Quem é Ulf, o Branco, em House of the Dragon?

Compartilhar:

Descubra quem é Ulf, o Branco, na segunda temporada de ‘House of the Dragon’ e o papel dele na Dança dos Dragões

Autor Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa

04/07/2024, 17:00

Ulf, o Branco no segundo episódio de House of the DragonUlf, o Branco no segundo episódio de House of the Dragon. Foto: Divulgação

Que surpresa foi conhecer um bastardo Targaryen no episódio desta semana de House of the Dragon – ou pelo menos é o que ele diz.

Em “The Burning Mill“, Ulf, o Branco (Tom Bennett), faz sua estreia em uma cena ambientada em uma taverna em King’s Landing, contando a um grupo de amigos sobre sua herança.

A história toda é muito estranha e não parece convencer os homens com quem ele está falando, mas voltando a ‘Fire & Blood’, de George R.R. Martin, há alguma verdade nisso.

Se você não gosta de spoilers, é melhor evitar a leitura, pois falaremos sobre ele hoje.

Ulf, o Branco, é uma semente de dragão durante a Dança dos Dragões

Primeiramente, vale lembrar que o episódio desta semana não é a primeira aparição de Ulf, o Branco, em House of the Dragon. Ele já apareceu no episódio da semana passada. Na ocasião, ele é o homem que tropeça nos caçadores de ratos pendurados na frente da Fortaleza Vermelha.

Ulf, o Branco, tropeça nos caçadores na Fortaleza Vermelha.
Ulf, o Branco, tropeça nos caçadores na Fortaleza Vermelha. Foto: Divulgação

Ulf explica que ele é o filho bastardo do Príncipe Baelon, o Bravo, que era filho do Rei Jaehaerys, o Conciliador, e, portanto, meio-irmão do Rei Viserys e do Príncipe Daemon.

Ele também fala orgulhosamente sobre como sua suposta sobrinha, Rhaenyra Targaryen, é a verdadeira rainha, e quando as pessoas zombam dele por não se parecer com seus supostos meio-irmãos, ele também menciona que o Príncipe Jacaerys Velaryon não tem o cabelo prateado dos Targaryen.

Ulf também afirma ser uma semente de dragão, um termo usado nos livros para descrever potenciais cavaleiros de dragão que podem ter sangue Targaryen.

Essa é definitivamente uma dica sobre o papel de Ulf na Dança dos Dragões, mas ele atualmente não tem acesso a um dragão. Há muitos cavaleiros de dragão em potencial por aí, no entanto, e muitos dragões sem cavaleiros.

O passado de Ulf

Nas obras de George R. R. Martin, Ulf, o Branco, é dito ser um homem de armas da Casa Targaryen que vive em Dragonstone, não um andarilho em King’s Landing. Ele não é o único dragonseed (bastardos) cujas origens foram alteradas em House of the Dragon, visto que Hugh, o Martelo, também foi movido de Dragonstone para a capital. No livro, os dois se tornam bons amigos e compartilham muitas características, especialmente a ambição.

Também não há menção de quem é o pai de Ulf em Fire & Blood. Na série, ele afirma ser o filho bastardo de Baelon, o Bravo, quarto filho do Rei Jaehaerys, o Conciliador.

Aliás, vale destacar que Baelon tem três filhos nos livros, que são Viserys, Daemon e Aegon, o último nunca sendo mencionado em House of the Dragon. Sendo um bastardo, Ulf está tecnicamente fora da linha de herança, mas um dos assuntos recorrentes da série é como o reino frequentemente prefere homens a mulheres em lugares de poder, e atualmente há muitos homens alegando ter o sangue do dragão em suas veias, mesmo que fora da linhagem legítima.

Nos livros, Ulf é uma pessoa orgulhosa por sua herança. Então, se ele seguir essa mesma linha na série, já sabemos o que podemos esperar na Dança dos Dragões. Aliás, ele alinha-se com os Negros contra os Verdes e reivindica um dragão próprio – Silverwing, de acordo com os livros. No entanto, o fato de sua história não ser contada em detalhes no material original fornece muitas lacunas a serem preenchidas por House of the Dragon, o que torna a questão de fidelidade e lealdade mais fluida.

Uma semente de dragão de Pedra do Dragão

Quando o príncipe Jacaerys Velaryon chamou cavaleiros de dragão, Ulf conseguiu montar Silverwing. Ulf e seus companheiros sementes de dragão – Hugh Hammer, Nettles e Addam Velaryon – lutaram bravamente ao lado de Jacaerys na Batalha da Goela, mas Jace caiu durante a batalha. O cavaleiro de dragão começou a se chamar de “Ulf Branco“.

Ilustração de  Silverwing montado pela Rainha Alysanne Targaryen
Ilustração de Silverwing montado pela Rainha Alysanne Targaryen. Foto: Divulgação

Após a queda de Porto Real, o príncipe Daemon Targaryen sugeriu que Ulf se casasse com a filha do falecido Lorde Stokeworth, mas Rhaenyra recusou. A rainha concedeu o título de cavaleiro a Ulf e Hugh e lhes concedeu terras em Driftmark.

De acordo com Mushroom (bobo da corte), um Ulf bêbado cavalgou por Flea Bottom usando apenas esporas douradas. Quando Daemon sugeriu que as Casas Baratheon e Lannister deveriam ser destruídas por seu apoio ao Rei Aegon II Targaryen, ele propôs conceder Ponta Tempestade a Ulf, mas depois que Lorde Corlys Velaryon se opôs à ideia, Rhaenyra recusou a sugestão.

Mais tarde, Ulf White e Hugh Hammer foram enviados para ajudar os Negros a defender a cidade de Tumbleton do exército que se aproximava de Lorde Ormund Hightower.

Durante a Primeira Batalha de Tumbleton, no entanto, os Dois Traidores desertaram para os Verdes. O príncipe Daeron Targaryen nomeou Ulf como Lorde de Bitterbridge, mas Ulf desejava receber Highgarden como seu assento, não considerando Bitterbridge suficiente.

Aliás, ainda de acordo com Mushroom, Ulf estuprava três donzelas a cada noite e alimentava seu dragão, Silverwing, com aquelas que o desagradavam. Ulf tomou o Bawdy Badger como sua estalagem favorita.

Morte de Ulf

Os Caltrops conspiraram para matar Ulf e Hugh Hammer. Lorde Unwin Peake elaborou mandados para suas execuções e os assinou, com a aprovação do Príncipe Daeron. No dia em que os Caltrops planejaram atacar, no entanto, ocorreu a Segunda Batalha de Tumbleton. Ulf sobreviveu à batalha, dormindo bêbado em todas as tentativas de acordá-lo. Quando soube que Hugh havia morrido durante a batalha, Ulf informou Lorde Peake que iria reivindicar o Trono de Ferro.

No dia seguinte, Sor Hobert Hightower trouxe para Ulf dois barris de vinho, um tinto de Dorne e um dourado de Arbor. Como Ulf preferia o vinho mais doce, envenenaram o dourado de Arbor.

Desconfiado do comportamento de Hobert, Ulf ordenou colocar de lado o tinto de Dorne e só ousou beber do dourado de Arbor envenenado depois de ver Hobert beber dele. Depois que Hobert pediu uma segunda taça, Ulf bebeu três taças e logo adormeceu devido ao veneno.

Por fim, é certo dizer que o Ulf teve grande participação nas obras de George R. R. Martin. Então, nos resta aguardar se o personagem terá o mesmo destaque em House of the Dragon.

Leia também: