A Casa do Dragão | Conheça os dragões vivos durante a guerra

Compartilhar:

Embora alguns já tenham aparecido na série, ainda existem muitos dragões com papéis importantes que ainda não foram apresentados.

Autor Rita Caló
Rita Caló

Publicado em 15 de Julho de 2024, às 21h28

O próprio George R.R. Martin confirmou que 17 dos 21 dragões descritos nos livros vão aparecer na adaptação. | Imagem: ReproduçãoO próprio George R.R. Martin confirmou que 17 dos 21 dragões descritos nos livros vão aparecer na adaptação. | Imagem: Reprodução

No quinto episódio da segunda temporada de “A Casa do Dragão” tivemos indícios de que teremos as Sementes de Dragão tentando montar as feras disponíveis. Mas quantos de fato estão vivos durante essa guerra da família Targaryen, e de qual lado eles estão.

Ao todo temos 21 dragões apresentados nos livros e segundo informações do próprio George R.R. Martin apenas 17 vão aparecer na série. Abaixo vamos saber um pouco mais sobre essas bestas aladas, quem são seus montadores (ou futuros montadores) e se estão ao lado dos Pretos ou Verdes na Dança dos Dragões.

*Atenção!! O texto a seguir pode conter spoilers*

Lado Verde

Embora tenham Vhagar, o dragão mais antigo e poderoso vivo no momento, o lado verde é oque tem menos feras em seu lado, são 6 ao todo, contando dois que ainda não tem idade suficiente para serem montados.

Vhagar

Vhagar foi um dos três dragões que Aegon, o Conquistador, e suas irmãs, Visenya e Rhaenys, trouxeram para Westeros durante a Conquista. Sua primeira montadora conhecida foi Visenya. Um dragão imponente e temível, com escamas de uma cor verde-acinzentada, que durante a dança tem cerca de 180 anos, sendo o maior vivo atualmente. Ela é montada pelo príncipe Aemond Targaryen.

Viva desde a época da conquista, Vhagar é uma das criaturas com maior experiência em batalha. | Imagem: Reprodução/HBO

Sunfyre

Montado apenas pelo proclamado rei Aegon II Targaryen, Sunfyre é conhecido como um dos mais belos dragões, tendo escamas douradas brilhantes, que reluziam como ouro quando expostas à luz do sol. Sua idade não é especificada, mas acredita-se que seja jovem, com cerca da mesma idade de Aegon.

Admirado por sua beleza, Sunfyre se tornou símbolo de orgulho para Aegon II. | Imagem Reprodução internet

Dreamfire

Nascida durante o reinado de Aegon o conquistador, Dreamfyre teve duas montadoras antes de chegar a dança, onde pertence a Helaena, esposa-irmã de Aegon II. Ela possui escamas azuis-prateadas, o que lhe confere uma aparência etérea e distinta. Tivemos um leve vislumbre dela durante a primeira temporada de HOTD, onde aparece apenas soprando chamas no fosso dos dragões e no velório de Laena Velaryon.

Embora com tamanha de guerra é pouco provável que vejamos Dreamfyre em luta, pois sua montadora Helaena se mantém reclusa. | Imagem; reprodução Internet

Tessarion “Rainha Azul”

Tessarion ainda é um ponto de mistério na série, pois o dragão é montado por Daeron Targaryen, quarto filho do rei Viserys com Alicent Hightower. O personagem ainda não apareceu na adaptação e tem um papel relevante na história dos livros, porém sua participação foi confirmada pelo showrunner da HOTD.

Conhecida como “Rainha Azul” por suas escamas de um azul-cobalto profundo com asas e olhos dourados, coloração única que a tornava facilmente reconhecível, Tessarion é um dragão com idade para batalha que participa ativamente da dança dos dragões.

Embora ainda não tenha aparecida na série, tem um grande papel na história dos livros. | Imagem; reprodução internet

Morghul e Shrykos

Dragões do casal de gêmeos filhos de Aegon II, Jaehaera e Jaehaerys Targaryen. Não temos muita informação sobre esses dois, já que são muito jovens para serem montados e tem uma morte trágica e prematura.

Desenho feito pelo ilustrador oficial de Rise of the Dragon. | Imagem: Reprodução

Lado Preto

Com o maior número de dragões em idade de batalha, os Pretos têm um total de 15 feras à sua disposição em Pedra do Dragão. Porém, é importante destacar que 3 deles são selvagens, ou seja, embora grandes nunca foram montados, 3 estão sem montadores no momento e pelo menos mais 3 que ainda não estão em tamanho de ir à guerra. Então, no início da disputa, Rhaenyra tem cerca de 6 dragões em idade adulta.

Syrax

Nomeada pela internet como a “patricinha de westeros”, Syrax é descrita com escamas amarelas e personalidade forte e protetora, ela foi montada por Rhaenyra quando a princesa tinha apenas 6 anos. Embora tenha tamanho e força para guerra, por ser montada pela Rainha Preta nunca viu uma grande batalha, sendo mantida sempre próximo a sua montadora.

Na série vemos um forte laço entre Syrax e Rhaenyra, inclusive com uma ligação entre ambas durante o último parto da rainha. Acredita-se que na adaptação possamos ter algumas mudanças e seja possível ver as duas em campo de batalha.

Sua ligação com Rhaenyra era forte, refletindo a tradicional conexão profunda entre dragões e seus cavaleiros Targaryen. | Imagem: Reprodução HBO

Caraxes

Conhecido como “Verme de Sangue”, Caraxes é montado por Daemon Targaryen, e ambos possuem a mesma sede de batalha. Com escamas vermelhas brilhantes, que refletiam a cor do sangue, dando-lhe um visual impressionante e intimidador, ele era imenso e magro. Antes dos acontecimentos da dança, o dragão já possuía muita experiência em batalha adquirida com seu antigo montador.

Um dos mais velhos durante a Dança, Caraxes nasceu durante o reinado do Rei Jaehaerys I. | Imagem: Reprodução

Meleys “A Rainha Vermelha”

Reivindicada por Rhaenys Targaryen, conhecida como a “Rainha que Nunca Foi”, Meleys é um dos maiores dragões durante a dança. Com escamas vermelhas brilhantes e uma crista dourada, esperta e com experiência em batalha, além de uma das mais rápidas de sua espécie. Uma curiosidade é que foi anteriormente montada por Alyssa Targaryen, mãe do rei Viserys I e Daemon.

Meleys era uma visão de poder e beleza que inspirava tanto medo quanto admiração. | Imagem: Reprodução HBO

Moondancer (Bailalua)

Magra e esbelta, grande o bastante para ser montada por Baela Targaryen(filha da Daemon), Moondancer tem escamas de um verde-pálido marcante. Ela e sua montadora vão ter grande importância no decorrer da guerra.

Na série Moondancer e Baela vem ganhado cada vez mais destaque. | Imagem: Reprodução HBO

Seasmoke (Fumaresia)

Seasmoke tem escamas cinza-claro, seu nome reflete a cor esfumada e a aparência nebulosa de suas escamas. Foi montado por Laenor Velarion, e após sua morte (ou suposta morte), ficou em Pedra do Dragão até ser reivindicado durante a Semeadura. Na série já participou de algumas batalhas e seu tamanho nos livros é comparado ao de Tessarion, podendo participar ativamente da guerra.

Após a morte de seu montador, Seasmoke ficou em Pedra do Dragão até os acontecimentos da Semeadura. | Imagem: reprodução internet.

Vermax

Vermax é o dragão montado por Jacaerys Velaryon, herdeiro de Rhaenyra. Nos livros não temos muito sobre sua descrição, mas na série tivemos aparições suas desde quando ainda era filhote e estava sendo treinado no Fosso dos Dragões. Com escamas verdes e asas laranjadas, durante a guerra já tem tamanho o suficiente para entrar em batalha.

Embora jovem, no início da guerra, aguentou uma viagem até Winterfell em uma missão diplomática. | Imagem: Reprodução HBO

Arrax

Montaria do príncipe Lucerys Velaryon, pouco se sabe sobre Arrax, tivemos vislumbre dele durante a primeira temporada de “A Casa do Dragão”, mas nesse breve aparição pudemos notar sua personalidade forte. Possui escamas “branco perolado” com detalhes alaranjados, chegou em idade de ser montado, mas encontrou seu fim antes de atingir total maturidade.

Lucerys e Arrax protagonizaram oque foi o estopim da guerra entre os Targaryen. | Imagem: Reprodução HBO

Tyraxes

Dragão de Joffrey, filho mais novo de Rhaenyra com Laenor Velaryon. Ainda jovem durante a Dança dos Dragões, era um pouco menor do que Vermax ou Arrax, pequeno demais até para ser montado e assim que isso foi possível o príncipe, de apenas 11 anos, implorou para entrar na guerra, sendo proibido por sua mãe. Depois de algum tempo foi capaz de voar longas distâncias com um cavaleiro, mas ainda não o suficiente para o combate.

Stormcloud

Montaria de Aegon, O jovem, primeiro de filho de Rhaenyra com Daemon. Não participa ativamente da guerra e tem seu fim antes de atingir a maturidade.

Vermithor

Conhecido como a “Fúria de Bronze” devido a suas grandes asas bronzeadas, era um dos maiores dragões de seu tempo. Foi montado por Jaehaerys I Targaryen, O Conciliador, ou mais tarde, como o Velho Rei, que aparece no primeiro episódio de “A Casa do Dragão”.

Durante os acontecimentos da dança, Vermithor já tinha quase 100 anos, perdendo em tamanho apenas para Vaghar, e ficou sem montaria até ser reivindicado durante a Semeadura. Na série, ele aparece na primeira temporada cuspindo fogo enquanto Daemon canta em alto Valiriano.

Muitas das “Sementes de Dragão” tentaram domar Vermithor. | Imagem: Reprodução HBO

Silverwing

Descrita como um dragão prateado, considerada dócil e amigável, pertenceu anteriormente à Boa-Rainha Alysanne Targaryen, esposa do rei Jaehaerys I, com quem voou até Winterfell em determinada ocasião e se recusou a passar por cima da Muralha. Após a morte da rainha, ficou em Pedra do Dragão até ser reivindicada durante a Semeadura e ir para batalha. Um dos poucos dragões que sobrevive a guerra.

Silverwing criou um forte laço com Vermithor, pois o casal monarca que os montava era frequentemente visto voando juntos. | Imagem: Reprodução internet

Morning

Dragão que nasceu de um dos ovos de Syrax, eclodido durante a dança, logo não alcançou tamanho suficiente nem para ser montado durante a guerra. Morning pertenceu à Rhaena Targaryen, mais uma das filhas de Daemon com Laena Velaryon. Fui um dos poucos a sobreviver após ao conflito entre Pretos e Verdes.

Os Dragões Selvagens: Sheepstealer, Grey Ghost e Cannibal

Durante a dança, existiam em Pedra do Dragão três dragões nunca montados conhecidos como selvagens. Como ajuda para a guerra Rhaenyra passou a convocar pessoas com sangue Targaryen para que tentassem reivindicar as feras sem montadores e lutar nas batalhas, esse acontecimento foi chamado de Semeadura.

Sheepstealer foi o único dos três a aceitar um cavaleiro. Recebeu esse nome devido ao hábito de roubar as ovelhas do pasto. Ele foi reivindicado por Netlles, uma pequena garota bastarda de nascimento incerto, que conseguiu esse feito após oferecer carne de ovelha ao dragão. Estima-se que ele tinha cerca de 80 anos durante os acontecimentos da guerra, ou seja, um grande porte, e era descrito como feio com uma cor “marrom-lama”. Embora tenha sobrevivido à dança, pouco se sabe que fim levou ele e sua montadora.

Grey Ghost tem uma aparência da cor da névoa matinal, uma espécie de branco-acinzentado que o permitia se esconder nas nuvens e na neblina. Embora nunca tenha sido montado, tem uma personalidade tímida, mantendo distância dos seres-humanos. Muitos o procuraram durante a Semeadura, sem sucesso em sua busca. Alimentava-se de peixes e era possível vê-lo voando sob o Mar Estreito em busca de alimento em algumas ocasiões.

Considerado o mais velho dos três dragões selvagens, Cannibal é descrito como uma fera gigante com olhos de um verde doentio e escamas totalmente negras. Recebeu esse nome, pois praticava canibalismo e também atacava ninhadas e jovens dragões para devorá-los.

Essas são todas as feras aladas vivas durante o que foi conhecido como o início da ruína dos dragões. É bom lembrar que as informações apresentadas aqui foram retiradas dos livros e a série pode mudar, adaptar ou até retirar alguns dos fatos mencionados.

Gostou? Leia mais sobre o universo de Gelo e Fogo: