fazendo com que o cientista fique com vontade de continuá-la, mesmo que para isso ele possa estar quebrando algumas regras do programa que faz parte.

Fonte: Disney+ / Reprodução

Os dois vão a uma nave imperial para conseguir os materiais necessários para que ele continue sua pesquisa, porém, ao sair, é traído por Elia e levado a um centro de ‘tratamento’ para que sua memória seja apagada. O que é piorado ainda mais porque a nova antagonista aumenta a intensidade do ‘tratamento’ e assim temos o fim dessa parte.

Ao final voltamos a Din Djarin e Bo-Katan, porém agora no esconderijo do resto da seita que o primeiro faz parte. Lá eles são admitidos novamente pela seita e, mesmo Bo-Katan, começam uma nova jornada, agora com outros companheiros mandalorians.

Se nos dois primeiros episódios fica um pouco complicado ver o que eles querem, aqui eu já fico mais tranquilo com o futuro da série. Tanto pelo pouco tempo dos mandalorians, que consegue nos colocar em uma linha para o que parece ser o reestabelecimento do planeta deles, quanto para essa outra parte que mostra mais as burocracias dentro do universo Star Wars.

Esse é o tipo de coisa que eu mais gosto nas séries desse universo. A maneira como eles conseguem mostrar que, mesmo com o Império sendo uma página virada, ainda existem problemas e contradições incríveis nessa sociedade. Parecendo sim algo muito mais ‘humano’ à primeira vista, com o programa de anistia, mas que por baixo dos panos parece utilizar de alguns dos métodos não tão éticos que o Império utilizava.

Um ótimo episódio e que expande ainda mais o nosso entendimento sobre o universo de Star Wars. Nos mostrando coisas novas, personagens novos e nos deixando com uma pulga atrás da orelha para o futuro até mesmo de toda aquela sociedade. Gostei bastante e, acredito, que possa ser um bom norte para o resto dessa série que os fãs tanto gostam.