Microsoft pode receber aviso antitruste pela aquisição da Activision

Compartilhar:

A negociação entre as empresas está enfrentando diversos desafios pelo caminho

Autor Diogo Quinto
Diogo Quinto

Publicado em 20 de Janeiro de 2023, às 10h00

Painel da Activision que segue em negociação com a MicrosoftActivision segue em negociação com a Microsoft (Foto: Fae C. Hong/AP Photo)

De acordo com a Reuters, a aquisição da Activision pela Microsoft será alvo de um aviso antitruste pela União Europeia. O pedido pode obrigar as empresas a darem uma justificativa publicamente e para as autoridades que coordenam o bloco econômico.

O aviso enviado pela UE deverá chegar nas próximas semanas até a Microsoft e as autoridades terão até o dia 11 de abril para divulgar a decisão sobre o processo. 

A fusão também enfrentará dificuldades no território americano já que o órgão regulatório FTC abriu um processo para tentar impedir o andamento da aquisição. 

Personagem de Call of Duty: Modern Warfare 2 segurando uma arma disponível no game em um dos cenários.
Call of Duty: Modern Warfare 2 foi lançado dia 27 de outubro de 2022 (Foto: Divulgação/Activision)

A notícia sobre a negociação tem causado uma onda de preocupação no mercado de games e a queixa mais presente é o possível impacto negativo na competitividade entre as empresas do setor. 

É possível que a compra seja concluída, mas para isso a Microsoft terá que pensar em uma série de concessões. Inclusive, a empresa já deixou claro que pretende manter Call of Duty no PlayStation por até 10 anos por meio de um acordo.

Além disso, levantaram também a possibilidade de finalmente acontecer o lançamento de COD nos consoles da Nintendo.