Crítica | The Mandalorian – S03E05 – Capítulo 21

Compartilhar:

Um bom episódio com muita coisa acontecendo e que agora avança para unir as diferentes linhas de história que foram criadas.

Léo Fuita

Publicado em 29 de Março de 2023, às 16h26

Crítica | The Mandalorian – S03E05 – Capítulo 21Foto: Divulgação

Não sei se é a intenção, mas depois de um episódio morno novamente temos um ótimo em seguida. Começando por Gorian Shard invadindo Nevarro e obrigando Greef Carga a mandar um pedido de ajuda para a Nova República. Pedido esse que chega até Carson Teva.

Ele leva para o seu coronel e tem uma conversa bem interessante que Elia Kane, aquela do episódio 3, se intromete e convence o seu superior que não poderiam ajudar já que esse planeta não faz parte da Nova República. Por isso Teva vai até os mandalorianos pedir ajuda a Din Djarin, que sempre foi amigo de Greef Carga.

Na audiência vemos Din tentando chamar os seus companheiros para a luta, porém quem consegue convencê-los com um discurso dúbio é Paz Vizla que, por conta do salvamento do seu filho no episódio 4, leva todos os mandalorianos para essa luta contra os piratas em Nevarro.

Em uma batalha bem legal de assistir eles conseguem se livrar de todos os piratas e, por isso, também uma parte de terra dentro de Nevarro, conseguindo assim um lar mais interessante do que a caverna em que estavam refugiados até o momento.

Fonte: Reprodução / Disney+

Logo após isso temos uma conversa entre a ferreira e Bo Katan, agora sobre como ela ter visto o Mitossauro ser um tipo de sinal de que ela conseguirá reunir todos os mandalorianos embaixo de si mesma. Já que, como a ferreira mesmo diz, ela anda nos dois lados, no da seita e no dos outros clãs que faziam parte de Mandalore.

Por fim, mas não menos importante, temos Teva achando uma nave perdida, que logo é identificada como o transporte de Moff Gideon até o julgamento. Ficando claro que ele escapou e que existia um fragmento de beskar dentro dela, indicando que talvez os mandalorianos tivessem algo a ver com o incidente.

Como eu disse no começo temos um episódio muito mais interessante do que o último. Acho até que com informações demais e pouco tempo para conseguirmos engolir tanta coisa que aconteceu. Já que mostra evolução em várias áreas diferentes dentro da série Mandalorian.

A parte do Teva é talvez a que, sinceramente, menos me importei. Moff Gideon estar livre me parecia claro desde o começo e, pelo menos agora, fica um pouco mais evidente que a Elia Kane deve estar trabalhando para ele por dentro da Nova República. Mas acho que está sendo um plot um pouco ‘jogado demais’ e que mesmo naquele episódio focado nessa parte, o mais legal era justamente ver como a Nova República estava funcionando, e não a parte da conspiração da Elia.

Diferentemente da parte que foca em Bo Katan e nos mandalorianos. Acho que ali temos um potência gigantesco de que, conforme ela conquista a confiança do pessoal da seita, ela fica ainda mais líder que pode juntar e reviver Mandalore. Algo que fica evidenciado na conversa que ela tem com a ferreira e que culmina na sua saída para ir atrás de ainda mais mandalorianos.

Fonte: Reprodução / Disney+

Os dois plots parecem que vão finalmente se unir mas fico com medo de um deixar o outro pior. Gosto bastante de Bo Katan se tornando uma nova líder da nova Mandalore, mas acho que voltar com Moff Gideon pode ser problemático. Porém veremos isso conforme os episódios vão passando.

Estou ainda com sentimentos confusos sobre a série e acho que tem um grande potencial. Mas, ao mesmo tempo, também pode ser mais um flop dependendo da maneira que eles vão lidar com essa parte que envolve a Nova República.