Crítica | The Mandalorian – S03E08 – Capítulo 24 – Final

Compartilhar:

Um final corrido, mas que ainda consegue nos divertir e deixar o fã das animações muito mais feliz do que ele achava que poderia estar.

Autor Léo Fuita
Léo Fuita

Publicado em 20 de Abril de 2023, às 15h15

Crítica | The Mandalorian – S03E08 – Capítulo 24 – FinalFoto: Divulgação

A minha dúvida no penúltimo capítulo de Mandalorian foi bem respondida nesse último episódio. Começamos com Grogu salvando Din Djarin, para então R-5 conseguir a planta da base de Moff Gideon e eles irem atrás do vilão na sala de comando.

Axe Wolves manda todos os mandalorianos de volta para o planeta de Mandalore, enquanto ainda fica lutando na grande nave contra os bombardeiros e as naves do Império.

Din Djarin destrói os clones de Moff Gideon, que estavam antes da sala de comando, para então o vilão nos explicar que estava tentando isolar a força como algo replicável nesses clones dele. Eles lutam e os executores vão atrás de Grogu, enquanto todos os mandalorianos entram na base para lutar contra os imperiais de armadura.

Grogu e Din Djarin tem uma luta interessante com os executores. Enquanto isso Bo Katan, que substituiu Din na batalha contra Moff Gideon, acaba perdendo o sabre negro, destruído pelo seu oponente. Porém Axe, que estava na grande nave acima da atmosfera, a leva para dentro do planeta para jogá-la em chamas na base imperial.

The Mandalorian / Reprodução / Disney+

Com a explosão a maioria dos mandalorianos saem da base, porém Moff Gideon, Din Djarin, Bo Katan e Grogu continuam batalhando. Gideon morre no fogo que a nave causa ao bater na base imperial, mas Grogu, utilizando da força, salva os outros dois da morte iminente.

Os mandalorianos reascendem a forja e tem agora sua Mandalore de volta. Din Djarin volta a ser um mercenário e, com Grogu como seu aprendiz, recupera mais um novo robô IG e vai para Nevarro. Lugar onde ele ganha uma casa e termina a temporada com Grogu lá, agora esperando por novas aventuras agora longe de grandes questões do universo de Star Wars.

The Mandalorian / Reprodução / Disney+

Fica muito claro, principalmente depois desse último episódio, que essa série não teve o tempo suficiente para mostrar tudo que queria mostrar. Não sei se por causa dos próprios diretores e roteiristas ou por influência externa, mas é muito fácil ver que isso aconteceu.

Nos últimos episódios tivemos muitos acontecimentos. Em sua maioria todos importantes e que, talvez, se tivessem mais tempo de tela poderiam ter sido muito mais impactantes do que foram. Um problema que fica ainda mais claro nesse último episódio, que como você leu acima, teve muita coisa diferente acontecendo e tudo isso em apenas 40 minutos.

É uma boa temporada, porém não chega aos pés da segunda, que na minha opinião é a melhor. Tanto por causa dessa rapidez que muitos conflitos precisavam ser resolvidos, quanto por conta de personagens como o próprio Grogu só fazerem sentido dentro da narrativa justamente agora no último episódio.

Ainda gosto bastante porque, querendo ou não, é uma temporada que coloca personagens importantes no mundo live action, e também amplia ainda mais o universo para o que aconteceu depois da Nova República surgir. Me parece mais uma temporada para o fã mais hardcore, que viu as animações, do que para quem acompanha a série de forma mais descompromissada, mas acho que ainda consegue fazer o principal que esse tipo de série quer fazer: nos divertir.

Série: The Mandalorian – 3ª temporada
Distribuído pela: Disney+
Episódios: 8
Nota: 07/10