Animes baseados em acontecimentos reais

Compartilhar:

Confira quatro animes que adaptaram histórias reais.

Autor Shandler Gonçalves
Shandler Gonçalves

16/05/2024, 11:10

vidas-ao-vento-rapaz-usando-um-cachecol-azul-blusa-escura-e-oculos-surpresoFoto: Reprodução / Vidas ao Vento. (Hayao Miyazaki, Studio Ghibli. Studio Ghibli)

Os animes costumam retratar histórias fantasiosas e personagens bem diferentes dos humanos normais, quase sempre com algum poder ou habilidade extrema.

Porém, existem diversas obras baseadas em histórias reais que foram adaptadas para as animações japonesas. Confira algumas delas:

1- Yasuke

samurai-africano-yasuke
Foto: Reprodução / Yasuke. (LeSean Thomas, MAPPA. MAPPA)


Esse anime fala sobre a história do primeiro samurai negro a chegar no Japão. Yasuke é um samurai que fica muito influente no exército Nobunaga por ser bem habilidoso. Mas, mesmo que o prota tenha uma história super interessante e cheia de ação, a adaptação para anime divide opiniões, justamente porque focaram bastante em magia e poderes e não havia necessidade de tentar chamar atenção dessa forma.

2- O túmulo dos vagalumes

o-tumulo-dos-vagalumes-rapaz-e-uma-crianca
Foto: Reprodução / O Túmulo dos Vagalumes. (Akiyuki Nosaka, Shinchosha. Studio Ghibli)


A segunda obra da lista fala sobre a Segunda Guerra Mundial e conta a história de dois irmãos que ficam órfãos e precisam aprender a se virarem sozinhos.

Essa história foi baseada na vida de Akiyuki Nosaka, que infelizmente viu sua irmãzinha morrer de desnutrição e escreveu sobre isso como um pedido de desculpas por não fazer nada para ajudar. Seus escritos serviram de inspiração para criar o filme.

3- Versailles no Bara (A rosa de Versalhes)

versailles-no-bara-personagem-loiro-olhando-para-frente
Foto: Reprodução / Versailles no Bara. (Riyoko Ikeda, Shueisha. Tokyo Movie Shinsha)


O próximo anime é histórico e fala da vida na França antes e durante a Revolução Francesa e o que acontecia nessa época. A obra foca bastante em Maria Antonieta e depois em Oscar François, que é uma comandante da Guarda Real.

E como é baseado em fatos reais, é bem interessante porque ajuda a aprender um pouco sobre tudo o que acontecia no mundo alguns anos atrás, no período da Revolução.

4- Vidas ao vento

vidas-ao-vento-rapaz-vendo-um-aviao-passar
Foto: Reprodução / Vidas ao Vento. (Hayao Miyazaki, Studio Ghibli. Studio Ghibli)


E por último temos Vidas ao vento, que é um filme com ótimas animações e uma história bem realista. Ele fala sobre um menino que é apaixonado por aviões e sonha em pilotar um dia, e por causa disso, se torna um engenheiro aeronáutico.

Essa obra é baseada em Jiro Horikoshi, que foi um grande engenheiro japonês e criou ótimos aviões para usar na Segunda Guerra.

Leia mais: