Graphic MSP: Conheça a história da coleção que trouxe a Turma da Mônica ao público adulto 

Compartilhar:

Com 37 volumes publicados e mais cinco á caminho, essa coleção resgatou o público adulto para as histórias da Turma da Mônica

Autor Rita Caló
Rita Caló

Publicado em 13 de Junho de 2023, às 23h09

As Graphics MSP revisitam as histórias da turma da Mônica de maneira repaginadaFoto: Divulgação Maurício de Sousa Produções

Com certeza você já esbarrou em algum quadrinho dessa coleção, ou até mesmo ouviu falar do filme live-action da Turma da Mônica, que ganhou sequência e posteriormente uma série. Mas poucos sabem a extensão desse selo, que completou 10 anos em 2022

Tudo começou em 2008, quando o jornalista Sidney Gusman começou o projeto do MSP 50, em comemoração aos 50 anos de carreira do Mauricio de Souza. Foram chamados diversos artista para revisitar os personagens da famosa turminha, diversos estilos e narrativas foram abordados. A partir daí nascia a ideia das Graphics MSP, que hoje já somam 37 edições e 700 mil cópias vendidas.  

Primeiras edições do que viria ser ser as Graphics MSP.
Foto: Divulgação MSP 50

O começo de sucesso

Capas das primeiras edições de Astronauta.
capas das cinco edições de Astronauta | Foto: divulgação

A coleção iniciou oficialmente em 2012, com Astronauta: Magnetar, do artista Danilo Beyruth. O sucesso do título foi tanto que foram lançadas diversas sequências, elas são Astronauta: Singularidade (2014), Astronauta: Assimetria (2016), Astronauta: Entropia (2018), Astronauta: Parallax (2020) e Astronauta: Convergência (2022). Os três primeiros volumes foram compilados recentemente em uma única edição com material extra. A saga do aventureiro espacial também rendeu uma animação preludio, produzida em parceria com a HBO, que tem estreia prevista para 2023.

"ASTRONAUTA - PROPULSÃO" chegará às telas da HBO [Teaser]

Quem não podia ficar fora das releituras da obra de Mauricio de Sousa, eram as amadas crianças do Bairro do Limoeiro. Turma da Mônica: Laços (2013), dos irmão Vitor e Lu Cafaggi, foi o segundo volume da coleção, e também gerou muita comoção, não atoa rendeu mais dois volumes, Lições (2015) e Lembranças (2017). Os dois primeiros volumes foram adaptados emlive-action e ganharam o coração do público, rendendo uma sequência em série.

Histórias de Sucesso

Capa do primeiro quadrinho da MSP a ganhar o Prêmio Jabuti, Jeremias: Pele.
Capa da HQ | Foto: Divulgação

Em 2018, após 17 lançamentos, a coleção passou a abordar temas mais profundos e significativos, como em Jeremias: Pele, dos artistas Rafael Calça e Jefferson Costa. O quadrinho retrata questões raciais na infância, e chegou a figurar a lista dos mais vendidos da PublishNews de livrarias. Também foi a primeira HQ da Mauricio de Sousa Produções a ganhar o prêmio Jabuti.

Depois desse marco, diversos personagens negros começaram a receber mais destaque nas publicações, e temas delicados passaram ser retratados, como em Tina: Respeito (2019), da autora Fefê Torquato. A HQ traz uma temática social, retratando assédio sexual no ambiente de trabalho.  

Atualmente

Capas das futuras edições da coleção.
Imagens capas das novas edições. | Foto: Divulgação MSP

Até o momento temos um total de 37 publicações, e mais cinco volumes confirmados. Entre eles está o terceiro volume de Jeremias (Rafael Calça e Jefferson Costa), Chaveco (Guilherme de Sousa), Do Contra (Yoshi Itice), e a última edição da trilogia própria da Dona da Rua, feita por Bianca Pinheiro, mesma criadora das anteriores. Uma HQ da Magali também está em produção, mas passou por uma mudança, após a troca de Lu Cafaggi, que está se recuperando de depressão, por Carol Rossetti.

Todos os anos são anunciadas novas edições durante a CCXP, então é provável que ainda tenhamos mais novidades por aí. Só nos resta aguardar por mais histórias, pois não faltam fãs dessa coleção, que frequentemente tem novas tiragens devido à grande procura do público.