Harry Potter é plágio? Relembre polêmica envolvendo Neil Gaiman

Compartilhar:

Na narrativa, o bruxinho Harry Potter completa 44 anos em 2024 neste 31 de julho; confira mais curiosidades sobre o personagem!

Autor Matheus Rocha
Matheus Rocha

Publicado em 31 de Julho de 2024, às 17h54

Capas de Os Livros da Magia e Harry Potter.Foto: DC Comics/Scholastic/Reprodução

O primeiro livro contendo o bruxinho Harry Potter como protagonista foi lançado oficialmente em junho de 1997. Não demorou muito para que se tornasse um best-seller mundial, visto que tratava-se de uma aventura recheada de fantasia focada em crianças e adolescentes leitores.

Conforme o tempo passou, no entanto, a partir desse sucesso, o mundo se lembrou de uma outra obra de um outro escritor britânico, cujas características do personagem principal eram muito similares. Estamos falando do projeto Os Livros da Magia, de Neil Gaiman, publicado em quadrinhos pela DC Comics entre 1990 e 1991.

Quer saber mais detalhes sobre essa polêmica? Confira todos os detalhes logo abaixo!

Harry Potter é um plágio de Neil Gaiman? Veja semelhanças!

Ao fazer uma comparação entre a aparência desenhada de Harry Potter a partir das características descritas nos livros, há um resultado muito semelhante com o protagonista de Os Livros da Magia

Somente esse detalhe já chama muito a atenção das pessoas que conhecem pelo menos uma das obras. Ambos são meninos com idades próximas, brancos, com olhos claros, cabelos pretos lisos, óculos redondinhos e, curiosamente, ambos estão envolvidos com magia.

Na trama de Neil Gaiman, Timothy Hunter (também chamado de Tim Hunter) tem algumas ambições e pode se tornar um grande mago. Já em Harry Potter, vemos um personagem mais melodramático, um tanto quanto passivo de sua própria trajetória, mas que vai ganhando força conforme amadurece.

Tim Hunter, que se parece muito com Harry Potter, ao lado de uma coruja.
Foto: DC Comics/Reprodução

Os dois também possuem mais detalhes em comum: têm uma cicatriz na testa, uma coruja de estimação e vivem inicialmente com uma família que não gostariam. O fato mais curioso é que os dois personagens recebem um chamado para tirá-los de suas vidas ordinárias de uma forma repentina, revelando para eles que podem viver de magia. Como não dizer que isso tudo é muito parecido?

Ao longo dos anos, muitos fãs de Neil Gaiman e dos Livros da Magia — que não eram tão famosos assim nos anos 1990 apesar de Gaiman já ter lançado Sandman ao mundo —, encontraram muitos pontos em comum entre as duas obras, criando diversas teorias da conspiração.

Uma das mais divertidas é de um suposto processo da parte de Neil Gaiman, que teria desistido após um acordo milionário com a Warner Bros. Pictures — na época, já detentora dos direitos para fazer todos os filmes sobre Harry e seus amigos.

O que Neil Gaiman já disse sobre o assunto?

Volte e meia, Gaiman é perguntado sobre o assunto, seja em programas de televisão, entrevistas para jornais e podcasts ou até mesmo em sua conta oficial no Twitter/X. Em uma dessas ocasiões, o escritor teria dito:

Eu certamente não acredito que Rowling tenha plagiado Os Livros da Magia. Duvido que ela tenha lido e não importaria se ela tivesse: eu não fui o primeiro escritor a criar um jovem mago com potencial, nem Rowling foi a primeira a mandar um para a escola”, respondeu Gaiman. 

“Ficção de gênero, como Terry Pratchett apontou, é um ensopado. Você tira coisas da panela, você coloca coisas de volta e o ensopado borbulha. Não são as ideias, mas o que você faz com elas que importa”, concluiu.

Harry Potter enfrenta Severos Snape em um dos seus últimos anos letivos.
Foto: Warner Bros. Pictures/Reprodução

Em linhas gerais, parece que Neil Gaiman não se importa muito com essa questão, mesmo que a escritora de Harry Potter tivesse realmente, de fato, lido Os Livros da Magia. 

E há mais frases interessantes proferidas pelo escritor ao longo de mais entrevistas. Uma delas se refere ao fato de que, se houvesse uma hipotética ideia de plágio, a escritora em questão teria mudado muitas coisas para não parecer tão óbvio, na visão dele.

Ao longo dos anos, muitas pessoas tentaram processar Rowling, a editora e a Warner Bros. Pictures por conta de Harry Potter. Contudo, todas elas perderam em respectivos pedidos em algum momento. Na maior parte das ocasiões, tratava-se de escritores pouco famosos acusando a escritora britânica de plágio.

Certamente, muitas polêmicas ainda irão rondar o universo de Harry Potter. Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando tudo o que apresentamos aqui no GeekShip!