Crítica | Este Mundo Não Vai me Derrubar (2023)

Compartilhar:

Mais uma ótima animação de Zerocalcare. Com grande reflexões sobre a vida, a política e como nós vivemos na sociedade que existe hoje.

Léo Fuita

Publicado em 18 de Julho de 2023, às 15h39

Crítica | Este Mundo Não Vai me Derrubar (2023)Foto: Divulgação

Este Mundo Não Vai me Derrubar é uma animação para o público adulto baseada nas tirinhas do cartunista italiano Zerocalcare. Na série, o protagonista recebe um antigo amigo de volta ao bairro onde vive desde a infância. Ele tenta ajudar o companheiro a se readaptar ao local e encontrar seu lugar no mundo. Ao mesmo tempo que lida com suas próprias inseguranças e um problema de viés político dentro do seu próprio bairro.

Diferentemente da outra animação, acho que essa toca em assuntos que vão além da experiência pessoal e das reflexões do nosso personagem principal. Nos mostrando a questão imigratória na Europa, como funciona o parlamento e até mesmo a seletividade da polícia com relação a conflitos que claramente aconteceriam. Sendo ainda mais político do que o anterior e, assim, aprofudando ainda mais os debates que ele se propõe a fazer.

A parte em que a sua amiga e sua modelo de pessoa, Sarah, acaba decepcionando o protagonista é algo primoroso. Não só porque nos mostra como a vida real pode fazer com que mudemos um pouco o nosso modo romântico de ver o mundo, mas principalmente pela reflexão que fazer ‘tudo certo’ não necessariamente pode levar as pessoas para o sucesso na vida. Algo que me pegou demais, por conta da minha própria vida e algumas reflexões que eu já tive durante muito tempo.

Gosto como ele consegue colocar determinados temas de maneira bem sutil e sem fazer tanto alarde. O fato do seu amigo infância não se encaixar e cair nas drogas não é jogado como se ele fosse um monstro e sim de maneira muito mais suave. Mostrando como nada é por acaso e como a nossa autoestima e as pessoas à nossa volta são importantes para a maneira como seguimos a vida.

A parte do parlamento é talvez uma das que eu mais gostei. É impressionante como a política italiana é bem parecida com a brasileira. Com uma representação dos 3 tipos de político que é transferível de maneira direta aos nossos políticos sem nem precisar de adaptação.

Não conhecia o Zerocalcare mas é incrível como ele é bom contador de histórias. Se na primeira animação tivemos uma história mais emotiva e que queria nos fazer chorar, nessa já temos uma mais política mas ainda mostrando os dilemas da vida dele e dos seus amigos de longa data. Sendo ao mesmo tempo adulto e leve, complexo e simples. Como a nossa vida é, e como história sobre ela também deveriam ser.

Filme: Este Mundo Não Vai me Derrubar
Distribuido por: Netflix
Nota: 09/10

Leia também: