Donald Sutherland: uma vida dedicada ao cinema

Compartilhar:

Donald Sutherland, ator de ‘Orgulho e Preconceito’ faleceu aos 88 anos. Conheça um pouco sobre a vida dele e obras além de Jogos Vorazes

Autor Gabriel Barbosa
Gabriel Barbosa

21/06/2024, 14:28

Donald Sutherland, renomado ator que faleceu aos 88 anosDonald Sutherland, renomado ator que faleceu aos 88 anos. Foto: Divulgação

Morreu nesta quinta-feira (20) o renomado ator Donald Sutherland, aos 88 anos, em Miami. A causa da morte foi uma “longa doença”, ainda não especificada. A notícia foi confirmada pela agência que representava o ator, conforme publicado pela Variety.

Seu filho, Kiefer Sutherland, também ator, lamentou a perda do pai em uma publicação no X (antigo Twitter).

“Com pesar, conto a vocês que meu pai, Donald Sutherland, faleceu”, escreveu. “Pessoalmente, o considero um dos atores mais importantes da história do cinema. Nunca se intimidou com um papel, fosse bom, ruim ou feio. Ele amava o que fazia e fazia o que amava, e ninguém pode querer mais do que isso. Uma vida bem vivida.”

Donald Sutherland: uma carreira de seis décadas

Donald Sutherland em Animal House.
Donald Sutherland em Animal House. Foto: Divulgação

Donald Sutherland nasceu no Canadá em 1935 e teve uma carreira que se estendeu por seis décadas. É certo afirmar que ele se tornou um ator respeitado de sua geração, seja por conta da sua versatilidade ou dedicação aos papéis que interpretava.

Aliás, um de seus personagens mais populares foi o presidente Snow na franquia “Jogos Vorazes”. O vilão se tornou tão icônico que ele protagonizou um filme focado em sua história, “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”.

Além de sua atuação no cinema, Sutherland também teve importantes trabalhos na televisão. A princípio, por sua interpretação do Coronel Mikhail Fetisov em Citizen X (1995), ele recebeu o Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Filme.

Além disso, ele interpretou Adam Czerniaków em Insurreição (2001) e Clark Clifford em Bastidores da Guerra (2002), ganhando o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante – Série, Minissérie ou Filme para Televisão.

Apesar de nunca ter sido indicado a um Oscar, Sutherland foi homenageado com um Governors Awards pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em 2017, recebendo assim um Oscar honorário.

Quatro filmes de Donald Sutherland que você precisa conhecer

1. Orgulho e Preconceito (2005)

Donald Sutherland como Sr. Bennet em Orgulho e Preconceito
Donald Sutherland como Sr. Bennet em Orgulho e Preconceito. Foto: Divulgação

Em “Orgulho e Preconceito”, Sutherland interpretou o Sr. Bennet, pai das cinco irmãs Bennet. Apesar de ter passagens breves na trama, ele conseguiu com maestria transmitir os sentimentos de um pai para com a filha. Aliás, essa atuação trouxe uma dimensão de humor e sensibilidade ao personagem, tornando-o inesquecível para os fãs da obra de Jane Austen, como eu.

2. Mash (1970)

Donald Sutherland como Hawkeye Pierce em Mash
Donald Sutherland em Mash. Foto: Divulgação

Sutherland interpretou o cirurgião Hawkeye Pierce nesta sátira anti-guerra, dirigida por Robert Altman. O filme se tornou um clássico e a atuação de Sutherland foi crucial para seu sucesso. A revista ‘Time’ descreveu sua performance como “brilhantemente irreverente”, consolidando sua posição em Hollywood e destacando sua capacidade de equilibrar humor e crítica social.

3. Invasores de Corpos (1978)

Donald Sutherland como Matthew Bennel em Invasores de Corpos
Donald Sutherland como Matthew Bennel em Invasores de Corpos. Foto: Divulgação

Neste clássico de terror e ficção científica, Sutherland interpretou Matthew Bennell, um funcionário do departamento de saúde que descobre uma invasão alienígena. Aliás, sua atuação foi elogiada por sua intensidade e capacidade de transmitir a crescente paranoia do personagem. O crítico Roger Ebert destacou sua performance como “hipnotizante e assustadoramente convincente”, tornando o filme uma referência no gênero.

4. Os Doze Condenados (1967)

Donald Sutherland como Vernon Pinkley em Os Doze Condenados
Donald Sutherland em Os Doze Condenados. Foto: Divulgação

Neste filme de guerra, Sutherland fez parte de um elenco estelar como Vernon Pinkley. O filme é lembrado por sua ação intensa e pela dinâmica entre os personagens. Sutherland se destacou por seu papel irreverente e pela forma como trouxe leveza a uma história tensa. A Variety elogiou sua capacidade de “roubar a cena” em um elenco repleto de estrelas, demonstrando sua habilidade de se destacar mesmo em papéis coadjuvantes.

Legado e Vida Pessoal

Aliás, Donald Sutherland foi casado três vezes e teve cinco filhos, entre eles Kiefer Sutherland, famoso por seu papel como Jack Bauer em “24 Horas”. Entre seus netos, está Sarah Sutherland, conhecida por interpretar Catherine Meyer em “Veep”.

Por fim, a carreira de Sutherland é um testemunho de sua paixão pelo cinema e sua habilidade de se reinventar a cada papel.

Sendo assim, ele deixa um legado indelével na indústria cinematográfica, inspirando gerações de atores e encantando espectadores em todo o mundo.

Leia também: